Home » Cultura

Como vivem os índios atualmente

Atualmente os índios absorveram diversas práticas que não pertencem à sua cultura, saiba como vivem e quantos são os índios no Brasil.

Mãe e filho índios.Quando falamos em índios, a primeira coisa que vêm à mente são um grupo de pessoas que vivem em ocas no meio das matas. De fato, os índios ainda vivem assim em alguns casos, pois a tradição continua viva em algumas tribos . A história indígena deixa as pessoas comovidas e até mesmo mostra a inocência e a coragem de um povo, mas atualmente os índios não são mais vistos assim, pelo menos em sua grande maioria.

Muitos índios acabaram acompanhando a evolução da sociedade moderna por necessidade e até mesmo sobrevivência, com isso abandonaram muito de suas tradições. Atualmente eles sabem falar fluentemente não só o português, mas outros idiomas e também sabem fazer uso do computador e internet.

A imagem que temos dos índios no ano de 1500 não deve ser esquecida, afinal é nossa primeira lembrança sociocultural, mas também não deve ser usada como referência para a nossa consideração acerca de como vivem os índios atualmente. Nada é mais como antes mas, não poderíamos esperar que fosse diferente porque os índios são uma comunidade que faz parte de uma sociedade e essa sociedade, como todas as outras foi se modificando dentro do tempo. Em suma, o desenvolvimento aconteceu em paralelo com o desenvolvimento da sociedade do "homem branco", com particularidades e algumas reservas, sobretudo no âmbito religioso e cultural.

 Os índios brasileiros da atualidade

A partir da última apuração do Censo Demográfico realizado pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é possível apontar um panorama bastante específico acerca de como vivem os índios no Brasil atualmente, principalmente nos quesitos distribuição, principais etnias e escolarização. Confira:

Distribuição e escolaridade dos índios no Brasil Atualmente

A taxa de mortalidade deles também caiu muito, pela melhora de prestação de serviço de saúde. A maior parte dos grupos indígenas vive na região da Amazônia, somente no Rio Grande do Norte, Piauí e Distrito Federal não vivem nenhum grupo indígena.

Os índios brasileiros estão divididos em três classes distintas segundo a pesquisa feita pela FUNAI. Temos os grupos Isolados, que vivem totalmente isolados do mundo e do homem branco, a FUNAI tem poucas informações ou quase nenhuma sobre eles. Temos os Vias de Integração que vivem e seguem os costumes de sua vida nativa, mas aceitam influências do meio externo, são os que têm contatos com o homem branco.

E, por fim, os Integrados, que passaram a ser reconhecidos no pleno exercício dos direitos civis, mas conservam seus costumes e tradições de índios. Essa tribo é a mais urbanizada de todas e alguns índios vivem em cidades, até trabalham em empresas e mantém outros costumes da sociedade urbana.

Etnias indígenas mais numerosas atualmente

De acordo com o levantamento do IBGE, existem 14 tribos, ou etnias indígenas no território brasileiro. Levando em consideração o número de representantes, temos o seguinte quadro:

Etnias indígenas do Brasil Atualmente

Como vivem os índios Guarani

Índio caçando

Os índios Guaranis são o maior povo indígena do Brasil, somando mais de 30 mil pessoas, localizados nos estados do Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os Guaranis também se encontram nos países vizinhos como Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

A população Guarani vive atualmente em pequenas reservas e espaços geográficos isolados, como principal fonte econômica, os guaranis mantém  a venda de artesanatos e a cultivo de milho, batata doce, aipim, amendoim, erva mate entre outros.

Como vivem os índios Pataxós

índioe bebê

O povo indígena Pataxó vive em 17 pequenas aldeias no Nordeste do Brasil espalhadas pelos municípios Prado, Itamaraju, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro. Desde o tempo da invasão portuguesa ao Brasil, os índios Pataxós lutam para se fixar em um lugar e preservar suas tradições, línguas, costumes e sua cultura.

