Home » Meio ambiente

Conceito de meio ambiente

Conceito de meio ambiente

O meio ambiente é um dos assuntos mais polêmicos que atuam hoje em dia, porém, o seu conceito é fundamental para que sejam entendidos os novos meios de informação que propagam as ideias do que é o meio ambiente. O meio ambiente nada mais é do que tudo o que gira em torno da natureza, os lugares onde se possuem naturalidades e as reservas feitas pelo homem para que cada vez mais este meio ambiente seja preservado. Com o avanço de algumas fábricas e com as mãos de obras crescendo cada vez mais, o meio ambiente vem sendo prejudicado há alguns anos devido o desmatamento e a destruição de algumas partes naturais para a construção de partes onde o homem atua para determinados feitos de fabricações, como por exemplo, a produção de móveis de madeira, onde tem que se ocorrer o desmatamento para que haja a produção de um. Infelizmente algumas destas produções não têm como serem paradas, porque a maioria dos móveis residentes em diversas casas é de madeira, porém, algumas soluções deveriam entrar em questão para evitar tudo isto.

O meio ambiente é o pai do ecossistema, onde abriga tudo o que faz parte dele como flores, animais, vegetais, enfim, tudo o que gera energia para a sobrevivência deles. O meio ambiente é a natureza de um modo geral, onde é o centro das cadeias alimentares, pois, se não fosse o meio ambiente o menor dos animais da cadeia alimentar não se alimentaria e consequentemente não existiria, então o animal sucessor que se alimenta de um animal menor também não teria alimento e morreria, e assim sucessivamente. Os animais são os donos do meio ambiente, vários lagos, mares, árvores, plantas, tudo diferenciado e usufruído por todos os tipos de animais e insetos existentes. O homem, por sua vez, foi criado para saber utilizar todo este meio ambiente, porém, utiliza-o de forma incorreta e acaba prejudicando tudo o que está ao redor do mesmo acabando com a vida da fauna e da flora mundial. O meio ambiente deve ser preservado para que haja vida na terra, pois, ele contribui para muitos avanços medicinais e para ciclos de vida que não existiriam sem eles. Contudo, não o desmatando e tentando fazer cada vez mais com que ele permaneça intacto no mundo, as vidas duplicaram e sempre haverá vida na terra.

Os animais e vegetais são os mais prejudicados caso o nosso meio ambiente, pois, como todos já devem saber, uns se alimentam dos outros e de maneira consecutiva onde não se haja falha na vida de cada um. A sequência deles é bastante justa, ou seja, os animais menores se procriam mais fácil dando muito mais filhotes que crescem e se tornam proporções imensas, que por sua vez, são alimentos de animais maiores que se procriam em proporções médias e que, por sua vez, são alimentos de animais maiores ainda na cadeia alimentar e que possuem procriações em proporções menores, porém, que consomem menos do que os animais medianos, chegando, então, até o homem que se alimenta de todos os tipos de vida na Terra, os vegetais e os animais. Então, como esta dependência o ciclo se torna ainda maior pelo fato de que a destruição simplesmente devastaria a alimentação na Terra. O meio ambiente é muito mais do que isso, o meio ambiente é algo espetacular.

O meio ambiente é capaz de mudar muita coisa no planeta e trás ameaças ao mundo inteiro caso for destruído. Suas naturalidades e todas as suas belezas, caso forem destruídas ou danificadas de forma irreversível, sem dúvidas acabaram com boa parte do sonho mundial de se prosseguir com a vida no planeta Terra. Portanto, cuidar do meio ambiente é uma das coisas mais importantes que o ser humano pode fazer no dia a dia, não poluindo, não desmatando e evitando o máximo a destruição destas vidas naturais. É possível dizer que tudo que gira em torno do termo “vida” relata um ciclo, onde uma coisa depende da outra para viver, e o meio ambiente é o início de tudo o que se deduz á vida, contribuindo para que os próprios seres humanos sejam capazes de dar continuidade às suas vidas e cultivar seus objetivos diários.

Tags: , ,
Publicado por Fabiano
Revisado em 22/05/2009

Compartilhar