Home » Tratamento

Como tratar a ansiedade

A ansiedade precisa ser tratada corretamente, pois seus sintomas podem interferir nas atividades do cotidiano e prejudicar o indivíduo.

A correria do dia a dia e os afazeres do mundo moderno estão deixando as pessoas cada vez mais ansiosas. Atividades que eram pra ser realizadas com calma hoje são sinônimos de atraso e fazem com que as famílias nem ao menos consigam desfrutar de momentos juntos, como tomar o café da manhã com calma e tranquilidade.

ansiedade-1

Mas, quando a ansiedade se torna algo mais grave e afeta a rotina nas coisas mais simples, ela precisa ser tratada o quanto antes. Vejamos:

O que provoca a ansiedade?

Como dito acima, a correria e os compromissos diários fazem com que as pessoas fiquem cada vez mais ansiosas e estressadas.

Mas, nem sempre esse é o único motivo de ansiedade, muitas vezes algum acontecimento que causou traumas faz com que o indivíduo se torne ansioso: um sequestro, um assalto, um acidente de carro ou mesmo algo que “não se espera”, esses eventos podem causar ansiedade e atingir nas atividades cotidianas.

mulher-ansiosa-olhando-a-janela

Muitas pessoas podem desenvolver até mesmo síndrome do pânico e apresentarem crises de ansiedade, o que não ocorreria anteriormente.

Sintomas da ansiedade

Os sintomas da ansiedade podem ser facilmente notados, pessoas que apresentam descontrole de suas emoções, respiração ofegante, desejos compulsivos por determinada coisa ou situação, náuseas, tonturas, enjoos, dores de cabeça, suor (mãos e pés gelados) e inquietação.

mulher-ansiosa

No caso das crianças a ansiedade pode até mesmo afetar a concentração na escola e impedi-las de realizar as tarefas escolares, algumas deixam de comer, brincar e não dormem bem durante a noite.

É importante ficar atento aos sintomas para que o tratamento seja realizado corretamente.

Como tratar a ansiedade

O tratamento contra a ansiedade pode variar de pessoa para pessoa, o que se deve fazer é identificar a origem da ansiedade, sabe se é por algum motivo ou situação em que a pessoa está passando no momento (organização de uma festa de aniversário, casamento, formatura, etc.) ou se é algo que a traumatizou (sequestro, assalto, acidente, etc.).

mulher-muito-ansiosa

As crianças muitas vezes apresentam sintomas de ansiedade quando são sobrecarregadas de atividades, escola, cursos, tarefas, aulas disso ou daquilo.

A sobrecarga nos pequenos não é saudável e poderá afetar o seu desenvolvimento, a criança se sente na obrigação de corresponder às expectativas da família e se esquece de ser criança, por isso, deixe seu filho mais livre para brincar e ser quem ele deve ser, mas lembre-se de que ter horários e uma rotina é fundamental para o desenvolvimento dele enquanto cidadão, o ponto chave é o equilíbrio.

homem-com-a-mão-na-testa

Para tratar a ansiedade é preciso uma série de mudanças, após identificar a origem do problema é o momento de mudar as atitudes, desacelerar, trabalhar menos, se comprometer em realizar atividades que não estão ao seu alcance.

mulher-ansiosa-demais

Lembre-se de que você não salvará o mundo, mas poderá salvar a sua saúde se tiver equilíbrio. Coma de maneira correta, uma alimentação saudável faz toda diferença, durma bem, beba muita água e pratique atividades físicas.

Não há fórmula secreta para se viver bem, mas sim empenho e força de vontade, mude seus hábitos e mantenha seu corpo e sua mente alinhados, desta forma você dará adeus à ansiedade e a todos os problemas que poderiam surgir através dela.

Para mais dicas e como tratar a ansiedade, assista o vídeo abaixo:

O cotidiano dos brasileiros é, em suma, estressante, fazendo com que os mesmos apresentem comportamentos semelhantes de acordo com a rotina que é cultivada, fazendo com que a personalidade seja interferida por meio das práticas diárias e, por este motivo, é necessário manter hábitos saudáveis para conquistar uma vida agradável. É comum, hoje em dia, encontrarmos pessoas que se dizem ansiosas, sendo que as mesmas costumam apresentar aflição e anseio por algo, sendo que tais indivíduos costumam sofrer com a angústia da espera e até mesmo da incerteza, fazendo com que a insegurança a atinja.

A ansiedade pode ser considerada um transtorno prejudicial, fazendo com que o psicológico fique gravemente afetado, podendo constatar consequências ao nosso corpo e mente em geral. Normalmente a ansiedade costuma causar uma vontade de que o indivíduo entre em ação, fazendo com que tal aspecto seja benéfico por encorajar a pessoa, porém, quando este aspecto aparece em excesso, faz com que os indivíduos detenham-se em suas ações, impedindo suas reações perante os acontecimentos.

O que provoca a ansiedade?

Há várias causas que podem ser constatadas como provocadoras da ansiedade, fazendo com que todas as experiências de vida e funcionamento do corpo de um indivíduo possam relacionar-se com este comportamento. Normalmente a ansiedade dá-se por natureza, sendo que este aspecto faz parte da personalidade de um indivíduo, porém pode ser, ou não, desenvolvido, sendo que caso a pessoa não busque por tratamento, a mesma continuará a sentir os desconfortos, angústia, tristeza, aflição e desespero.

É possível notar as causas excessivas da ansiedade quando uma pessoa não consegue ao menos esperar o elevador sem ficar aflita, sendo que há alguns aspectos que podem provocar a ansiedade, estando relacionados ao dia-a-dia estressante e até mesmo ao cotidiano corrido que muitos brasileiros cultivam atualmente, fazendo com que todos os minutos sejam contados e permitindo que uma pessoa fique mais ansiosa por seu desespero em cumprir com compromissos e tarefas.

A ansiedade pode ser uma doença?

A ansiedade não é considerada uma doença, somente como um fenômeno ou parte da personalidade e comportamento de um indivíduo, porém é importante buscar o tratamento adequado quando mostra-se esta característica em excesso, pois a mesma poderá causar casos mais graves. Ainda que a ansiedade não seja uma doença, este fator pode gerar uma doença, sendo que algumas complicações sérias como gastrite, úlceras, colites, taquicardia, hipertensão e cefaleia são problemas que podem apresentar origem na ansiedade.

Tratamento para ansiedade

Há vários tratamentos que podem ser buscados por uma pessoa que sofra com ansiedade, sendo que a mesma poderá apostar em medicamentos e remédios para tratamento mais rápido e eficaz, devendo buscar por auxílio médico para que o especialista possa realizar o acompanhamento de sua receita.

Consultas ao psicólogo também são ideais para os pacientes que sofrem com ansiedade, sendo que como este é um problema que parte do psicológico, a conversa e indicação por meio de um profissional da área poderá ser útil. Muitas pessoas, para que possam tratar-se mais rapidamente, costumam combinar estes dois tipos de tratamentos, tornando-o ainda mais eficaz e conseguindo resultados rápidos.

Assista ao vídeo e veja mais informações sobre a ansiedade e como tratá-la.

Tags: ,
Publicado por Lucimari
Revisado em 20/11/2015

Comente nos grupos

Compartilhar