A alimentação dos índios Pataxós segue antigas tradições e o alimento vem da  pesca, plantas, frutas e raízes, sendo a mandioca o ingrediente mais comum da rotina alimentar, pois é dela que saem outros importantes alimentos como o makaiaba (beiju), a kuiuna (farinha) e a bebida sagrada, o kawi.

O artesanato feito de sementes, madeiras, palhas, cipós, argila, bambu entre outras coisas que a natureza oferece está ligado diretamente às necessidades de instrumentos para o cotidiano e também peças para a proteção espiritual como, por exemplo, o colar de tento.

Como vivem os índios na reserva Xingu

O parque do Xingu é uma reserva federal, criada pelo Governo brasileiro em 1961, com o objetivo de garantir a sobrevivência de várias tribos indígenas, localizado ao norte do estado do Mato Grosso em uma zona de transição florística entre o Planalto Central e a Floresta Amazônica.

Hoje vivem cerca de 5.500 índios de 14 distintas etnias, todos pertencentes aos quatros troncos linguísticos do Brasil que são: Caribe, Aruaque, Tupi e Macro-jê. Todas as tribos indígenas que ocupam a reserva do Xingu usufruem de todas as reservas naturais localizada no parque.

O que vem preocupando o governo federal nos últimos anos é a perda da cultura original de muitas tribos indígenas, pois muitas dessas tribos vêm sendo assediadas por empresários norte-americanos que estão interessados em investir em turismo dentro da reserva Xingu. Segundo a FUNAI o turismo irá destruir a identidade e étnica do Xingu, transformando-o em artificial.

Normalmente, quando falamos em índios logo nos vem à mente um grupo de pessoas vivendo de forma isolada em uma floresta ou reserva. Mas isso acontecia somente em tempos mais remotos, de uns tempos para cá as tribos indígenas começaram a ter uma vida bem diferente de seus ancestrais.

Atualmente, boa parte dos índios tem contato com os homens brancos e fazem coisas que qualquer outra pessoa faz: assiste TV, usa roupas, faz compras para a casa, trabalha, etc. Isso mostra que a evolução também aconteceu com eles, os quais tiveram necessidade de se socializar para conseguir se adaptar ao meio, não podendo mais viver em tribos isoladas.

Para que você possa conhecer um pouco mais sobre os índios de hoje, disponibilizaremos algumas informações sobre como vivem os índios atualmente.

Índio brasileiro

Como vivem os índios atualmente no Brasil

Os índios que moram no Brasil não são diferentes daqueles que vivem em outras partes do mundo. Antigamente, todos eles viviam em tribos isoladas do resto da população. No entanto, com o passar do tempo se viram na necessidade de se socializar para conseguir se adaptar à evolução.

No Brasil, grande parte da população indígena vivia em terras localizadas nas regiões norte e centro-oeste, os quais estavam divididos em tribos de acordo com o tronco linguístico ao qual pertenciam. Atualmente, calcula-se que somente 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcas e protegidas pelo governo. O contato com o homem branco acabou fazendo com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural.

Assim como já mencionamos, grande parte dos índios vive em terras protegidas pelo governo, mas com muito mais conforto que antigamente. Atualmente, eles têm televisão e vários outros confortos que o homem branco usufrui.

Preservar a população indígena é necessário para que um pouco da cultura do país seja preservada, uma vez que eles foram os primeiros habitantes dessa terra.

índios estudandoCom sabedoria milenar, a cultura indígena valoriza e celebra a vida com rituais, festas e manifestações de amor e cuidado com a natureza. A crença na espiritualidade vem da dimensão da vida criada por ser superior contando com a ajuda dos elementos da natureza, como árvores, animais, rios e matas. Vistos de forma idealizada pela sociedade brasileira, os índios representam a raiz do nosso país.
Atualmente no Brasil vivem aproximadamente 900 mil índios distribuídos entre áreas urbanas ou territórios indígenas, alguns se mantêm afastados mantendo as tradições culturais longe da modernidade. O contato do índio com o homem branco no decorrer dos anos trouxe mudanças e hoje muitos deles vivem em suas comunidades com o auxílio da modernidade, não deixando sua cultura e tradição para trás, mas procurando viver de forma mais confortável.

