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Como fazer tapioca

A tapioca é um alimento tipicamente brasileiro com origem indígena. Possui diversos benefícios à saúde e é de fácil preparo.

 tapioca

É um alimento tipicamente brasileiro que tem origem indígena, mas que foi descoberta em Pernambuco e é feita com a fécula retirada da mandioca, substância que também pode ser chamada de goma, goma seca e polvilho. Ela então é espalhada por uma frigideira antiaderente para não grudar é aquecida. Após o aquecimento é colocado o recheio que varia entre doce e salgado, mas o sabor mais tradicional é com queijo coalho ou coco.

É uma iguaria muito comum no Norte e Nordeste do Brasil e dependendo da região encontra-se de diversos nomes, como por exemplo: beiju de lenço e beiju de massa. É um alimento rico em fibras, carboidratos e vitaminas, garantindo muita energia ao corpo, além disso, a raiz pelo qual é produzida contém propriedades que aumentam os níveis de serotonina trazendo a sensação de bem estar ao nosso cérebro.

Benefícios da tapioca

É livre de glúten, por isso pode ser consumida sem medo por pessoas que têm intolerância a essa substância, ou seja, pessoas que são portadoras de doenças celíacas. Ajuda a manter a saúde dos ossos e controlar os impulsos nervosos, é fonte de fibras vegetais, ajudando no funcionamento do intestino. Alivia e auxilia na hipertensão, além de proteger contra a doença de Alzheimer e a osteoporose.

benefícios da tapioca

Reduz o risco de diabetes do tipo II, diminui a enxaqueca e por ter baixa caloria se tornou a queridinha em diretas de emagrecimento. Contém teor de ferro que beneficia o sangue, pois essa substância é fundamental para o bom funcionamento do corpo e contribui para a produção de células vermelha impedindo assim a anemia e outras doenças que estão relacionadas.

A tapioca também tem teor de potássio que é um vasodilatador que reduz o estresse e a tensão das artérias e dos vasos sanguíneos, com isso aumenta o fluxo de sangue e reduz a pressão feita sobre o coração, reduzindo as chances de acidentes vasculares celebrais (AVC) e ataques cardíacos.

Além das funções nutricionais, a tapioca pode fazer parte de um tratamento de artrite, abscessos e edemas. Também auxilia no crescimento muscular, pois é uma rica fonte de carboidratos que podem ser usados antes das séries de musculação, pois dará energia ao corpo auxiliando nos exercícios.

É um ótimo alimento para as grávidas já que a tapioca contém quantidades significativas de Vitaminas do Complexo B, incluindo o ácido fólico, que é eficaz na redução as chances de defeitos na parte neural dos bebês.

Dicas de recheios de tapioca saudável

Recheio de tapioca saudável

Assim como qualquer outro tipo de alimento, a tapioca deve ter moderação. Ao consumir 50 gramas de massa, ingere-se apenas 70 calorias, por isso saiba escolher os recheios, do contrário esse número pode ser impulsionado e você pode acabar exagerando nas calorias.

Alguns dos ingredientes para colocar no recheio e ter uma tapioca saudável são: Queijo branco, Cottage ou Ricota, requeijão light, tomate fresco ou seco, peito de peru, rúculas, alface, couve, peito de frango desfiado e frutas como o morango, amora, framboesa, kiwi, pêssego.

Dicas de recheios de tapioca doce

Tapioca doce

Para recheios doces tem diversas e saborosas opções, coco com leite condensado, frutas com chocolate ao leite para quem gosta de bem doce ou chocolate amargo para diminuir o adocicado.

Banana com creme de avelã, castanhas com pasta de amendoim, brigadeiro, beijinho, queijo branco com goiabada e outros diversos sabores, é só você saber combinar e bom apetite.

Um prato típico da região norte e que está fazendo o maior sucesso no cardápio de quem quer perder alguns quilos, é a tapioca.

Super fácil de preparar e ainda por cima muito saborosa, a tapioca é muito utilizada para substituir o pãozinho no seu café da manhã.

