Home » Beleza

Como prevenir as varizes

Varizes são veias dilatadas e tortas que se formam na superfície da pele decorrente do mau funcionamento do sistema circulatório.

Varizes são veias dilatadas e tortas que se formam na superfície da pele decorrente do mau funcionamento do sistema circulatório.

Como prevenir as varizes 1

Causas da formação das varizes:

- Herança genética: a probabilidade é maior;

- Idade: a partir dos 30 anos;

- Sexo: as mulheres são mais propensas a terem varizes principalmente na menopausa;

- Gravidez: quando o útero aumenta de tamanho ele comprime as veias do abdômen e da região pélvica o que impede a subida de sangue das pernas para o coração;

- Pílulas anticoncepcionais e reposição hormonal: os hormônios danificam as veias das pernas;

- Sedentarismo: quem não pratica nenhuma atividade física impede que o sangue das veias seja bombeado;

- Obesidade: o peso aumenta a pressão das veias e dificulta a circulação (como evitar a obesidade infantil);

- Lesões nas pernas;

- Temperatura: exposição ao calor intenso dilata as veias como é o caso da sauna;

- Tabagismo: as substâncias contidas no cigarro danificam as paredes protetoras das veias (razões para parar de fumar).

Bom, agora que você já sabe quais são as causas principais das varizes, abaixo segue várias dicas para preveni-las. Siga todas as dicas para você poder usar um vestido, saia ou short sem ter vergonha de mostrar as suas pernas.

Alimentação balanceada

Coma mais frutas, verduras e legumes e carnes brancas e magras. Evite frituras, carnes vermelhas gordas e comida muito salgada.

Emagreça

Manter o peso ideal faz toda diferença para prevenir as varizes. Quanto maior o peso maior será o esforço das veias quando estiver em pé. Além disso, pode também acarretar as temíveis celulites.

Faça atividades físicas

Qualquer atividade física (caminhada, corrida, natação, andar bicicleta ou malhação) ajuda a manter o peso, emagrece, tonifica a musculatura e assim protege as veias. Mas deve ser feita com moderação para não agredir as veias das pernas.

Evite ficar na mesma posição

Quem trabalha sentado ou em pé ou que só fica na mesma posição pode desenvolver varizes. Faça um alongamento ou movimente as pernas.

Evite calor excessivo

O calor excessivo (sauna, banho quente e insolação) danifica as células da superfície cutânea e dos vasos sanguíneos ocasionando varizes, ressecamento, oleosidade e descamamento da pele. Assim, tome sol somente entre as 10h00 até as 14h00 e nunca de esqueça de passar o protetor solar.

Evite roupas apertadas e saltos altos

Aquele jeans colado, cintos e elásticos impedem a circulação sanguínea e comprimem as veias. E com relação ao uso do salto alto, alguns acreditam que causam varizes outros não. Na dúvida é bom não usá-lo.

Regulação hormonal

Mudanças hormonais durante a gravidez, amamentação, menopausa e menstruação são capazes de ocasionar varizes. Consulte um ginecologista para ele avaliar o quadro hormonal.

Use meias elásticas para varizes

São meias que apertam a perna, mas não pressionam as veias. Uma dica é usá-la no período da manhã e quando estiver deitada. Não se esqueça de verificar o tamanho da sua perna para acertar no tamanho da meia.

Tags: ,
Publicado por Blogcamp
Revisado em 15/03/2018

Compartilhar