Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Curiosidades

Conheça mais sobre o descobrimento do Brasil

Como se sabe foi Pedro Álvares Cabral quem descobriu o Brasil. Mas será que você sabe todos os detalhes dessa descoberta?

Conheça mais sobre o descobrimento do Brasil 1

Como se sabe foi Pedro Álvares Cabral quem descobriu o Brasil em 22 de abril de 1500. Mas será que você sabe todos os detalhes ou curiosidades dessa descoberta?

Resumindo: Pedro chegou ao Brasil no dia 13 de abril de 1500. Ao avistar o território brasileiro pensou que era apenas um monte e por isso o batizou como “Monte Pascoal” e depois como “Ilha de Vera Cruz”. Assim, após várias expedições concluiu que se tratava de um continente, razão pela qual, passou a chamá-lo de “Terra de Santa Cruz”. Mas, foi somente com a descoberta do pau-brasil em 1511, que nosso país foi chamado de Brasil.

Primeiras navegações

Portugal visava buscar novas terras para aumentar o seu poder, riqueza e independência. Assim, a primeira navegação reuniu um grupo de 2500 portugueses nas Ilhas Canárias em 1435.

Depois partiram para o continente africano (Cabo do Bojador, Cabo da Boa Esperança e Calecute). A partir de 1492 encontrou respaldo financeiro da Espanha nas demais expedições que estavam por vir até a chegada ao Brasil através do Tratado de Tordesilhas.

Pedro Álvares Cabral
Conheça mais sobre o descobrimento do Brasil 2

Pedro Álvares Cabral chefiou a expedição da Índia iniciada por Vasco da Gama. A sua frota era composta de 13 navios, sendo que todos tripulantes lhe ajudaram a explorar todo continente africano para depois reivindicá-lo para o Rei Manuel I. Mas ao navegarem pelas águas do Atlântico Sul tiveram que enfrentar uma tempestade que foi responsável pela perda de mais da metade de seus navios.

Tal expedição africana resultou grande sucesso na comercialização de diversas especiarias o que culminou um ataque político feito pelo povo árabe. Por isso, Cabral montou um plano de represália e destruiu toda frota árabe bombardeando pontos estratégicos.

Povos nativos

Quando a expedição portuguesa chegou ao Brasil conheceu os índios tupinambás, tupiniquins e aimorés. Mas para colonizá-lo, somente encontrou apoio dos índios tupiniquins. Os tupinambás apoiavam os franceses o que ocasionou rivalidade entre tais tribos. E assim se deu a descoberta do Brasil.

Tags: ,
Publicado por Blogcamp
Revisado em 15/03/2018

Compartilhar