Home » Dinheiro

Como ganhar dinheiro extra

Para quem quer ou precisa aumentar a sua renda mensal, pode seguir algumas dicas, como trabalhar com artesanato e culinária.

Dinheiro extra

A chamada economia doméstica hoje é talvez a melhor maneira de progredir de forma sustentável na sua casa. E ao se falar em economia doméstica não estamos apenas falando de guardar dinheiro e evitar gastos desnecessários, mas também em encontrar formas alternativas de renda.

Muitas pessoas demonstram um talento considerável para trabalhos manuais e para culinária, e embora para várias delas isso corresponda a um hobby, essas habilidades também podem ser a entrada para uma nova fonte de renda na sua família. Na verdade, especialistas apontam que um dos mercados que mais cresceram em 2013 foi o artesanal. E se você não quer deixar passar em branco essa chance para lucrar, confira nossas dicas.

Como ganhar dinheiro extra com artesanato

Decoração com garrafas coloridas

Em torno de trinta a vinte anos atrás, o artesanato era parte comum da vida da maioria das mulheres (e de homens também), algo passado pela tradição de mães para filhas. Embora a modernidade tenha feito esses conhecimentos serem um tanto quanto abandonados, ela também abriu vagas no mercado para uma nova área de consumo: justamente a do artesanato.

Muito mais caprichados e bonitos que muitas peças industrializadas, os trabalhos feitos à mão por um único profissional possuem detalhes de acabamento que atraem muitas pessoas justamente por essa riqueza de detalhes. Além disso, um trabalho manufaturado é sempre mais exclusivo que algo feito para o grande mercado. E muitos artesãos perceberam essa mudança e fundaram as chamadas cooperativas de artesanato.

Desde o meio dos anos 2000, as cooperativas têm crescido muito no mercado. Muitas delas começam em casas, de pessoas comuns, às vezes com os membros da família, e aos poucos vão agregando conhecidos ou vizinhos que também possuem as habilidades, e chegam ao ponto de exportarem seus produtos, ainda que sua produção seja pequena. Outra forma de se ganhar dinheiro com artesanato são as feiras, tanto do produtor, como do artesão, onde artistas em geral se reúnem em barracas para vender seus produtos. Essas feiras são abertas para quem se interessar você só precisa procurar a organização para armar sua barraquinha, e quase todas as grandes cidades do Brasil contam com uma.

Como ganhar dinheiro extra com doces e comida

Morango escondido

Somos conhecidos internacionalmente por nossa culinária, e verdade seja dita, a cozinha brasileira é uma das mais deliciosas do mundo. Alguns pratos, todavia, são ou menos comuns, ou mais difíceis de achar, seja pelo tempo que se encarregou de tira-los de nosso dia a dia, ou seja, pelo conhecimento restrito dele. Se você sabe, por exemplo, fazer doces em conserva, ou compotas, feiras de artesanato e do produtor são ótimos lugares para você vender seus quitutes, e sendo que o sabor caseiro é muito mais marcante que o industrial, muitas pessoas preferem o trabalho manufaturado que ir direto no mercado.

Mas se você entende de salgados, pães, bolos, e afins, o melhor é você começar a trabalhar com encomendas. Para iniciar o segredo é fazer público. Trabalhe com indicações, não espere que o cliente vá até você, e lembre-se que vizinhos e amigos são sempre os melhores públicos no começo.

O artesanato é muito comum em quase todas as cidades. Nesse vídeo do Youtube, você confere dicas de como você pode vender o seu trabalho e ganhar dinheiro:

Tags: , ,
Publicado por Andre
Revisado em 19/02/2014

Compartilhar