Home » Informação

Como recorrer de multas indevidas

Tomou multa sem ter culpa? Não se desespere! Saiba que você pode recorrer e provar sua inocência. Atente às informações a seguir.

Multas de trânsito

Acho que não há a necessidade de grandes explicações acerca do que são multas de trânsito, mas vale a pena discorrer um pouco para deixar isso claro para os menos esclarecidos (e melhores condutores, pois sequer sabem o que é uma multa).
Aplicando multa
Há em nosso ordenamento jurídico um diploma legal responsável por disciplinar as relações de trânsito. Trata-se do CTB - Código de Trânsito Brasileiro. Nele estão previstas condutas que possam causar qualquer problema ou colisão no trânsito, e estabelecendo multas pecuniárias e sanções administrativas para quem as cometer.
Imprudencia no transito
Isso quer dizer que, se você praticar uma das condutas vedadas pelo CTB deverá pagar por isso, tanto administrativamente como pecuniariamente. Multas pecuniárias dispensam explicações, pois são as multas que afetam nosso bolso e devem ser pagas em dinheiro. Já as sanções administrativas podem ser muitas, chegando até a perda da CNH. Por isso, dirija com atenção e respeite as leis de trânsito.

Tomei uma multa o que posso fazer?

Se você tomou uma multa, antes de fazer qualquer coisa, você deve analisar a situação. Veja se você realmente mereceu levar essa multa, e então coloque a mão na consciência e procure não praticar mais essa ação. Isso pode gerar prejuízos muito além dos financeiros.
Cuidado
Mas, ainda não é o fim do mundo. Quanto você é multado por qualquer infração, antes da multa propriamente dita, você receberá uma notificação comunicando-o de que você foi multado. Essa notificação conterá os dados do veículo, seus dados e os dados da multa, como o artigo do código de trânsito que você violou. Ainda não haverá valores, pois trata-se apenas de uma notificação, mas você já saberá quantos pontos serão gravados em sua CNH (lembre-se que se alcançar 21 pontos terá sua CNH suspensa).
Download formulario der
Após o recebimento dessa notificação, você poderá apresentar uma defesa administrativa (defesa prévia). Essa defesa deve ser apresentada em um formulário próprio do DETRAN ou DER, e nela você discorrerá as razões pelas quais acredita que a multa deve ser desconsiderada. Por exemplo, caso seja uma multa inverídica, da qual você não praticou, mostre ao órgão responsável que trata-se de uma multa irregular e ela será cancelada. Faça o download aqui.

Perdi a defesa administrativa (prévia), e agora?

Calma, o mundo não acabou. Mas se você perdeu a defesa administrativa, você receberá a multa. Agora o único modo de se defender é com recurso. O único problema é que para apresentar recurso, antes você deve pagar a multa. Então, efetue o pagamento da multa e retire um formulário próprio do DETRAN/DER.
Multa sem ter culpa
Novamente mostre suas razões de recurso, deixando claro os motivos para o cancelamento da multa. Caso você saia vencedor nessa demanda, o valor será devolvido e os pontos serão excluídos de sua CNH.
Quer saber mais sobre multas? Então, assista ao vídeo que segue e mantenha-se antenado.

Publicado por Luis
Revisado em 04/02/2016

Compartilhar

Vídeos relacionados

Conteúdo relacionado

Car and Driver Brasil | Recorrer de multa indevida é ...

Então esteja preparado: saiba que você não precisa pagar por um erro que não cometeu e pode recorrer. ... multas indevidas acontecem por dois motivos.

Saiba como recorrer de multas que considera indevida ...

Saiba como recorrer de multas que considera indevida Recurso deve ser apresentado até 30 dias após o recebimento da notificação, com justificativas e documentos ...

Car and Driver Brasil | Recorrer de multa indevida é ...

No geral, multas indevidas acontecem por dois motivos. ... O proprietário pode recorrer em dois momentos diferentes: a primeira, chamada de defesa prévia, ...

Saiba Como Recorrer sua Multa (Recorra Hoje) - Doutor Multas

Mais de 45.000 pessoas baixaram o passo a passo para recorrer. Não deixe para depois!

