Home » Emprego

Como fazer um currículo Lattes

O currículo lattes é pedido desde o ano de 2002 para quem quer obter bolsas de mestrado, doutorado ou iniciação científica.

Curriculo LatesA plataforma Lattes do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) foi desenvolvida para abrigar de forma padronizada currículos de pesquisadores, estudantes, gestores, entre muitos outros profissionais das áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Desde 2002, esse tipo de currículo é exigido quando se pretende obter bolsas de mestrado, doutorado ou iniciação científica, já que é uma forma simples e muito utilizada de reunir e avaliar as competências dos concorrentes pelas vagas.

Para montar seu currículo Lattes, considerado um retrato da vida acadêmica do requerente ao emprego, basta acessar o site: https://lattes.cnpq.br/ e clicar em “Cadastrar novo currículo” e passar as informações corretas e atualizadas. A princípio é necessário explicitar seus dados gerais como nome, CPF, email, endereços, idiomas falados e escritos com seu nível de fluência, além de prêmios e títulos recebidos. Além disso, deve ser preenchida as seções de formação acadêmica, campo de atuação, projetos, produções artísticas, patentes e registros (caso possua algum).

Como fazer um currículo Lattes com especialização

PreenchimentoA especialização está inserida na área de formação acadêmica/titulação, assim, é preciso preencher todas as informações anteriores e adicionar o tópico de especialização quando for questionado sobre ter cursado uma ou não.

A partir desse questionamento e da resposta afirmativa, você deve preencher os dados da instituição, do curso, da duração, carga horária, título da monografia e nome completo do orientador como detalhamento.

Como fazer um currículo Lattes com mestrado

MestradoDa mesma forma, para fazer o currículo Lattes com caracterização de mestrado você deve preencher suas informações até a etapa de formação acadêmica/titulação, quando estará disponível o tópico para acrescentar o mestrado.

Nessa parte é necessário escolher o mestrado entre as opções disponíveis e preencher os dados da instituição, do curso, seu status, ou seja, se foi concluído, se está incompleto ou em andamento, além do período de curso, data de obtenção do título, título da tese ou dissertação e nomes do orientador e co-orientador, assim como as palavras chaves e área de conhecimento em que se encaixa.

Vale destacar que diferentemente do currículo Lattes, como foi dito ser um retrato específico, detalhado e esquemático da vida acadêmica e profissional do requerente à vaga de emprego, o currículo vitae é uma síntese das qualificações e aptidões do requerente, com alguma ênfase em cursos, formação acadêmica e dados pessoais do mesmo.

Plataforma LattesIndependente do tipo de currículo, é muito válido lembrar que todas as referências, de livros, artigos, projetos, prefácios, entre outros, devem ser incluídas no currículo como especificidades de cada trabalho a fim de que eles possam ser facilmente encontrados.

Por fim, use sempre informações verídicas e atualizadas na montagem do seu currículo para não ter problemas futuros. Lembre-se que o leitor do mesmo é a pessoa que te indica para o superior ou mesmo quem escolhe os contratados, assim seu texto e informações devem ser as mais precisas e bem colocadas possíveis, não para impressionar um empregador, mas para passar a imagem real de suas capacidades e aptidões, de maneira que fica mais fácil conseguir um bom emprego em um mercado de trabalho tão concorrido quanto o atual.

Ficou com alguma dúvida? Veja esse vídeo do Youtube que ensina passo a passo como se criar um currículo lattes:

Tags: ,
Publicado por Viviana
Revisado em 23/10/2013

Compartilhar