Home » Relacionamento

Como terminar um namoro

Términos de relacionamentos geralmente são difíceis e dolorosos. Aqui você encontra dicas de como lidar com isso da melhor maneira.

Coração partidoQuando um relacionamento chega ao fim sempre rola um certo desconforto. Mesmo que o namoro não estivesse indo bem, e o casal tenha percebido diversos sinais disso, é comum nunca estar pronto para um término. E de fato, não deveriam estar, pois quando nos envolvemos com alguém seriamente, em geral fazemos vários planos de uma vida juntos, imaginamos que o amor é eterno e criamos muitas expectativas. Logo, quando chega o momento de separação várias dessas expectativas se tornam decepções, e neste caso, é quase impossível evitar magoas.

Desde o termino em si, até a superação do sofrimento não são fáceis, aqui deixamos algumas dicas para que isso se torne menos dolorido.

O que fazer para terminar um namoro?

Por mais que algumas vezes não se queira admitir, é fácil perceber quando um relacionamento está no fundo do poço. Muitas pessoas insistem em tentar continuar em um namoro assim, ou por amor, ou por pura conveniência. Mas uma coisa é certa é melhor sofrer de uma vez (e esperar que a dor passe), do que continuar em um relacionamento que só te faz sofrer.

Fim de namoro

Se o casal briga muito por ciúmes, irritações quaisquer, faz comparações com antigos amores, sempre tenta mudar algo no parceiro, quando não existe mais diálogo ou sinceridade, certamente o fim está próximo. E quando essa hora chegar, o melhor a ser feito é usar justamente das coisas que estavam em falta entre ambos.

Seja sincero (a), explique exatamente porque você está colocando um fim na união, sem ter medo de magoar, pois acredite, a mágoa ocorrerá de qualquer forma, mas pelo menos a outra pessoa saberá o que fez de errado e talvez aprenda com isso. Mas lembre-se de não confundir sinceridade com grosseira, além de dizer a verdade é necessário que isso seja feito com cuidado e gentileza, afinal de contas as coisas não precisam ser ainda piores.

O que fazer com o fim do namoro?

Depois de ver que o fim é inevitável, após dialogar com o parceiro em questão, esclarecer o motivo do término e por fim acabar com a relação amorosa, ainda existe algumas coisas a serem feitas. Por exemplo, se o namoro acabou numa boa, o que vocês farão? Continuaram amigos, ou simplesmente sairão da vida um do outro? Isso depende de cada um!

Coração quebrado

Algumas pessoas preferem manter uma relação de amizade com o ex, outras preferem não ver mais o antigo namorado (a), muitas vezes por acreditarem que a distância ajuda a "esquecer" o outro. Mas não importa por qual das opções você escolham, é importante manter, acima de tudo, o respeito.

Ficar com outra pessoa na frente do ex, mesmo que você nem se falem mais, é algo muito desrespeitoso. Pelo menos enquanto o término for recente, evite ficar aos beijos e abraços com outro (a) na frente do seu ex. É claro que você não precisa se resguardar e não ficar com mais ninguém! Apenas evite fazer isso na cara do seu antigo parceiro.

Fim de namoro como superar

A dificuldade em superar um namoro que chegou ao fim, depende do quanto você gosta da pessoa com quem terminou. Também depende do motivo pelo qual isso aconteceu. Enfim, cada caso é um caso. As coisas podem ser fáceis às vezes, assim como podem ser incrivelmente complicadas. Além da questão sentimentos e motivos, existe a forma de cada um lidar com sua dor.

Bonequinho de papelão

Que tal tentar ao menos simplificar um pouco as coisas?! Tente não guardar rancor, acredite, não serve para nada e só aumenta o sofrimento, pois você ficará se remoendo e nada vai mudar com isso. O melhor é realmente esquecer as coisas ruins e lembrar-se dos momentos bons, com carinho. Caso seu ex não tenha te magoado muito, vale a pena tentar manter uma relação amigável.

Assim você pode continuar a ter contato com a pessoa e aos poucos o sentimento de paixão dá lugar a um sentimento de amizade, carinho, respeito. E lembre-se de que você não morreu, por mais que esteja sofrendo, tudo tem jeito! Saia com os amigos para se distrair, conheça pessoas novas e nunca fique na fossa!

Vale ainda lembrar que por mais que você tenha amado aquela pessoa com quem namorou, se o relacionamento teve um fim, é porque nem tudo eram flores e algum motivo teve. Então não fique se lamentando, tente se livrar de sentimento e pensamentos ruins. Trate seu ex com respeito e compreensão. Mas acima de tudo tenha amor próprio. Cuide-se e saiba de todo valor que você tem. Se algo não deu certo, a culpa não é necessariamente sua. E provavelmente você ainda tem muito o que viver, e muitas coisas boas virão pela frente.

Para saber mais sobre como terminar um namoro confira o vídeo do Youtube que o Clika-me separou para você:

Tags: ,
Publicado por Maria Eduarda
Revisado em 24/09/2013

Compartilhar