Home » Dicas

Como ter uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável é essencial para evitar o ganho de peso e para garantir mais saúde. Confira informações sobre o assunto no post.

Com a correria do dia a dia acabamos não dando muita importância para a nossa alimentação, e acabamos consumindo alimentos que não nos proporcionarão nenhum bem para a saúde ao invés daqueles que garantirão longevidade. Por isso é bem importante manter sempre uma alimentação saudável.

Café da manhã

Uma alimentação saudável começa logo cedo, no nosso café da manhã. No entanto, muitas pessoas acabam não dando importância para esta refeição e acabam pulando a mesma.

É necessário lembrar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, pois é ela quem garantirá energia para desempenharmos nossas atividades.

Café da manhã.

O que comer no café da manhã

Durante esta refeição aconselha-se ingerir alimentos como frutas, sucos, pães, frios, cafezinho preto, cereais, chás, alimentos derivados do leite, tudo de forma balanceada.

Problemas como cansaço, indisposição, alteração do humor, retardo no raciocínio, fraqueza e desmaio podem estar associados à ausência de alimentação neste horário.

Colação

O ideal é não passar de três horas sem se alimentar. Então, entre o café da manhã e o almoço recomenda-se uma fruta ou uma barrinha de cereal, talvez um suco natural ou iogurte. Essa atitude fará com que seu metabolismo seja acelerado e você não chegue ao horário do almoço com tanta fome contribuindo, assim, para o emagrecimento e manutenção do peso.

Almoço

Prato de almoço.

Um erro comum na hora do almoço é dispensarmos o bom e velho arroz e feijão por lanches e salgados, os quais podem ser encontrados facilmente em bares e lanchonetes da cidade. Esse tipo de alimento possui pouco valor nutricional e costumam ser ricos em gorduras, que são extremamente prejudiciais ao nosso organismo.

Durante o almoço, dê preferência a alimentos como arroz, feijão, carnes e saladas que juntos compõem uma alimentação mais equilibrada e fornecem nutrientes importantes ao nosso corpo.

Lanche da tarde

Barra de cereal e frutas.

Esta refeição é aquela para se fazer um lanchinho saudável. Entre os alimentos mais indicados para o café da tarde encontram-se os biscoitos, as bolachas integrais, a barra de cereal, os iogurtes, os chás, o cafezinho e os sucos. Lembrando que bolos e tortas também podem ser consumidos, desde que haja moderação.

Jantar

Sopa jantar

Embora muitas pessoas tenham o costume de consumir refeições bem elaboradas nesta hora do dia, elas não são recomendadas, pois logo após o jantar você vai dormir e todo aquele alimento ainda não terá sido digerido, o que faz com que você acabe engordando. No jantar, o ideal é consumir comidas leves, como lanches naturais e sopas, os quais são de fácil digestão.

Ceia

Chá.

Antes de ir dormir algumas pessoas sentem a necessidade de comer algo. Para os adeptos à ceia recomenda-se a ingestão de um copo de suco, leite ou iogurte; chás e torradas.

Nada melhor para aumentar a sua energia e diminuir o cansaço do que manter uma alimentação balanceada e saudável. Além disso, comer bem reflete diretamente no humor, na saúde – física e mental – entre muitos outros benefícios.

Prato de comida saudável

E quem pensa que ter uma alimentação saudável é complicado demais, fique sabendo que não. A mudança de hábitos acontece gradativamente e oferece inúmeros benefícios, fazendo o esforço valer a pena.

Reeducação alimentar

O primeiro passo para ter uma boa alimentação é mudar os hábitos e a melhor maneira é através de uma reeducação alimentar. No começo pode ser mais difícil, mas os resultados são positivos.

A substituição de alimentos não saudáveis como os industrializados e de consumo rápido por refeições que incluam alimentos como frutas é o maior desafio de quem começa uma reeducação. Mas esse passo é essencial e é importante lembrar que não significa nunca mais comer um fast food, mas saber comer moderadamente.

O que mudar na alimentação

O ideal é começar sabendo o que evitar. Refeições como as industrializadas e fast foods são as primeiras a sair do cardápio. Frituras e alimentos gordurosos também devem ser cortados, assim como os doces e carnes vermelhas devem ser consumidos com moderação.

Comendo salada

Mas mudar seus hábitos alimentares não quer dizer passar fome. O ideal é comer a cada 3 horas pequenas porções. Esses alimentos precisam ser evitados e substituídos por outros como frutas, legumes, verduras, carnes brancas como frango e peixe grelhados, queijos brancos, grãos, alimentos integrais entre outros.

É importante lembrar que nada substitui a consulta com um nutricionista. O consumo de água e a prática de exercícios também são muito importantes na reeducação alimentar.

Cardápio saudável

O cardápio pode ser variado, no café da manhã e nos lanches feitos nos intervalos das refeições, podem ser consumidos alimentos como sucos naturais ou somente as frutas, torradas com queijo branco, frios como presunto ou até peru, pães integrais, iogurte natural e até mesmo leite. Ricota e água de coco também podem ser acrescentados. Lembre-se que é importante comer o dia todo em pequenas quantidades.