Tapioca

Ela pode ser feita de diversas formas com vários recheios. Dos mais saudáveis até mesmo os bem calóricos! Mas para te ajudar, veja alguns dicas de como fazer a sua tapioca mais gostosa e saudável:

Benefícios da tapioca

A tapioca é de grande ajuda no processo de emagrecimento, já que é livre de glúten e ainda por cima tem muito menos calorias do que o famoso pão francês. Além disso, ela ajuda a melhorar a circulação, já que a goma é rica em ferro e cobre.

Fazer tapioca

Ela também possui outros itens extremamente importantes para o seu organismo, como as vitaminas do complexo B e o ácido fólico, muito importantes para a boa formação do bebê! Ou seja, essa delícia também é indicada para as futuras mamães.

Fazer tapioca 1

Dicas de recheios de tapioca saudável

Se você está pensando em colocar a tapioca em seu cardápio para ajudar da dieta, saiba que é preciso acrescentar os recheios mais saudáveis possíveis! Veja algumas dicas super bacanas e gostosas:

Tapioca de queijo cottage, chia e mel

Essa receita é ótima para quem quer um bom café da manhã com poucas calorias! Para fazer essa receita, basta misturar 2 colheres de queijo cottage, com uma colher de chia e outra de mel. Reserve.

tapioca com chia

Faça a goma da tapioca como descrita na embalagem. Normalmente, 5 colheres espalhadas na frigideira pré-aquecida. Em seguida, vire a tapioca e ainda na frigideira, acrescente o recheio já pronto.

Feito isso, você já pode fechar sua tapioca, retirar no fogo e aproveitar!

Tapioca de queijo branco com peito de peru

Outra ideia super saborosa para a sua tapioca, é recheá-la com queijo branco e peito de peru!

Para isso, faça o recheio misturando um pedaço de queijo branco bem picadinho com um tomate sem semente também picadinho e uma a duas fatias de peito de peru picadas grosseiramente. Mistura tudo e tempero com orégano e um pouco de azeite.

Tapioca com queijo

Para fazer a tapioca, siga o recomendado na embalagem, ou espalhe 5 colheres da goma em uma frigideira já quente. Vire a tapioca já consistente e acrescente o recheio, feche e aproveite!

Dicas de recheios de tapioca doce

Se você prefere saborear uma tapioca doce, você pode aproveitar e rechear a sua com doces prontos, como brigadeiro, beijinho, doce de leite, goiabada entre tantos outros.

Para ter uma tapioca doce e saudável, experimente rechear com frutas e um pouco de mel para adoçar.

Tapioca doce

Você também pode usar a sua criatividade e criar receitas incríveis!

Confira mais algumas dicas para deixar sua tapioca ainda mais gostosa.

Início do ano e todo mundo (ou quase todo mundo) está iniciando sua fase de dieta, que muitas vezes não chega nem ao carnaval (risos).

Com essa fase de dieta, muito se ouve falar em trocar algumas refeições das quais ingerimos carboidratos simples por carboidratos complexos, e entre esses substitutos quase sempre vemos a famosa nortista tapioca.

Tapioca

Nós, do BlogMail, preocupados em auxiliá-los nessa difícil e árdua dieta vamos lhe contar tudo e mais um pouco sobre tapioca. Fique conectado e saiba mais!

O que é tapioca

Tapioca nada mais é do que a fécula extraída da mandioca coagulada através do calor.

Essa substância (fécula da mandioca) também pode ser encontrada e conhecida como goma seca, polvilho ou polvilho doce.

Tapioca com queijo

Trata-se de uma iguaria vinda do norte e nordeste brasileiro, e seu recheio pode variar dependendo do gosto de quem a vai comer. Tipicamente é recheada com coco ou queijo coalho, mas você pode escolher seu recheio.

Benefícios da tapioca

A tapioca possui vários benefícios, e vamos mostrar-lhes alguns deles. Ela não possui glúten, por exemplo. Por isso pode ser consumida por pessoas que possuem intolerância à gliadina, proteína encontrada no glúten.

