Home » Cultura

Cultura da comunidade cigana

Algumas pessoas sentem medo quando encontra um cigano, mas são pessoas comuns com uma cultura rica! Conheça-os agora!

CiganaOs ciganos são considerados nômades, pessoas que se mudam frequentemente de lugar, pois não tem uma residência fixa.

São originários da Índia, do noroeste do sub continente indiano, o dialeto falado entre os ciganos é o romani, língua próxima as indo-europeias como o prácrito, marati e punjabi, o sistema fonológico e morfológico do dialeto tem suas raízes no sânscrito.

Os ciganos vivem em várias cidades, se alojam em terrenos vazios ou abandonados armando barracas com madeira e lona, lá colocam seus pertences e passam temporadas nas cidades.

Alguns montam suas barracas em rodovias em meio a plantações, muitos deles vivem na pobreza, sem estrutura e saneamento básico.

As mulheres ciganas trazem consigo a cultura mística de ler a palma das mãos e através delas ditar o futuro e as realizações pessoais das pessoas.

Neste texto você vai conhecer um pouco mais sobre essa cultura tão rica que é a dos ciganos, uma “tribo” a qual muitas pessoas olham de lado e sentem receio. Conheça seus valores, suas roupas e as festas e danças deste povo.

Cultura da Comunidade Cigana: Valores

Cigana lendo cartaOs ciganos prezam muito pela família, os filhos são muito importantes, praticamente figuras sagradas e representam também uma fonte de subsistência, as mulheres saem para as ruas para vender alguns objetos como lençóis, fronhas, travesseiros, cobertores, toalhas de mesa, coisas de cama, mesa e banho, ou pedem esmolas e leem as mãos.

Os homens, quando atingem certa idade, passam a frequentar os mesmo lugares que os pais para aprenderem os valores.

Além da família, os ciganos mantem contato ou até moram junto aos familiares e parentes e com eles estabelecem negociações, contratos e coisas do interesse.

Os ciganos procuram casar-se com mulheres do mesmo grupo, se casarem com uma mulher não cigana, esta terá que submeter-se à sua cultura e respectivas regras.

A vinda de um filho alegra, mas a preferência é que seja homem para dar continuidade à família, a mulher é considerada impura após a quarentena do parto.

Cultura da Comunidade Cigana: Vestimentas

Casamento ciganoOs ciganos gostam muito de roupas bem coloridas, misturam várias cores em uma roupa só. As mulheres sempre usam vestidos, os homens usam calça, camisas e coletes.

As saias das mulheres são longas, para demonstrar sinal de recato, as blusas não são decotadas, pois para elas o que se mostra muito perde seu valor, as roupas também não são coladas ao corpo, para não marcar.

Os homens ciganos gostam de camisas bordadas, mangas largas e calças largas também, se calçam com botas e usam um cinturão ou faixas longas na cintura.

Cultura da Comunidade Cigana: Danças

Danca ciganaA dança cigana é alegre cheia de magia e encantamento, as mulheres é que são as estrelas das danças e homens são coadjuvantes.

A música cigana possui influências de diversas culturas como, por exemplo, o russo, espanhol, árabe e o hindu.

Lembra o flamenco, os movimentos acompanham ritmos com as palmas e os pés o instrumento principal em suas músicas é o violino.

Existem muitas escolas e companhias de danças que ensinam a dança cigana, como forma de preservação da cultura e atividade física.

Conheça um pouco mais sobre a dança e a cultura cigana nesse vídeo do Youtube:

Ciganas

Os ciganos fazem parte das culturas mais antigas do planeta, tendo conhecimento por volta do século dez, quando começaram a ser percebidos em seus percursos constantes e seus hábitos, considerando a própria linguagem chamada de Romanês, e os mesmos não possuem moradia fixa.

Independente da época em que vivem, mantém suas tradições, podendo ser ou não adequadas ao período em que vivem, ou seja, seu modo de vida e vestuário podem ser adaptados, mas determinados valores permanecem os mesmos, mantendo a tradição da cultura.

