Home » Dinheiro

Consulte o saldo e o extrato FGTS

O FGTS é uma porcentagem descontada do salário do indivíduo e caso for demitido, ou pedir a conta, o mesmo pode resgatar o dinheiro.

Todos aqueles que estão no mercado de trabalho, certamente, já devem ter ouvido falar em FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) no qual é um direito de todos aqueles que trabalham com carteira assinada. O valor é retirado sobre uma porcentagem do seu salário base para que assim o seu pagamento possa ser feito.

O que é o FGTS?

O FGTS é um benefício que todos os trabalhadores possuem, sendo que o recolhimento do mesmo é obrigatória, e a mensalmente, uma porcentagem é descontada do pagamento, sendo destinada ao este fundo, que todo trabalhador tem direito de resgatar quando for demitido, pedir a conta ou até mesmo quando a empresa for à falência.

Além disso, em caso de doenças como câncer, AIDS e outras, bem como para a compra de bens como imóveis e terrenos, os trabalhadores também tem direito a sacar o benefício,  seja parcialmente ou em sua totalidade.

Como é feito o desconto?

O desconto realizado para o FGTS é, normalmente feito no próprio banco no qual o funcionário recebe, ou também feito na hora em que pega o dinheiro das mãos do patrão. São descontados 8% do seu salário, destinados a este fim, por isso somente os trabalhadores registrados é que podem ter este direito ao resgate do FGTS, visto que, pessoas sem a carteira assinada não pagam a porcentagem, e por essa razão, ficam impedidos de receber o benefício.

Como fazer a consulta do saldo?

Para que você trabalhador possa fazer a consulta do saldo do FGTS é necessário comparecer pessoalmente em algumas das agências bancárias da Caixa Econômica Federal portando os documentos para que assim os atendentes possam realizar a consulta e então disponibilizar o valor do saldo atual.

A consulta pode ser feita pela internet?

Sim. Para que possa consultar o seu saldo pela internet é necessário acessar o endereço eletrônico da Caixa Federal clicando assim sobre a opção "Extrato do FGTS", informar o número do NIS (PIS/PASEP/NIT) e a sua senha que assim terá acesso a todas as informações que desejar sobre o seu saldo no FGTS.

Quem pode ter acesso ao saldo do FGTS pela internet?

Para que você possa ter acesso ao seu saldo do FGTS pela internet é necessário que tenha o "Cartão Cidadão", sendo necessário inserir o número do mesmo para que possa ter acesso online, mas se não possui o cartão basta se dirigir a qualquer uma das agencias da Caixa  portando a carteira de trabalho que a consulta pode ser feita imediatamente.

Pessoas conversando sobre a FGTS

Sendo assim essas são algumas informações importantes para que assim você possa consultar o seu saldo do FGTS pela internet, mas no caso de dúvida procure as agências de sua cidade e se informe melhor.

Tags: , , ,
Publicado por Fabiano
Revisado em 27/10/2009

Compartilhar