Home » Mulheres

Como Tomar a Pílula do Dia Seguinte

A pílula do dia seguinte é usada como uma pílula preventiva. Para assim a mulher não correr risco de ter uma gravidez fora de hora.

mulher pensando

Ela não é abortiva

Apesar do que muitas pessoas pensam, a pílula não funciona como abortiva. O que ocorre é que ela age antes que a gravidez aconteça, ou seja, ela vai prejudicar o encontro entre o óvulo e espermatozoide.

E mesmo que a fecundação já tenha ocorrido ela provoca uma descamação no útero fazendo com que o ovo não seja implantado.

Como tomá-la?

É importante que seja tomada em no máximo 72 horas após a relação sexual. O método mais comum é tomar um comprimido logo após a relação sexual e deixando o outro comprimido para que seja tomado após doze horas que o primeiro comprimido foi ingerido.

Atualmente, as mulheres compram a dose única e tomam. Vale ressaltar que quanto mais tarde deixar para tomar a pílula menos chance você terá para evitar a gravidez, uma vez que ela não é abortiva.

Informações sobre a pílula

Conforme mais vezes que você a utilizada mais chance você terá de engravidar e costumam dar efeitos colaterais como o ciclo irregular da menstruação, fazendo com que torne complicado o cálculo do período fértil da mulher.

Além desse principal efeito pode dar fortes dores de cabeça, vômitos e a sensibilidade nos seios por determinado período.

Precisa de receita médica?

Apesar de ser vendida nas farmácias sem a prescrição médica, necessita sim da receita, pois só o médico poderá dizer se o remédio é adequado ou não ao seu caso. Mas como é pílula do dia seguinte e não dá para esperar, então fica ao seu critério toma-la.

Contraindicação

A pílula é indicada para quem sofre alguma doença hematológica, obesa mórbida, vascular e é hipertensa. O motivo é que os hormônios podem provocar alguns coágulos no sangue e acabar obstruindo os vasos sanguíneos.

Pílula do dia seguinte como método contraceptivo

Nem pense em usar a pílula do dia seguinte como um contraceptivo, pois além de ser rica em hormônios , ela dá muito mais efeitos colaterais do que os anticoncepcionais comuns e não protege das DSTs , isso só se faz com a camisinha.

Risco de gravidez mesmo tomando a pílula

Como todo o método contraceptivo pode falhar na sua proteção, a pílula do dia seguinte também não é diferente. Ela pode sim dar errado, mas uma coisa é certa, quanto mais cedo se é tomada, mais eficácia se tem.

 

Tags: , , ,
Publicado por Fabiano
Revisado em 12/05/2009

Compartilhar