Home » Vestibular

Como se preparar para o vestibular

Passamos praticamente toda a nossa vida escolar nos preparando para o vestibular. Quer algumas dicas sobre como encarar essa difícil prova?

Alunos fazendo provaSe preparar para o vestibular é algo que deve ser feito bem antes das provas; por isso, o estudante deve dominar os conteúdos das matérias exigidas nos exames, se preparar psicologicamente, treinar a resolução de questões e cuidar da sua saúde e alimentação, além de buscar formas para controlar a ansiedade no dia do exame. Ao adentrar um cursinho pré-vestibular, o estudante deve ter em mente que deverá se dedicar ao máximo aos estudos.

Organização

Estante de livros organizadaA primeira providência a tomar é se organizar, montando uma rotina de estudos diários e, além disso, os estudantes que estão cursando o ensino médio ou um cursinho devem prestar o máximo de atenção possível nas aulas, tirar todas as dúvidas que surgirem e em casa realizar todos os exercícios aprendidos em sala de aula.

Treino e atualidades

Jovem lendo jornalPara ficar craque na redação, o estudante deve fazer ao menos uma por semana com temas e tipos variados, afinal nunca se sabe qual será o tipo de redação que o vestibular irá pedir. Fique craque em todas, pois em muitos vestibulares a redação vale e muito. É muito importante que os estudantes estejam sempre atualizados e informados sobre tudo que está acontecendo em seu país e mundo todo.

Disciplina

Pessoa disciplinadaAlém de estudar diariamente, o jovem deve manter uma rotina para a prática de exercícios, mas também é preciso descansar e se alimentar direito, por isso, aproveite as tardes de sábado e domingo para descansar, fazer atividades de lazer e sair com os amigos e durante a semana, deixe pelo menos duas horas para descanso e tente praticar algum tipo de exercício para liberar a adrenalina do corpo e relaxar. Lembre-se que passar as noites em claro estudando não ajuda, pois quando ficamos muito tempo sem dormir, o raciocínio não funciona no dia seguinte e tudo que você aprender será esquecido, então deixe as tardes livres para estudar e durma até nove horas por noite.
A alimentação também é outro fator importante para quem está se preparando para o vestibular. Durante o período de preparo para o vestibular evite alimentos salgados, doces e refrigerantes, pois causam má digestão e isso ajuda a manter o peso saudável e a faz com que você se sinta mais disposto para estudar. Então, invista em frutas, legumes e verduras, os quais ajudam no funcionamento cerebral, não se esquecendo dos peixes, linhaça e carboidratos integrais.

Tags: ,
Publicado por Tainah
Revisado em 23/07/2011

Compartilhar