Cultura da comunidade cigana: valores

Os valores ciganos estão enraizados em suas tradições e crenças, sendo a família e sua união e paz de muita importância para esta cultura, além da preservação do ambiente, o qual respeitam imensamente, já que é um dos ensinos de sua santa padroeira, Sara Kali.

Apesar de viverem dos próprios esforços produzindo artefatos e artesanatos para venda e pesca, as quais são as principais fontes de renda, que permite aos ciganos manter suas vidas, com fartura de alimentos. Produzem ainda seus próprios acessórios, como cordões, pulseiras e anéis, já que possuem a habilidade de criar, sendo então utilizados por toda a família em grandes quantidades, pois este é o conceito estético que precisam.

Ciganas crianças

Cultura da comunidade cigana: alimentação

A fartura de alimentos é um conceito básico da cultura, porém, o tipo de alimentação varia de acordo com o local em que vivem, devendo se adaptar aos alimentos que encontram a disposição, assim como acredita no poder desta alimentação, dando muita ênfase a legumes, frutas e carnes.

Acreditam ainda que os ingredientes de um prato podem encantar a pessoa, ou ainda dar maior vigor ou até conduzir espiritualidades.

Alimentos que os ciganos consomem

Cultura da comunidade cigana: vestimentas

Apesar de se adequarem aos tempos atuais, os ciganos ainda possuem a tradição de utilizar as roupas tradicionais em festas, utilizando as saias rodadas, e coletes masculinos, blusas de mangas largas e calças largas, todas as vestimentas, tanto masculinas quanto femininas são bordadas e enfeitadas, além do uso de acessórios.

As peças de roupas possuem cores fortes e brilhantes, pois o brilho é algo muito apreciado pelos ciganos, sendo visto nas joias, nos tecidos, xales e cinturões.

Vestido da cigana

Cultura da comunidade cigana: danças

As danças da cultura cigana são a base de instrumentos tocados pelos ciganos e completado com palmas, e apesar das danças serem dotadas de mistério e sensualidade, há ainda os rituais que são feitos a partir de danças, como o ritual do fogo e as comemorações importantes, como casamento e nascimento, onde os ciganos emanam energias de prosperidade.

As famílias se reúnem para as festas ou somente para comemorar um novo local de moradia, promovendo as danças e músicas que são cantadas no próprio dialeto, e cada música possui um significado para a situação, como por exemplo, no ritual do fogo, a música não possui letra, somente instrumentos, já nos casamentos, as músicas se referem ao amor, casais apaixonados ou ainda amores que romperam barreiras, dependendo é claro do que o casal viveu até o dia do casamento.

Ciganos dançando e tocando

A cultura cigana é rica e ao mesmo tempo muita antiga, mas infelizmente esse povo sofre vários preconceitos.

mulheres ciganas no campo
A comunidade cigana é considerada uma das culturas mais antigas da Terra. Sua história e trajetória se inicia ainda no século X e pode ser encontrada espalhada pelo mundo todo. A cultura da comunidade cigana mantém hábitos diferenciados e seu idioma original é romanês, que se aproxima da linguagem falada no norte da Índia.
Os ciganos são conhecidos também como Gypsies, Gitanos, Zíngaros, Rom e vários outros nomes dados em cada local que se instalam.
A cultura da comunidade cigana possui uma característica bem peculiar: são nômades e não tem parada fixa estabelecida, andam e conhecem variadas regiões do mundo com suas famílias e casas feitas de lona.
A cultura da comunidade cigana resistiu a muitos preconceitos, pois eram identificados como pessoas ligadas ao mal, entretanto essa cultura perpetuou e pode ser encontrada nos dias de hoje em várias regiões do mundo.