Como vivem os índios atualmente no Brasil

Confira o panorama de como vivem os índios brasileiros atualmente de acordo com as informações apuradas pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e estatística, durante o Censo demográfico de 2010:
Como vivem os índios no Brasil Moradia Como vivem os índios no Brasil Alfabetização e Renda
De acordo com os apontamentos do Censo, apenas 12,6 dos domicílios entrevistados mantém a tradição indígena e são do tipo ocas ou malocas. E, mostrando a modernização dos territórios, apenas 10,3 não recebem qualquer tipo de energia elétrica.

Distribuição dos índios atualmente

Também de acordo com os dados apontados  pelo IBGE, os aproximados 890 mil índios que vivem atualmente em território brasileiro estão divididos da seguinte forma:
Como vivem os índios no Brasil atualmente Distribuição e etinias

Como vivem os índios atualmente na Amazônia

A Amazônia é a maior concentração de índios que vivem em tribos e com a sua cultura primitiva atualmente. Com aproximadamente 310 mil índios vivendo principalmente na zona rural, a qualidade de vida dos índios na Amazônia é a melhor em relação aos outros estados. As tribos mais conhecidas e que possuem maior quantidade de índios na Amazônia atualmente são: Guarani, Xerente, Amawáka, Anambé, Kambeba e Aruá.
Mãe e bebê índios
Os índios vivem de caça, pesca e agricultura, assim como as primeiras tribos indígenas no Brasil. Possuem um pajé como seu líder e as línguas mais faladas são o Tupi, Pano, Jê, Aruaque, Karib e Tukano. Os problemas mais comumente enfrentados pelos índios são a construção de usinas hidrelétricas e a tomada do seu território para o garimpo ou construção de rodovias.

Como vivem os índios atualmente no Ceará

Índios vistos de avião
Representando a quinta maior população indígena no Nordeste brasileiro, o Ceará abriga mais de 20 mil índios que vivem espalhados em suas respectivas tribos nos territórios disponíveis e reservados. Dentre todas as tribos existentes no Ceará, apenas 14% dos indígenas moram em áreas propriamente indígenas, o restante desta população está concentrado nos grandes centros urbanos.
índios no ceará Os índios que vivem no Ceará viram uma necessidade em se introduzir na sociedade atual, se concentrando principalmente na região metropolitana de Fortaleza, às margens do Rio Ceará. Apesar de viverem em alguns centros urbanos, a sua fonte de sobrevivência e subsistência ainda é a caça, a pesca, a agricultura e a venda de produtos fabricados na comunidade. A tribo principal de índios no Ceará é a Tapebas.

Como vivem os índios atualmente no Acre

Asháninkas no Acre
No Acre está concentrada a maior parte da população de índios que atualmente vivem isoladamente. Eles procuram manter a sua cultura original, utilizando o idioma Pano, formas primitivas de subsistência, que consistem na produção daquilo que será consumido, além da produção de algodão para fabricação de suas próprias redes.
Os índios do Acre são conhecidos atualmente por não desejar nenhum tipo de contato com o homem branco ou com a sociedade tecnológica, chegando inclusive atacar helicópteros ou homens que se aproximam de sua tribo com arcos, flechas e lanças. As malocas (como são conhecidas as tribos de índios) concentram-se na fronteira do Brasil com o Peru, próximos ao rio Envira e Humaitá.
Diante de muitos avanços tecnológicos, muitas tribos de índios ainda preferem manter-se afastada dessas tecnologias, conservando assim a sua cultura original, que é tão importante na história do nosso país.
Assista a um documentário sobre os Índios, os donos da terra.

Tags:
Publicado por Talita
Revisado em 19/11/2009

Compartilhar