Home » Economia

Crises econômicas no mundo

Confira alguns aspectos marcantes em questões financeiras e conheça melhor a crise econômica de 1929, de 1973,1979 e 1987.

Homem assustado

Diferentes mudanças ocorrem constantemente no mundo inteiro, estas acabam afetando diferentes países com as revoluções causadas e até mesmo revoltas, gerando consequências para a população e fazendo com que a mesma encontre benefícios ou desvantagens em determinadas modificações.

A crise econômica mundial de 1929

A crise econômica mundial de 1929 é uma das mais abordadas em questões históricas, já que esta marcou vários países e trouxe consequências, podendo constatar vários fatores que levaram à causa desta crise. Primeiramente a crise deu-se pela compra constante dos americanos pelas ações com a esperança de prosperidade e lucro, sendo que de 1920 até 1929 a época foi marcada somente pelas aquisições feitas.

A crise de 1929

Um dos motivos foram à superprodução agrícola, os produtos eram realizados, porém não havia compradores para distribuí-los, fazendo com que os mesmos começassem a ser estocados ou estragar. A diminuição geral do consumo também tomou conta da crise econômica mundial, onde o povo não possuía dinheiro suficiente para adquirir os itens que estavam sendo dispostos no mercado. A quebra da bolsa deu-se quando as ações começaram a descer devido à compra das ações dos americanos de várias empresas, fazendo com que os investidores desejassem vender suas ações, porém sem encontrar compradores.

A crise econômica do petróleo de 1973 e 1979

A crise do petróleo na verdade teve seu real início em 1970, porém somente agravou-se em 1973, ela foi dada devido aos recursos não renováveis, já que as empresas ao descobrirem este fato colocaram seus preços nas alturas, fazendo com que as variações fossem constantes e os consumidores tivessem de apertar-se ainda mais no orçamento para conseguir adquirir o item. Uma das piores épocas para o comércio de petróleo deu-se de 1973 até 1974, quando este recurso sofreu o aumento de 400% em seu preço.

Barris de petróleo.

A crise econômica mundial de 1987

A crise econômica de 1987 também afetou o mundo, os americanos principalmente, que possuíam ações na Bolsa de Nova York, começaram a vendê-las devido aos boatos de que as organizações eram compradas com dinheiro de empréstimos, assim os investidores desprenderam-se de suas aplicações e buscaram novos compradores. A ação que mais obteve baixa foi Dow Jones, descendo cerca de 22%, superando, até mesmo, os números da crise de 1929.

Jornal com a notícia sobre a quebra da Bolsa de Nova York

A crise econômica da Ásia e da Rússia

Na Ásia e na Rússia houve uma crise que se deu pela desvalorização das moedas locais, elas ocorreram no período de 1988, fazendo com que ambos os países sentissem a crise financeira. Na Rússia, houve a inadimplência juntamente com a chegada da crise economia e na Ásia ocorreu à crise bancária.

Notas de Rublo

A crise econômica imobiliária de 2008

Recentemente houve uma crise econômica bancária nos Estados Unidos, onde o país sofreu com o desequilíbrio da oferta de créditos para os investidores que desejavam adquirir residências e não obtinham dinheiro no momento, realizando o famoso financiamento. O crédito imobiliário já sofria mudanças desde 2005, quando o governo subiu as taxas para conter a inflação, fazendo com que muitos proprietários não conseguissem suprir as dívidas e tivessem que negociar seus imóveis.

Infográfico sobre a crise imobiliária nos E.U.A.

Algumas mudanças não são propositais, elas ocorrem por uma variedade de causas, gerando consequências de ações que ocasionaram em prejuízos para o povo, assim como as várias crises econômicas que já ocorreram no mundo, afetando não somente os países onde as mesmas originaram-se, porém afetando o mundo inteiro e fazendo com que muitos indivíduos fossem levados à miséria e falência.

Assista ao vídeo abaixo que traz informações sobre crises econômicas que aconteceram no mundo:

Tags: , ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 30/10/2013

Comente nos grupos

Compartilhar