Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Relacionamento

Como perder a timidez?

Cansado de ser tachado como o tímido da escola, da família ou do trabalho? Então, veja como acabar com esse problema e ser mais confiante.

Como perder a timidez
Considerado um problema bastante comum na sociedade atual, a timidez é caracterizada como um estado mental temporário de pensamentos negativos e pessimismo contra si próprio, em que a pessoa apresenta-se retraída, com medo da exposição e de se socializar, ocasionando em problemas de relacionamentos na escola, no trabalho e até mesmo na vida pessoal.
Em um mundo totalmente competitivo, ser comunicativo e extrovertido conta pontos a seu favor, por isso, criar algumas estratégias para melhorar a comunicação e perder a timidez é essencial para quem sonha crescer na vida pessoal e profissional:

Como perder a timidez para falar em público?

Timidez em públicoVocê é um excelente profissional, bastante produtivo e não lhe falta ideias para tornar o seu trabalho melhor, mas, na hora de expor suas ideias e apresentar seus pensamentos, a fala trava e o corpo treme? Isso é sinal de timidez, um problema bastante comum entre os adolescentes e jovens, por isso, o incentivo nas escolas é gigante, com o intuito de ensinar os adolescentes a driblar este bloqueio e falar em público.
Mas, se mesmo assim a timidez ainda persiste, a dica é encontrar o que mais lhe aflige e o porquê deste bloqueio, depois tente trabalhar esses problemas em sua cabeça e imagine pessoas à sua volta com expressão de satisfeita, amenizando a sensação de ser reprovada pelo público.
Em segundo lugar, domine o assunto, isso traz segurança e passa confiança para o público, mude seu corpo, ou seja, a timidez se manifesta com postura arqueada e movimento travado, por isso, abra os ombros, estufe o peito, respire fundo, corrija a postura e solte as mãos.

Como perder a timidez de se socializar?

Timidez de se socializarUma das maiores dificuldades dos tímidos é de se socializar em um ambiente novo, em que é cercada de pessoas novas, apresentando assim, sinais de nervosismo, suor excessivo e medo extremo.
Para perder a timidez e se socializar melhor com as pessoas é preciso seguir alguns conselhos, entre eles, ter em mente o que dizer sobre si mesmo, ou seja, quando for a algum lugar novo, pense no que as pessoas podem vir conversar com você e tenha as respostas na ponta da língua, mostre-se interessante e fale com calma, sorria porque o sorriso chama pessoas positivas e engraçadas que lhe ajudarão a ter mais confiança, seja você mesmo, mas permita com que as pessoas se aproximem, por isso, não fique isolado no canto da sala.

Como perder a timidez e ser mais confiante?

Ter autoconfiançaA pessoa tímida passa muito tempo analisando seu nervosismo e seus momentos de bloqueio que acaba se esquecendo de observar o mundo ao ser redor e meios de como se tornar mais confiante.
Para perder a timidez e se tornar mais confiante, a dica é lembrar que você não está só, pois a maioria das pessoas prefere morrer a falar em público, mude sua forma de pensar e deixe de lado os pensamentos pessimistas e negativos em relação a ações de interação social, nunca desista de tentar se socializar ou falar em público, mesmo que passe por momentos de constrangimentos, melhore sua autoimagem, autoconfiança e autoestima e, por fim, não se leve tão a sério, aprender a rir de suas gafes e defeitos é uma maneira de se sentir melhor e se tornar interessante e muitas vezes engraçado aos olhos dos outros.
Se perder a timidez está mais difícil do que se imagina, uma opção é procurar por ajuda de profissionais, como, por exemplo, um psicólogo que irá lhe ajudar a encontrar uma maneira de melhorar a timidez.
Quer saber mais sobre como perder a timidez? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Tags: ,
Publicado por Tainah
Revisado em 11/02/2014

Compartilhar



Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Comportamento

Como perder a timidez

É normal ser tímido em certas situações, porém às vezes pode ser prejudicial. Veja algumas dicas de como perder a timidez.

Timidez - pessoa com saco na cabeça

Não é nada fácil lidar com a timidez, todos os dias pessoas passam por situações que as deixam reprimidas em seu universo e não conseguem expor ou compartilhar situações. E este texto vai trazer alguns tópicos sobre este assunto, a timidez é algo comum? Até que ponto é saudável?

Estes questionamentos são feitos por várias pessoas, mas também é preciso entender qual é a visão do tímido e isso você confere a seguir, quais são as causas da timidez, como perdê-la e falar em público e qual o tratamento?

O que causa a timidez

Menino tímido com o ursinho

Existem várias causas que podem tornar uma pessoa tímida, a genética é uma delas, uma criança pode ter pais tímidos e herdar este gene, ou conviver com pessoas tímidas, a depreciação de si mesmo, faz com que o pai ou a mãe deprecie ou não confie no filho.

Pai ou mãe muito agressivos, isso faz com que o filho tenham uma visão hostil das outra pessoas, elas podem ser algum tipo de inimigo. Outra causa é a experiência de humilhações em público ou silenciosas, isso destrói o eu que está em desenvolvimento. Familiares críticos, isso também pode interferir na formação de uma pessoa, não permita palpites indesejáveis.

Problemas de família que causam vergonha, separação dos pais, mães abandonadas, caso de alcoolismo ou elementos ilícitos, entre outras, isso causa depreciação de si próprio. Famílias efetivamente frias, pessoas que não expressam sentimentos, não trocam carinhos ou elogios, quem convive em meios deste tipo sente-se incapaz de ser amando.

Como perder a timidez para falar em público

Homem resusando microfone

Falar em público até para os mais desinibidos, não é uma tarefa nada fácil, mas algumas dicas podem ajudá-lo a superar a timidez e enfrentar um auditório, sala de aula, plateia, enfim, várias situações nas quais você pode se sentir um situação de ansiedade.

Não subestime o valor de suas ideias, afinal você se preparou para seu discurso e tem muito a contribuir. Se for uma apresentação em grupo, como num seminário na faculdade, seja um dos primeiros a falar, senão o primeiro, desta forma não a tempo de desistir  e você se livra logo de um peso enorme.

Faça perguntas às pessoas que estão te ouvindo, é uma forma de se sentir seguro. Entenda que as críticas são inevitáveis, construtivas ou destrutivas aprenda a lidar com elas e nunca deixe a peteca cair, mantenha a postura, sinta-se seguro com suas palavras.

Tratamento para perder a timidez

Mulher consultando pscicólogo

O tratamento psicológico par perder a timidez consiste em algumas modalidades que são trabalhadas no paciente. Técnicas de relaxamento que ajudam a controlar a vontade de ir ao banheiro durante situações de enfrentamento, treinamento de habilidades sociais, que trabalha o comportamento, o reforçamento social e o treinamento que são situações enfrentadas fora do consultório.

Reestruturação cognitiva, ao pacientes aprendem a identificar os pensamentos disfuncionais, pensamentos negativos que estão fora da realidade, o psicólogo tenta corrigir pensamentos distorcidos, em uma situação de exposição à pessoa tímida pode imaginar várias situações e consequências sem mesmo começar o que tem que fazer.

Nesse vídeo do Youtube você confere algumas dicas de profissional sobre a timidez:

Tags: ,
Publicado por Juliane
Revisado em 05/02/2014

Compartilhar