Home » Beleza

Cuidados com o cabelo oleoso

Seu cabelo é oleoso e você não sabe mais o que fazer? Confira as nossas dicas de como mantê-lo hidratado e solto no dia-a-dia.

cabelo cacheado saudável

Assim como a pele oleosa os cabelos também ficam pelo mesmo motivo, as glândulas sebáceas liberam sebo no couro cabeludo, e quanto mais passamos as mãos, ou mexemos no cabelo, o sebo se espalha, porém, a maior parte fica concentrada na parte de cima.
O clima também influencia a ação das glândulas, a água quente do chuveiro e a falta ou higienização incorreta também podem ser a causa da oleosidade. A tecnologia e laboratórios de cosméticos já desenvolveram e estão progredindo no ramo de shampoos, condicionadores, cremes, hidratantes capilares e em vários outros produtos específicos para cabelos oleosos, então confira nossas dicas de como cuidar do cabelo e tire algumas dúvidas comuns.

Cabelo oleoso como cuidar?

Se você tem cabelos oleosos, vamos mostrar aqui algumas dicas simples para que você consiga cuidar deles sem dificuldade. Evite usar bonés, boinas, toucas, chapéus, ou qualquer coisa que dificulta ventilação no couro cabeludo; evite também ficar passando as mãos ou massageando o cabelo, isso estimula as glândulas sebáceas; procure lavar o cabelo diariamente, ou pelo menos alternar entre um dia e outro; os shampoos ideais para cabelo oleoso são aqueles com pH neutro, adstringentes e alguns específicos de combate a oleosidade. Ao usar cremes hidratantes, condicionadores ou leave-in, nunca passe no couro cabeludo, sempre da metade dos fios para baixo; outra coisa que também estimula a produção de sebo é lavar o cabelo com água quente, portanto também evite, apesar de ser uma tarefa difícil.

mulher com secador e escova

Para que o seu cabelo se livre da oleosidade, aposte em usar shampoos com determinações para certos tipos de cabelos, por exemplo, shampoos antioleosidade, controlador de cachos, dependendo do seu tipo de cabelo. O indicado é que você procure um dermatologista e fale sobre o seu problema com excesso de oleosidade, ou um cabeleireiro profissional de sua confiança. Não entre em qualquer salão, procure indicações de amigas que fazem o cabelo lá e já conhecem o trabalho da mesma. Faça uma hidratação no salão e se gostar peça ajuda em relação ao shampoo que você deve usar, ele te indicará marcas profissionais e adequadas para o se tipo de cabelo.

Cabelo oleoso pode lavar todos os dias?

Como vimos no tópico anterior, o cabelo oleoso deve ser lavado diariamente, isso faz parte do cuidado. Lavar os cabelos todos os dias evita que a gordura produzida pelas glândulas sebáceas tome a superfície do couro capilar, os shampoos como os indicados no tópico anterior, com adstringentes limpam os cabelos evitando que fiquem ressecados.

A proporção de produção de sebo pode ser de cunho genético, o que pode ser uma característica natural, a má higienização, o uso incorreto de produtos capilares, fatores climáticos ou a sujeira a qual nossos cabelos estão expostos todos os dias também influenciam o aumento de oleosidade, mas há casos que a produção do sebo é excessiva e incontrolável, neste caso, um dermatologista deve ser procurado para indicar um tratamento ou até mesmo medicamento via oral para controlar a produção das glândulas.

Cabelo oleoso provoca queda?

Cabelos oleosos podem sim causar a queda dos fios, e este é um dos principais motivos da queda. A oleosidade impede que o cabelo cresça saudável, ela inibe os poros e isso acarreta a má nutrição da raiz capilar, como já dissemos a causa da oleosidade pode ser genéticas, mas também pode ser devido ao estresse do dia a dia e esses fatores junto à má higienização contribuem com a queda de cabelo.

mulher vaidosa (2)

A mesma dica persiste, lave os cabelos todos os dias, não use cremes para pentear, não se esqueça, use shampoos com adstringentes para prolongar a vida dos fios ameaçados à queda.
Pronto para começar o tratamento básico que recomendamos?! Cabelos oleosos são muito comuns em homens e mulheres, usar shampoos anti-caspa também é eficaz. Uma boa higiene é a melhor dica e a mais simples também.

Tags: , ,
Publicado por Juliane
Revisado em 23/09/2013

Compartilhar