Home » Dinheiro

Consultar e sacar abono PIS PASEP

O PIS/PASEP é um direito do trabalhador. Entenda melhor o que é esse benefício, como ele funciona e onde você obterá mais informações:

PIS e PASEPO direito do trabalho brasileiro é um dos mais avançados do mundo, apesar de todas as falhas.

Sendo extremamente protecionista dos trabalhadores, nossa constituição abre muitas portas de apoio ao trabalhador, para que este tenha o máximo de possibilidades e ajuda ao longo de sua vida profissional e após essa.

Os programas do PIS e PASEP entram nessa categoria, sendo direito de todos os trabalhadores e não facultativo ao patrão.

São programas de arrecadamento de fundos para serem revertidos em auxilio ao trabalhador no futuro. Saiba mais sobre eles.

Como se cadastrar no Programa PIS/PASEP?

Caixa econômica federalÉ fundamental que todo trabalhador, independente de ser registrado ou autônomo, tenham acesso a esses programas, sendo obrigatório para os patrões prover no ato do registro em carteira isso aos trabalhadores. E diferente do que muitos pensam, é um processo simples e resumido para tornar seu acesso mais amplo e direto.

Para conseguir o beneficio você precisa em primeiro momento se cadastrar no programa. É um processo bastante simples.

Normalmente, o cadastro é feito na empresa, pelo próprio empregador, o que facilita a vida do funcionário e da empresa também, que ao executar essa tarefa já fica com tudo em dia e tem acesso à documentação mais rápido.

Mas caso a empresa não forneça o registro direto, você só precisa se encaminhar para uma agencia da Caixa Econômica Federal, e realizar você mesmo o cadastro. É rápido e feito na hora.

Como consultar o pagamento do PIS/PASEP?

Consulta pagamento PIS e PASEPSaber se está tudo em dia com o pagamento do seu PIS e do PASEP é ainda mais fácil do que realizar o cadastro.

Você só precisa de um acesso à internet, e com isso acessar suas informações no site da Caixa Econômica Federal, acessando o endereço eletrônico: sisgr.caixa.gov.br/portal/internet.do?segmento=CIDADAO.

Lá você irá encontrar campos para preencher seus dados, basta fazer, e pronto. Um detalhe é que quando for fazer o cadastro na Caixa, você deve solicitar uma senha internet para poder visualizar quando quiser suas informações.

Mas, caso você não tenha feito isso ainda, não se preocupe. Você pode simplesmente repetir o número do seu PIS no espaço destinado para a senha internet.

Tudo feito pensando na comodidade ideal para você.

Como sacar o abono salarial PIS/PASEP

Receba PIS e PASEPÉ um alivio para qualquer trabalhador ter a segurança de seu abono salarial para ajudar com os imprevistos.

Mas para ter acesso a esse abono é necessário estar em dia com alguns requisitos básicos, como estar inscrito no programa a pelo menos cinco anos. Além disso, o pagamento precisa estar em dia, logo, é importante ficar atento ao andamento dos pagamentos.

Você também precisa ter trabalhado no mínimo trinta dias com a carteira assinada, e ter seus dados corretos passados pelo empregador. Se tudo isso estiver em dia, você pode ter acesso ao dinheiro, bastando para isso você escolher (ou a empresa) um dos muitos caminhos disponíveis.

Um deles é o crédito em conta, quando o trabalhador tem conta na caixa, ou mesmo através do crédito na folha de pagamento, mas também é possível receber direto na agencia da Caixa, bastando levar consigo seus documentos.

Assista ao vídeo do Portal Zun Caixa Econômica Federal PIS e entenda melhor como funciona esse benefício:

Caixa Econômica FederalO PIS, Programa de Integração Social, foi criado pelo Governo Federal em 1970, como instrumento para garantir benefícios aos trabalhadores da iniciativa privada, como Abono Salarial e Seguro Desemprego. Já o PASEP, Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, criado na mesma data, é destinado aos trabalhadores públicos civis e militares, com o objetivo de conceder aos servidores maior participação na renda das entidades para as quais trabalham.

Para consultar e sacar o benefício, os trabalhadores da iniciativa privada são vinculados pela Caixa Econômica Federal enquanto para sacar e consultar o benefício, os servidores públicos (PASEP) são vinculados ao Banco do Brasil.

Como se cadastrar no Programa PIS/PASEP?

carteira de trabalho

Para ter direito ao recebimento do abono salarial PIS/PASEP o trabalhador deve ser cadastrado no programa no seu primeiro emprego. Esse cadastro é realizado apenas uma vez e pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica (PIS) ou Banco do Brasil (PASEP). Quando o cadastro é efetivado, o trabalhador deve receber de seu empregador um cartão com o número de inscrição no serviço (em muitos casos, esse cartão é anexado a Carteira de Trabalho e Previdência Social). O cadastro também é obrigatório para que o trabalhador tenha direito a benefícios como Seguro-Desemprego e recebimento do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Caso necessite da 2ª via do cartão de inscrição, o trabalhador pode solicitar a emissão em qualquer agência da Caixa (PIS) ou Banco do Brasil (PASEP), apresentando a Carteira de Trabalho ou documento de identidade, como o RG.