Como recorrer a multa indevida? - Jus Dúvidas Jurídicas ...

Tem como recorrer a pelo menos uma das multas, como faço? Desculpem pelo texto longo, Aguardo respostas e desde já agradeço. Respostas 6. Seja o primeiro a seguir.

Recurso para Multa: Modelos Prontos Para Imprimir

Levei as seguintes multas como recorrer delas 17/06/2010 20:05 BRIGADA MILITAR - RS BM02087704 69120 SEM DOCTOS PORTE OBRIGAT. 53,20 RIO GRANDE DO SUL, 3440 A Vencer.

ESPECIAL: Recebeu multa de trânsito indevida? Saiba como ...

A reportagem sobre recursos de infrações, é muito importante para orientar o cidadão como recorrer de forma correta das multas. Ótima. jose disse:

Detran.mt | Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso

2018 © Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso. Todos os direitos reservados. Av. Doutor Hélio Ribeiro, 1000 - Centro Político Administrativo - CEP ...

Multa de Trânsito Indevida - jusbrasil.com.br

dpmg obtÉm antecipaÇÃo de tutela que suspende exigibilidade de multas de trÂnsito indevidas.

Multa indevida pode indicar clonagem | Gazeta do Povo

Cabe ao proprietário do veículo notificado provar que não cometeu a infração. Para o recurso, é importante guardar os comprovantes

Multas do DNIT podem ser cancelas por decisão do TRT-4 ...

Veja a Decisão do TRT-4 e saiba como recorrer multas do DNIT. Muitas multas por excesso de velocidade do DNIT foram canceladas, ... Multas do DNIT são indevidas.

multa indevida - ganhei recurso - Jus Dúvidas Jurídicas ...

Nós pagamos a multa antes de recorrer, visando o desconto, mas é triste ... quando o fiscus cobra os impostos ou multas de anos pretéritos já vem embutidos os ...

Saiba o que fazer para recorrer de multas de trânsito ...

Receber injustamente multas por uma infrações de trânsito não cometidas ... Saiba o que fazer para recorrer de multas de trânsito indevidas. Por Mariana ...

Como recorrer de multa de trânsito indevida? - YouTube

Advogado explica como recorrer de multas indevidas - Duration: 10:13. 101pontocom 8,458 views. 10:13. Loading more suggestions... Show more.

Como recorrer de multas indevidas - zun.com.br

Tomou multa sem ter culpa? Não se desespere! Saiba que você pode recorrer e provar sua inocência. Atente às informações a seguir.

Como recorrer multa - Detran SP - Recurso de Multas

Portanto, ao recorrer em primeira instância, ... Somos um site com a intenção de ajudar os motoristas que foram lesados através de multas indevidas.

recebi uma multa indevida como devo agir? | Yahoo Respostas

Fácil de recorrer, não perca o prazo de trinta dias. Tal erro acaba com qualquer multa.

Multas indevidas: como recorrer - Tudo em Foco

Multas indevidas: como recorrer - Receber multa de trânsito é motivo de dor de cabeça para muitos motoristas. Veja como recorrer no caso de punição indevida

SRZD | Saiba o que fazer para recorrer de multas de ...

08/10/2013 18h25 Saiba o que fazer para recorrer de multas de trânsito indevidas Lucas Torres. Receber injustamente uma multa por uma infração de trânsito não ...

Veja como recorrer de multas indevidas - globoplay.globo.com

Além do Detran, os motoristas também podem recorrer ao juizado especial civil da sua cidade.

Receba novidades

Comentários

  • carliane frazão araujo

    09/10/2017

    Fazer rastreamento do meu pedido
    responder
  • sonia reis

    10/10/2017

    Porque o portal do inss não me fornece meu extrato.???? quando ligo 135,/dizem que é falha sistêmica, desde agosto? deixo aqui minha indignação pelo pouco caso no atendimento. "vai até uma.agência do inss"/é só o que sabem dizer, isso quando não batem o telefone na sua cara.
    responder
  • erlam bitencourt

    13/10/2017

    Queria saber o endereço claudinha alves e cpf
    responder

Comentar