Home » Documentos

Como tirar o passaporte pela primeira vez?

É sua primeira vez fora do Brasil? Então é preciso tirar seu passaporte! Saiba como e onde tirá-lo, e todos os documentos necessários.

Passaporte 2Tirar o passaporte pela primeira vez pode se tornar um problema pelo fato de não haver tantas informações acessíveis de maneira fácil e rápida, e por ser um processo consideravelmente burocrático.

Dessa forma, é essencial conseguir a maior quantidade de informações úteis para que os procedimentos sejam realizados da forma mais eficiente possível.

Quais são os documentos necessários para tirar o passaporte?

Passaporte em mãosA documentação para um passaporte comum é relativamente simples de se organizar, embora seja um pouco exigente.

É necessário reunir os seguintes documentos (para maiores de 12 anos): documento de identidade, o qual pode ser a cédula de identidade emitida pela Secretaria de Segurança Pública, carteira de identidade expedia pelo comando militar, carteira nacional de habilitação expedida pelo DETRAN ou mesmo carteiras de trabalho e da previdência social.

Além disso, é necessário apresentar o título de eleitor e comprovante que votou na última eleição, documento que comprove a quitação do serviço militar (para homens de 19 a 45 anos), comprovante de pagamento bancário do GRU (Guia de Recolhimento da União – taxa para a emissão do documento de viagem requerido) e o CPF.

Passaporte de emergência: o que é? Como tirar?

Passaporte de emergênciaO passaporte de emergência é um documento de viagem concedido de forma extremamente rápida a pessoas que precisem viajar, não podem esperar o prazo usual de entrega do mesmo e podem comprovar a necessidade imediata do documento.

Esse tipo de passaporte é concedido em casos de catástrofes naturais, conflitos armados, necessidade de tratamento de saúde do requerente, cônjuge ou parente em até segundo grau, para a proteção de patrimônio, a trabalho, ajuda humanitária, ou viagem de interesse da Administração Pública, em uma dessas situações o requerente tem o direito de obter seu passaporte em 24h, desde que pague as taxas necessárias.

Para obter esse tipo de passaporte é indispensável a apresentação dos documentos acima citados para passaporte comum, além de uma fotografia 5x7 colorida e recente, um comprovante da situação emergencial e o comprovante de pagamento da taxa do documento, no posto da Polícia Federal mais próximo para que seja organizado e aprovado para a concessão do passaporte.

Qual é a validade do passaporte? Como renovar?

PassaporteO passaporte tem validade mínima de 6 meses e máxima de 5 anos, entretanto possui algumas variações dependendo do tipo de passaporte e da idade do requerente, por exemplo, o passaporte emergencial tem validade de apenas 1 ano, e, em relação às crianças, o tempo varia de acordo com a idade, podendo valer de 1 a 5 anos.

Para renovar o passaporte é preciso fazer um novo requerimento e reunir novamente todos os documentos acima citados para a emissão do mesmo, adicionando a eles o passaporte vencido.

Assim, estará sujeito a nova aprovação para obter o novo documento em questão.

Por fim, caso reste alguma dúvida específica, não deixe de acessar o site da Polícia Federal para saná-la e requerer seu passaporte da forma mais eficiente e rápida possível. Lembre-se sempre de reunir todos os documentos necessários de forma organizada a fim de que o processo seja menos trabalhoso, mais ágil e concedido sem grandes percalços.

Para ficar ainda mais por dentro do assunto, assista ao vídeo do Portal Zun, Como tirar passaporte quanto custa quais documentos necessários

Tags: ,
Publicado por Viviana
Revisado em 14/11/2013

Compartilhar