Quem tem direito ao Abono Salarial PIS/PASEP?

profissões

O direito ao recebimento do abono salarial é destinado aos trabalhadores com pelo menos 5 anos de cadastro nos Programas PIS/PASEP (o primeiro ano é o ano do cadastro) e que trabalharam durante o ano da atribuição do benefício por pelo menos 30 dias, com remuneração mensal de até 2 salários mínimos podem sacar o benefício.

O valor a ser recebido pelo trabalhador é sempre equivalente a um salário mínimo vigente.

Como consultar o pagamento do PIS/PASEP?

Pessoa digitando no Notebook

A Caixa oferece um sistema para consultar online o abono PIS. Basta cadastrar-se informando dados pessoais e criando uma senha. Ao consultar você deverá informar seus dados como o número da inscrição no Programa PIS para poder sacar. Já para os trabalhadores públicos, o Banco do Brasil oferece o Cartão de Pagamento de Benefícios com o qual também é possível consultar a disponibilidade e sacar o PASEP.

Como sacar o abono salarial PIS PASEP

pessoa segurando dinheiro

De acordo com o calendário de pagamento do abono PIS e calendário de pagamento do PASEP, o saque do benefício pode ser feito com o Cartão Cidadão em qualquer agência da Caixa (incluindo Lotéricas) e agências dos Bancos do Banco do Brasil para servidores públicos.

É importante frisar que o abono PIS/PASEP não é cumulativo, portanto para sacar confira a data limite informada pelo banco. Após esse período o trabalhador não tem direito a resgatar o benefício é só consultar a data correta e sacar o dinheiro.

No vídeo Caixa Econômica Federal PIS você confere mais informações sobre o benefício destinado a iniciativa privada. Confira:

Consultar e sacar abono PIS PASEPBeneficiar o trabalhador é um dos focos de muitas empresas e até mesmo do governo, fazendo com que todos possuam o objetivo de distribuir cada vez mais vantagens ao empregado, permitindo que o mesmo possa obter uma vida profissional agradável, além de conseguir suprir suas necessidades em sua vida pessoal, também colaborando com o orçamento familiar.

Para auxiliar os trabalhadores, dois tipos de contribuições foram criadas, sendo que as mesmas foram denominadas como PIS e PASEP, cada uma delas para determinados empregados que atuam em setores diferentes do mercado, porém com o mesmo objetivo: disponibilizar algumas regalias de acordo com determinadas especificidades, auxiliando, financeiramente, as famílias.

Como se cadastrar no Programa PIS/PASEP?

Cadastrar no Programa PIS PASEPO cadastro no programa PIS ou PASEP deve ser feito por meio da empresa em que determinado trabalhador está incluso, sendo que, com seu registro, o mesmo deverá contar com um desconto mensal que é feito para a contribuição.

É necessário que o empregador em questão realize este tipo de cadastro do trabalhador no programa, assim será possível disponibilizar a contribuição mensal do funcionário em questão para que o mesmo possua direito aos benefícios e vantagens.

Quem tem direito ao Abono Salarial PIS/PASEP?

Quem tem direito ao Abono Salarial PIS PASEPO principal benefício que é dado aos trabalhadores que estão cadastrados e contribuem com os programas PIS e PASEP é o abono salarial, porém é necessário que o profissional em questão siga algumas regras e normas para que possa receber seu benefício.

Primeiramente o trabalhador em questão deverá estar cadastrado no PIS ou PASEP por, no mínimo, cinco anos, além de que o mesmo deve atingir no máximo dois salários mínimos por mês pela empresa contratante.

A atividade remunerada, ou seja, as funções no emprego devem ser sido cumpridas por no mínimo trinta dias no ano considerado como base para a distribuição do abono salarial, sendo que esta quantia pode ser tanto consecutiva, assim como em datas variadas, desde que cumpra com o mínimo estabelecido.

Para o recebimento do abono salarial também é necessário que o empregador em questão tenha fornecido, no ato do cadastro de seu funcionário, os dados corretos do mesmo para que estes fiquem constados no RAIS.

Como consultar o pagamento do PIS/PASEP?

Como consultar PIS PASEPA consulta do PIS e PASEP podem ser feitas por meio do site da Caixa Econômica Federal, sendo que esta é a instituição que controla este tipo de benefício para todos aqueles que participam da contribuição mensal para os programas.

Para a consultar, basta acessar o site da Caixa, indicar seu número de cadastro, senha e código de verificação que aparecerá na imagem.

Como sacar o abono salarial PIS/PASEP

Como receber PISO saque o abono salarial por meio do PIS e PASEP é feito por meio de um calendário, sendo que o mesmo é estabelecido para o pagamento a cada ano. Para o PIS, o calendário é baseado na data de nascimento o contribuinte, diferentemente do PASEP que baseia-se no número de inscrição do interessado.

O PIS e o PASEP são dois programas que permitem beneficiar os funcionários que contribuem para seu desenvolvimento, disponibilizando uma das principais regalias visadas pelos empregados: o abono salarial, permitindo uma quantia adicional ao trabalhador.

Quer saber mais sobre seu PIS? Então, assista ao vídeo no Canal do Portal ZUN no YouTube: Caixa Econômica Federal PIS.

Tags: , , , ,
Publicado por Andre
Revisado em 17/12/2013

Compartilhar