E essa ausência de glúten traz ainda outro benefício. Por ser baixíssima em calorias e não possuir calorias, ela é absorvida mais lentamente do que o pão francês, excelente para sua dieta!

Fazer tapioca

E mesmo assim, embora as pessoas normalmente estejam preocupadas com a perda de peso, há quem queira ganhar peso. E a tapioca também pode ajudar essas pessoas! Como já dito anteriormente, a tapioca é rica em carboidratos, porém ausente de colesterol e gorduras ruins. Outro benefício da tapioca!

A tapioca também é rica em vitaminas do complexo B, incluindo ácido fólico.

Fazer tapioca 1

Além disso, a tapioca também é fonte de vitamina K, que possui intenso papel no funcionamento neurológico, diminuindo, inclusive, as chances de desenvolvimento de mal de Alzheimer.

Dicas de recheios de tapioca saudável

Como já dito como recheio típicos da tapioca, o queijo coalho é bastante saudável e recomendado. E o melhor, pode ser facilmente encontrado em mercados e padarias.

tapioca com chia

Ricota também é outra opção bastante saudável e aconselhável como recheio de sua tapioca.

Você pode também rechear sua tapioca com banana ou morangos, que além de gostosa também a deixará bastante saudável.

Dicas de recheios de tapioca doce

Recheios doces também existem várias opções, e uma melhor do que a outra. Você pode usar leite condensado, brigadeiro ou até mesmo abusar das calorias e optar pelo bom e velho creme de avelã.

Tapioca doce

E você, qual sua dica de recheio para tapioca? Confira mais algumas dicas:

Tapioca
Tapioca é uma espécie de farinha ou goma extraída da fécula mandioca ou aipim como é chamada em algumas regiões brasileiras, de cor branca, que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais ou supermercados. Em versão prática já vem preparada, serve para lanches doces ou salgados. Para preparar é necessário: uma frigideira antiaderente em fogo brando, a farinha colocada delicadamente em todo o fundo da panela pressionando com uma colher até se transformar em uma espécie de panqueca.
Após isso é necessário rechear,  o recheio pode ser de diversas formas, desde da forma mais saudável ou da forma mais calórica.

Benefícios da tapioca

Além de muito saborosa a tapioca em rica em vitaminas, além de ajudar a  aumentar a circulação e a produção de células vermelhas do sangue, melhorar a digestão e o funcionamento intestinal, reduz o colesterol, previne o diabetes, melhorar as atividades metabólicas e protege a densidade óssea.
Tapiocas
Seu consumo periódico previne  doenças como o Mal de Alzheimer, Doenças Cardiovasculares e também manter o equilíbrio de líquidos no interior do organismo. Não contem glúten e pode ser uma ótima opção para dietas.

Dicas de recheios de tapioca saudável

A tapioca é uma ótima opção para a dieta, entretanto o recheio faz grande diferença. Termos aqui dicas fáceis de recheios super saudáveis e práticos.
Rúcula com tomate cereja. Um clássico das pizza light, é o queridinho das famosas em suas dietas, a rúcula é um alimento regulador e juntamente com o tomate cereja, possui pouquíssimas calorias.
Tapioca saudável
Queijo branco com peito de peru, a versão saudável do famoso presunto e queijo ganha destaque com a tapioca, excelente para um lanche da tarde ou café da manhã.
Peito de frango desfiado com orégano, salsinha e cebolinha. Esse recheio dispensa apresentações, além de super saboroso e muito prático é uma ótima refeição com um suco Detox para antes do treino.

Dicas de recheios de tapioca doce

Quem não se rende a um docinho? Porém em tempos de dieta é necessário cuidado e principalmente foco. A tapioca doce é um super coringa, os recheios de frutas como banana, morango, kiwi e uvas são excelentes sobremesas e quando pinta aquela fominha nos intervalos das refeições, caldos de frutas como de maracujá ou maçã com açúcar mascavo, aliados a essas frutas são realmente algo criativo e saboroso.
Tapioca1
O nosso amigo chocolate ganha versões sem lactose e sem glúten  em versão meio amargo fica realmente incrível.

Publicado por Bianca
Revisado em 21/12/2015

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