Cultura da comunidade cigana: valores

A comunidade cigana é muito conhecida por estar sempre em grupos e andar sem parada fixa, ricos em cultura esse povo nômade por natureza possui muitas características que se misturam devido o conhecimento de tantos lugares.
Apesar de serem povos sem parada seus valores são pautados e fixos seguindo somente religião monoteísta. Com admiração pela natureza, a comunidade cigana é grande defensora do meio ambiente e procura por onde passa não destruir e ferir a vegetação e os animais.
crianças ciganas
Seus valores são fixados em uma comunidade na qual não se encaixa com os padrões de uma sociedade, vivem em união e sua fonte de renda foge do costumeiro trabalho registrado. A cultura da comunidade cigana preserva sua identidade com hábitos milenares na pesca, nos artesanatos e até mesmo incluem o misticismo como fonte de renda.
A comunidade cigana preserva seus valores e tradições, que vem se transformando aos poucos ao longo dos anos sem deixar que acabe sua identidade étnica e cultural.

Cultura da comunidade cigana: alimentação

A comunidade cigana possui muitos hábitos diferentes adquiridos pelas varias regiões em que se estabelecem por um tempo. Para a cultura cigana a alimentação tem papel importante e influencia vários aspectos importantes na vida do homem.
Os ciganos acreditam que através da comida, dependendo do ingrediente utilizado pode se encantar alguém. As fases da lua também influenciam em sua alimentação e cada fase representa algo relevante por isso a alimentação adequada é importante para essa comunidade.
comidas ciganas
Entre os alimentos mais utilizados na cultura da comunidade cigana estão as carnes de porco, frango e boi assim como as frutas, legumes e vegetais. Suas especiarias de fabricação caseira geralmente são feitas em fogões de lenha ou fogueiras típicas da cultura cigana.
A ameixa é uma fruta bastante importante na cultura da comunidade cigana, é oferecida as parturientes representando desapego além de prevenir doenças, e a banana representa o vigor e virilidade masculina.

Cultura da comunidade cigana: vestimentas

A vestimenta dentro da cultura da comunidade cigana possui grande importância e significados. O uso das roupas tradicionais do passado representa obediência, as mulheres em geral usam saias longas ou vestidos até os tornozelos demonstrando recato e mistério.
A exposição do corpo é algo que não é bem visto na cultura da comunidade cigana, as vestes das mulheres devem ser rodadas com saiotes além de possuírem cores vibrantes e alegres. As mulheres ciganas como a maioria das mulheres são bastante vaidosas se enfeitam com brincos, xales, fitas e rendas mostrando toda sua beleza.
cigana segurando saia
Os homens também tem certo cuidado em suas vestimentas, utilizam roupas com cores fortes e ostensivas. Com camisas de mangas largas, calças também mais largas e confortáveis são complementadas com bordados na parte de cima e cinturões coloridos das calças, os lenços e chapéus também são acessórios utilizados por eles.

Cultura da comunidade cigana: danças

A dança da cultura cigana é bastante conhecida por todo o mundo, com um toque de recato e sensualidade a dança cigana é uma das mais bonitas e apreciadas.
As danças da cultura cigana são muito alegres e vem acompanhadas de vestimentas elaboradas e coloridas, contando com instrumentos e enfeites para sua realização perfeita.
Na dança entre homens e mulheres deve se manter distância, sem nenhum tipo de contato físico e necessitam de bom treinamento pois exigem muito balanço em seus passos.
Nas festas da cultura da comunidade ciganas as danças são livres e sem regras, porém deve se manter a tradição e o respeito entre homens e mulheres.
ciganos dançando
Existem muitas histórias e mistérios ligados à cultura da comunidade cigana e muitas dessas histórias envolvem o misticismo e poderes sobrenaturais fazendo com que essa crença enriqueça ainda mais em aspectos culturais.
Confira mais mais sobre a cultura da comunidade cigana no vídeo abaixo do Youtube:

Publicado por Juliane
Revisado em 14/11/2013

Compartilhar

Vídeos relacionados

Receba novidades

Comentar