Home » Comportamento

Como se comportar em uma entrevista

Para obter sucesso na vida profissional, você deve portar-se adequadamente na entrevista de emprego, que é um dos primeiros passos.

mulher cumprimentando outra mulher

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e deste modo cada vez mais candidatos têm se aprimorado ao ponto de se tornarem exatamente o que o empregador deseja. E com isso nasce uma enorme competitividade onde cada vez mais difícil se torna o acesso ao mercado. Assim, é preciso estar a frente sempre para garantir sua vaga no mercado de trabalho, sendo que um dos pontos decisivos para garantir ou não sua vaga será a entrevista de emprego. Saiba mais.

Como se comportar em uma entrevista de emprego

O currículo é sua carta de apresentação quando deseja entrar em um novo emprego. Mas o verdadeiro determinante se uma vaga será ou não sua será a entrevista de emprego, pois é nela que o empregador irá avaliar o quanto pertinente seu currículo é, e se você possui o perfil necessário para o cargo.

A importância da entrevista é tanto, que pode acontecer de um candidato ser selecionado pelo resultado da entrevista ao invés dos atributos curriculares. Por isso, capriche porque a primeira impressão é a que fica, e é preciso estar o tempo todo consciente de como está sua postura, seu tom de voz, e seus modos.

candidatos para entrevista de emprego

Mas lembre que por mais que você esteja se policiando não deve soar algo não natural, é preciso estar atento ao que você faz, mas procurar se manter a vontade. Escolha com cuidado suas roupas, é importante que sejam discretas, no caso das mulheres, sem decotes e nada de carregar na maquiagem.

Os homens devem escolher sapatos fechados, calça e camisa ou uma camiseta lisa. Na sala do entrevistador lembre-se de se sentar apenas se for convidado, e mantenha o olhar nos olhos do interlocutor enquanto fala com ele. Responda com franqueza as perguntas, e procure sempre ser sincero, evitando contar vantagens ou indo além de suas habilidades.

Como se comportar em uma entrevista de estágio

A entrevista de estagio é muito parecida com a de um emprego normal, com as mesmas regras válidas, e segue os mesmos critérios de avaliação. A principal diferença é que no estágio você já segue para algo mais direcionado, cujo objetivo é completar a sua formação.

entrevistadores e candidato

Existe também uma tranquilidade maior por parte do candidato ao lembrar-se que o empregador não está procurando alguém expert, mas sim alguém disposto a trabalhar. Isso torna a entrevista ainda mais importante, uma vez que os candidatos não contam com um currículo diferencial.

Como se comportar em uma entrevista em grupo

A entrevista em grupo é para muitas pessoas a mais intimidadora, afinal, você precisa se expor para várias pessoas que nunca viu. Em todo caso, sendo inevitável, é fundamental você não perder a autonomia nem a confiança. Procure demonstrar estar seguro de si, mas sem menosprezar os demais candidatos.

candidatos em entrevista em grupo

Seja amigável, pois os avaliadores te observam desde que entra na sala. Existem dinâmicas elaboradas sem que os candidatos percebam, só para determinar que tipo de pessoa você é, logo é importante estar atento também ao que acontece ao redor.

Saiba como se comportar numa entrevista de emprego e se sair bem neste vídeo do Youtube:

Tags: ,
Publicado por Andre
Revisado em 12/02/2014

Compartilhar