Home » Serviços

Consulta do PIS PASEP pela internet

Você pode fazer a consulta do PIS, que é um abono salarial pago pelo governo. Veja mais informações sobre esse benefício.

O PIS é o Programa de Integração Social de Formação do Patrimônio do Servidor Público e tem como objetivo dar ao contribuinte uma ajuda social, dinheiro esse que ajuda a financiar o pagamento do seguro desemprego e também na participação na receita de órgãos nas entidades.

Esse valor é depositado apenas para os trabalhadores que tem ao menos cinco anos de cadastro no programa, além disso, o trabalhador deve constar ao menos 30 dias com registro na carteira de trabalho com o valor do salário mínimo R$: 622,00.

Você pode fazer a consulta do seu saldo do PIS regularmente pela internet, confira nossa matéria e tenha mais informações sobre esse serviço ao trabalhador.

Consultar PIS pela internet

Consultar PIS

Primeiramente você precisará ter o cartão cidadão em mãos, com o número desse cartão você deverá acessar “serviços do cidadão” que se encontra no portal da Caixa Econômica Federal.

Você precisará ter uma senha com um login de acesso, para isso é necessário fazer o cadastramento antes de fazer a consulta. Depois de feito esse cadastro, basta você digitar nos campos o número de identificação do PIS/PASEP, o número do cartão cidadão e também a senha, que poderá ser modificada quando quiser.

Número do PIS

Muitas pessoas têm dúvidas em relação a esse número que é pedido no ato da consulta na internet. Esse número poderá ser encontrado nas últimas paginas da carteira de trabalho, faça essa verificação e anote se for possível.

Se você não encontrar o número de identificação do PIS nas últimas paginas da sua Carteira de Trabalho, acesse o portal da Previdência social e emita o número do PIS online, preenchendo os dados e confirmando o pedido. Se não conseguir por esse processo, você deverá procurar a Previdência social mais próxima, pois seu número não deve constar no sistema.

Como receber o PIS com o cartão cidadão

cartão cidadão

Se você tem o cartão cidadão em mãos, você poderá receber esse abono nas:

- Nas unidades lotéricas mais próximas
- Nos terminais de auto-atendimento da Caixa
- Nos correspondentes Caixa Aqui.

Valor do PIS

Os valores do PIS não sofrem variações perante os anos. Esse valor é o mesmo do salário mínimo de R$: 622, 00 e é pago diretamente nos terminais citados acima, nas datas vigentes marcadas.

 Calendário de pagamento do PIS/ PASEP 2013

Pagamento-2013

PIS 2012/2013

Muitas pessoas possuem Pis ou Pasep, sabem disso mas não fazem ideia do significado. Você sabe o que é Pis e Pasep? Não, não é uma dupla sertaneja!

Pis e pasep

PIS é uma sigla dada para abreviar Programa de Integração Social. Trata-se de um tributo de caráter social, que tem como objeto financiar o pagamento do seguro-desemprego, abonos e participação em receita de órgãos e entidades para trabalhadores de empresas públicas ou privadas.

Isso ocorre porque, ao ter seu contrato de trabalho rompido por iniciativa do empregador, caso haja um número de meses suficiente para a obtenção do seguro-desemprego, por exemplo, o ex-trabalhador receberá um benefício por um certo tempo. Esse benefício tem que ser custeado por alguma receita, e essa receita é o PIS.

Dinheiro extra

Já o PASEP tem o mesmo objetivo e é arrecadado da mesma forma. Porém o significado de sua sigla é distinto. PASEP é a abreviação de Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. O funcionamento é o mesmo, só muda o nome. Até por isso normalmente se fala PIS/PASEP, sem diferenciar um do outro. A única diferença é que o PASEP é voltado a funcionários públicos civis e militares, e tem sua receita gerida pelo Banco do Brasil ao invés da CEF.

Tanto o PIS quanto o PASEP são "devolvidos ao contribuinte" na forma de abono, além dos benefícios citados acima. Fique atento e veja se você tem direito.

Consulta online Pis Pasep

Para consultar seu PIS/PASEP não é necessário sair de sua casa. Todas as informações referentes ao benefício podem ser extraídas pela internet sem muita dificuldade. Esse serviço está disponível no site da Caixa Econômica Federal, e seu acesso restrito permite que você saiba o saldo e o calendário de pagamento, que varia de acordo com a data de nascimento do beneficiário.

Como dito, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal clicando aqui e clicar no link "Consulta de pagamento".

Pis e pasep consulta online

Depois de clicado na opção "consulta de pagamento", será necessário digitar o Número de Identificação Social - NIS (PIS/PASEP/NIT), sem pontos e/ou hífen e, logo abaixo, sua senha de acesso ao site (fique atento, pois é uma senha diferente da do cartão cidadão).

Caso você não possua a senha a que nos referimos acima, informe o número do PIS/PASEP e clique em "Cadastrar Senha" e obtenha seu código. Com a senha em mãos, volte à página anterior e repita os procedimentos.

Na próxima página estarão disponíveis todas as informações a respeito de seu benefício. Nessa tela, além do PIS/PASEP, você pode obter informações acerca do seguro desemprego.

Pis e pasep consulta online 2

E melhor, você saberá também se seu benefício PIS/PASEP está disponível para saque.

PIS PASEP quem tem direito a receber?

Tem direito ao Abono Salarial PIS/PASEP os trabalhadores que exerceram suas atividades com registro na CTPS por 5 anos, tenha recebido salário médio anual de até 2 salários mínimos e exercido atividade remunerada por pelo menos um mês o ano anterior ao abono.

Cartão cidadão

Nesse vídeo do Youtube você confere mais informações sobre o PIS/PASEP:

Confira mais sobre PIS/PASEP:

Caixa Econômica FGTS PIS
Número do PIS/PASEP consulta
Saiba o que é PIS
Consulta do PIS online

Publicado por Lucas
Revisado em 04/02/2013

Compartilhar

Receba novidades

  • cristiane

    13/01/2016

    Pq ligo no 0800 e diz q não tenho direito ao pis/pasep qria saber pq?
    responder

Comentar