Frutas

Durante as principais refeições, além de evitar os alimentos já mencionados, um cardápio bem nutritivo pode ser feito. Prefira frango ou peixe grelhado ou até mesmo assado, mas nada de frituras. As verduras e legumes podem ser consumidos a vontade, como alface, brócolis, rúcula, lentilha, cenoura, pepino entre outras opções. O ideal é que o arroz seja integral, acompanhado de algum tipo de grão, como o feijão ou a lentilha.

Lembre-se que é importante fazer uma pequena refeição a cada 3 horas para ter uma alimentação saudável. Essas são apenas algumas dicas, consulte um nutricionista para ter o seu cardápio completo e adaptado para o seu organismo.

Nesse vídeo do Youtube você confere como comer bem no trabalho:

Publicado por Lucimara
Revisado em 15/03/2018

Compartilhar

Vídeos relacionados

Conteúdo relacionado

Alimentação Saudável um Guia Prático de Nutrição

Últimos Artigos. Alimentação e Crise. Saiba como se alimentar de uma forma saudável em tempos de crise sem gastar muito dinheiro e sem ter de...

18 maneiras de seguir uma alimentação saudável | Minha Vida

Ter uma alimentação saudável é essencial para alcançar uma maior qualidade de vida. O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um ...

Guia Alimentar: como ter uma alimentação saudável. PDF

3 A promoção da alimentação saudável é uma diretriz da Política Nacional de Alimentação e Nutrição e uma das prioridades para a segurança alimentar e ...

Alimentação saudável: o que é, como ter e importância ...

Saiba tudo sobre Alimentação Saudável: o que é, como ter, dicas e importância. Entenda os benefícios da boa alimentação para a saúde.

Como ter uma alimentação saudável - 6 passos - umComo

Como ter uma alimentação saudável. Passe a ter uma vida saudável! Se reconcilie com o seu corpo e comece a mudar os seus hábitos alimentares por outros que sejam ...

Alimentação Saudável - Dicas Para Você Ter Educação ...

Alimentação saudável é uma educação alimentar com o intuito de ingerir alimentos naturais diariamente. Aprenda a ter um estilo de vida saudável acompanhando ...

Como Ter uma Alimentação Saudável - Como Fazer

Como Ter uma Alimentação Saudável. Uma alimentação saudável não serve somente para perder peso ou ter um corpo perfeito, comer corretamente também previne ...

60 dicas para uma alimentação saudável - MaisEquilibrio

Se você deseja emagrecer e não sabe por onde começar pense bem, será que não é hora de adotar uma alimentação saudável? Veja 60 dicas de como ter uma ...

Como fazer uma alimentação saudável para emagrecer - Tua Saúde

Uma boa forma de alcançar mudanças permanentes e manter uma alimentação saudável é alterar pequenos hábitos de cada vez, como: Colocar sempre duas porções de ...

Alimentação saudável — Governo do Brasil

Por meio da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, o governo incentiva a população a ter bons hábitos e conscientiza sobre riscos de doenças causadas ...

Alimentação saudável. Importância de uma alimentação ...

Visando uma alimentação saudável, é possível consumir de tudo, ... Ter uma alimentação saudável é imprescindível para uma boa saúde

Como ter uma alimentação saudável - Bem de Saúde

A refeição perfeita tem entre 50% e 60% de carboidrato (massas, pães, arroz), 30% de gorduras e entre 10% e 15% de proteínas (carnes, frango, peixe). Coma frutas ...

Conheça 15 dicas para ter uma alimentação saudável | Minha ...

Conheça 15 dicas para quem quer ter uma alimentação saudável.

Alimentação Saudável - benefícios e como fazer - Tua Saúde

Algumas dicas para ter uma alimentação saudável são beber 2L água e equilibrar a quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras no dia. Veja mais.

10 dicas para uma alimentação saudável | Alimentação Saudável

10 dicas super importantes para quem quer ter uma alimentação saudável e melhor qualidade de vida.

Saúde Brasil - Home

Bons hábitos e planejamento ajudam na alimentação saudável. Criar bons hábitos e investir na organização do tempo são vitais para se ter uma alimentação ...

Bons motivos para se ter uma alimentação mais saudável ...

Um dos maiores prazeres do ser humano é comer, além de ser uma necessidade do corpo, mas para manter a saúde em dia, a alimentação deve ser balanceada e com ...

Alimentação Saudável: Alimentos, Cardápio, Receitas e Dieta

Veja como ter uma Alimentação Saudável diária, seja para emagrecer ou para viver melhor! Inclua estes alimentos saudáveis em seu cardápio e dieta hoje mesmo!

5 Passos para uma alimentação saudável - Quero Viver Bem

A alimentação saudável é essencial para evitar doenças e ter uma boa relação com o corpo. Saiba aqui como ter uma alimentação saudável em 5 passos!

10 Passos para uma alimentação Saudável - Casa Santa Luzia

Verifique os 10 passos para promover uma alimentação saudável, e escolha aqueles que podem trazer variedade e mudança de qualidade em sua alimentação. 1.

Receba novidades

Comentar