Home » Beleza

Como prevenir e tratar os pêlos encravados

Pêlo encravado ou foliculite é uma inflamação ou irritação na região pilosa em que ficam os pêlos. Pode atacar tanto a mulher quanto o homem.

Como prevenir e tratar pêlos encravados

Pêlo encravado ou foliculite é uma inflamação ou irritação na região pilosa em que ficam os pêlos. Pode atacar tanto a mulher em especial a de pele morena e a gestante (virilha e pernas) quanto o homem (pescoço ou nuca).

Causas

Pode decorrer do uso da gilete ou cera para depilação, corte ou quebra do pêlo pelo uso de roupa justa ou pelo excesso de suor. Tudo isso faz com ele  não consiga ultrapassar a pele e acabe encravando. Quando há formação de pus é sinal de contaminação por bactérias, hipótese que necessita de um tratamento feito a base de antibióticos ou até um procedimento cirúrgico.

Sintomas

A inflamação quando leve causa muita coceira, ardência e um pouco de dor. Ao ponto que vai se agravando a região começa ficar endurecida, vermelha, inchada e com pus. Se leve ou grave a pele fica escura caso que se deve usar um creme clareador (hidroquinona ou ácido kógico).

Prevenção

- Fazer esfoliação uma semana antes da depilação;

- Lavar a região antes e depois da depilação;

- Não raspar os pêlos nos sentido anti-horário;Prevenção e tratamento de pêlos encravados 2

- Usar creme depilatório e pós-depilatório;

- Evitar usar roupas apertadas;

- Não usar hidrante ou desodorante depois da depilação;

- Não tomar banhos muito quentes;

- Não esfregar a região com buchas;

- Não expor a região depilada a luz solar;

- Usar somente lâmina de barbear (não corta o pelo na raiz e assim não impede o seu crescimento).

Tratamentos

O tratamento varia de acordo com a causa da foliculite. Deve ser tratado para evitar que a infecção seja transmitida para o restante do corpo. O dermatologista pode desencravar o pêlo com uma agulha esterilizada, prescrever sabonetes, cremes ou antibióticos, usar o laser ou depilação definitiva, peelings de diamante e de cristal ou até fazer uma cirurgia.

Observação: nunca se deve fazer qualquer procedimento em casa para remover os pêlos encravados sem orientação de um dermatologista. Alguns tratamentos possuem certos ácidos que somente devem ser aplicados no inverno, pois se forem feitos no verão podem agravar ainda mais o problema.

Tags: , , ,
Publicado por Blogcamp
Revisado em 15/03/2018

Compartilhar