Home » Política

Construção de Brasília JK

A construção de Brasília, realizada durante o governo JK, foi um dos mais importantes marcos da então chamada modernidade nacional.

Construção de Brasília
As obras da construção de Brasília tiveram início em 1956, após a aprovação do então presidente Juscelino Kubitschek (JK). A decisão sobre a necessidade da construção de Brasília, uma capital completamente isolada do centro urbano do país, fez com que surgisse na época, grande polêmica entre acadêmicos e integrantes do governo JK. O primeiro argumento contrário utilizado era o preço: mais de um bilhão de dólares, um valor exorbitante para a época, a ausência de estradas de ferro e da infraestrutura rodoviária necessária para que o material de construção fosse levado também eram argumentos contrários a construção. A solução foi o transporte do material por via aérea, o que encareceu demais a construção de Brasília e deu ainda mais argumentos para os oposicionistas do projeto do governo JK. Após quase três anos de construção, a maioria dos edifícios oficiais de Brasília (como o Palácio da Alvorada) já estavam construídos, e para a construção da cidade foram contratados trabalhadores, a maioria vinda do nordeste. Em 1960, teve início a transferência de órgãos do Governo Federal para a nova capital.

Construção de Brasília JK Juscelino Kubitschek

Presidente Juscelino KubitschekO governo de JK ficou conhecido como um período de significável crescimento econômico no país. Eleito presidente em 1955, JK pôs em funcionamento seu Plano de Metas, paralelamente com a construção de Brasília. O Plano de Metas foi o que trouxe em si o famoso lema: “50 anos em 5”, pois JK prometia um desenvolvimento econômico fundamentado principalmente nos setores de energia e transporte.
A transferência da capital e a construção de Brasília eram uma representação do espírito inovador de JK. Para desenvolver o conjunto arquitetônico, foi contratado o arquiteto Oscar Niemeyer, já conhecido por seu estilo arrojado e moderno. O Plano de desenvolvimento da cidade foi desenvolvido por Lúcio Costa, urbanista de renome.  Algo que poucos sabem é que JK não foi o primeiro a mencionar a transferência da capital brasileira. Em 1891, a Constituição Federal já dispunha de um artigo que almejava a construção de uma nova capital (ainda sem a determinação do nome Brasília) na região do Planalto Central.

Construção de Brasília JK motivos

Construção de BrasíliaJK tinha fortes vínculos com o ideal socialista e acabou trazendo para si um vasto grupo de profissionais que também possuíam tal orientação política. O motivo mais defendido para a construção de Brasília era fazer a criação da capital de um país em uma cidade de modelo utópico, na qual se pretendia a eliminação das classes sociais. Isso fez com que Brasília ficasse conhecida, antes de sua construção, como a “capital da esperança”.
Por motivos óbvios, o ideal de JK não foi atingido, porém, durante seu período de construção, Brasília realmente foi socialista, pois todos os trabalhadores envolvidos compartilhavam o mesmo acampamento e a mesma alimentação. JK também defendia que a construção de Brasília traria desenvolvimento para o interior do país, gerando empregos e aumentando a taxa de urbanização da região. Como sabemos isso não aconteceu da maneira como foi panejado e Brasília acabou se tornando, logo após sua construção, uma região isolada do eixo de desenvolvimento do país.
JK tomando caféMais uma vez, devemos lembrar que a construção de Brasília já havia sido mencionada bem antes do projeto de JK. Em 1895, os governantes já planejavam afastar a capital brasileira das margens do oceano, usando questões de segurança como argumento. Os reais motivos da construção de Brasília são até hoje questionados, pois muitos acreditam que o governo JK se empenhou em isolar a capital do país para afastar os políticos e governantes das manifestações e da pressão da população. Também é questionado o alto gasto de dinheiro público na construção da capital, principalmente pelo fato de que o governo JK foi um dos responsáveis pelo maior aumento em nossa dívida externa. Para o governante, não havia a possibilidade de progresso se utilizássemos apenas recursos próprios.

Construção de Brasília JK fotos

O site Portal São Francisco organizou uma série de fotos da construção de Brasília. Observando as imagens, podemos compreender o tamanho do empreendimento organizado por JK e os passos que foram necessários para a construção da cidade. As imagens vão desde a construção do Congresso Nacional, até as primeiras quadras construídas na região urbana da cidade. Algumas vistas aéreas já mostram o que viria a se tornar Brasília, após o término de sua construção.
O desejo de modernidade que invadiu a mente do brasileiro na metade do século XX foi, com certeza, um dos maiores combustíveis para JK determinar a construção de Brasília. Até os dias atuais, vivemos em uma democracia que busca sua modernização, mas acaba se desviando de alguns problemas do presente. A eleição e o governo de JK mostram o carisma e o espírito inovador do presidente, assim como levanta dúvidas sobre a verdadeira necessidade de olharmos excessivamente para o futuro, em um país com tantas mazelas que demandam solução imediata.

Tags: , ,
Publicado por Amoedo
Revisado em 07/11/2012

Compartilhar