Home » Emprego

Como se comportar na entrevista de emprego

Para conseguir alcançar o tão sonhado emprego, é preciso passar pela temida entrevista. Veja nossas dicas para se sair bem:

Entrevista de empregoConseguir um emprego e se destacar no mercado de trabalho é o sonho de muitas pessoas e um passo importante na vida de qualquer um. Em um mundo onde nada se conquista sem batalhas, a batalha que irá determinar seu sucesso ou não será a entrevista.

Logo, para se destacar nesse ponto crucial que é a entrevista, é fundamental adotar uma estratégia vencedora. E se você está prestes a encarar esse desafio, ou se preparando para encara-lo em um futuro próximo, confira nossas dicas e se prepare:

Como se comportar na entrevista de emprego jovem aprendiz

Jovem rapaz fazendo entrevistaA ideia de um jovem aprendiz é a de um futuro profissional que está dando seus primeiros passos, tanto no ofício, quanto na experiência.

Assim, já se imagina que o jovem não é nem muito experiente no assunto e talvez nem tenha tanto domínio na área, então fique tranquilo.

Quando é para esse tipo de vaga, o entrevistador, já não exige tanto a experência, então o ideal é caprichar em sua imagem e estar preparado para as possíveis perguntas.

Assim, você precisa estar bem vestido, mas sem exageros, e pronto para responder uma série de perguntas que irão servir unicamente para apontar que tipo de pessoa é você.

Provavelmente você já terá passado por um processo seletivo mais rigoroso que uma simples entrega de currículo, então o empregador já tem uma imagem sua, a grande questão será fazer você conciliar essa imagem com a realidade.

Para tanto, não procure subterfúgios, não se enrole, não minta, nem fique nervoso. Seja você mesmo e responda com franqueza as perguntas que lhe fizerem. Sua clareza e facilidade em se expressar também será fundamental.

Como se comportar na 1° entrevista de emprego

Mulher sendo entrevistada por um homemO primeiro emprego é de longe um dos maiores desafios na vida de qualquer pessoa.

O mercado de trabalho atualmente é bastante inflexível no quesito “experiência”. Mas se você é um dos sortudos que conseguiu a sua chance, não desperdice. Em primeiro lugar, procure na entrevista mostrar a sua vontade e disposição para trabalhar.

Boa vontade e um bom temperamento podem bater um currículo mais recheado.

Valorize seus conhecimentos, mostre que mesmo sem experiência você não deixou de se aperfeiçoar (daí a importância de estar sempre estudando). Experiência de vida também conta bastante. Mostre aspectos sobre você que podem contribuir para o bom funcionamento da empresa.

E acima de tudo, não vá com muita sede ao pote. Demonstrar desespero pela vaga pode lhe custar justamente isso.

Como se comportar na entrevista de emprego para estágio

EstágioA entrevista de estágio costuma ser mais simples por dois motivos: você já foi indicado por uma agência, na maior parte das vezes, e é algo mais direcionado, normalmente dentro da sua área de estudo.

Por isso é importante ressaltar tanto suas experiências acadêmicas quanto profissionais (se tiver). Lembre-se que muitas vezes o bom aluno é melhor que o trabalhador mais experiente.

Mas em momento algum demonstre que você sabe mais que seu entrevistador ou que você já domina tudo na área. Deixe claro que ainda está aprendendo e é humilde para desejar crescer ainda mais com o estágio.

Nesse vídeo do youtube você confere um especialista dando dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego e se sair bem:

Tags: , ,
Publicado por Andre
Revisado em 20/12/2013

Compartilhar