Home » Emprego

Como fazer entrevistas de emprego

Saiba como fazer entrevistas de emprego de forma adequada e eficaz, confira dicas para realizar entrevistas em grupo e em inglês.

Entrevista de emprego

A entrevista de emprego requer duas extremidades, o entrevistado e o entrevistador, enquanto um almeja uma vaga na empresa, com consciência de que tanto seu currículo quanto sua pessoa devam passar uma boa impressão, o entrevistador, deve avaliar cada perfil entrevistado, conciliando as informações ao cargo pretendido e a política da empresa.

A tarefa é tensa em ambas as partes, pois enquanto um se concentra em apresentar suas habilidades, experiências e principalmente competências, o outro deve avaliar cada perfil, durante a entrevista, anotar considerações a respeito do candidato, considerar os demais perfis e enfim determinar o escolhido são as duas equações diferentes e necessárias.

Dicas para fazer uma boa entrevista de emprego

Antes de marcar a entrevista deve haver um planejamento do que será questionado ao candidato que tenha relação à vaga que será preenchida, podendo assim elaborar as perguntas necessárias que se encaixem nos critérios exigidos pela empresa.

Avalie o currículo do candidato marcando quais são as informações que se encaixam no perfil, eliminando a necessidade de ler tudo novamente quando tiver que decidir, essa leitura deve ser feita junto ao candidato, permitindo que ele esclareça determinados pontos a respeito do que inseriu no currículo, e as possíveis anotações que tiverem relevância, devem ser feitas no próprio currículo.

As perguntas chaves de uma entrevista de emprego revelam um pouco mais sobre o candidato, permitindo observar o que exatamente será atribuído com a presença do candidato junto à empresa.

Mulher sendo entrevistada

Como fazer entrevistas de emprego em grupo

As dinâmicas de grupo normalmente são feitas por psicólogos ou profissionais de recursos humanos, e tem a finalidade de avaliar o comportamento dos candidatos com os demais em uma equipe, devendo os participantes lidar com as atividades propostas.

O entrevistador procura as pessoas que hajam naturalmente durante as atividades, podendo assim traçar melhor o perfil do candidato conciliando com as exigências da empresa.

O candidato que deseja se sair bem em uma entrevista, é ideal que tenha em mente que o perfil do funcionário que a empresa busca é uma incógnita, devendo então apresentar-se naturalmente, permitindo que o perfil seja avaliado.

Entrevista de emprego em grupo

Como Fazer entrevistas de emprego em inglês

Observar o nervosismo do candidato é algo normal que todo entrevistador faz, podendo ou não ignorar este fator, caso não seja de extrema importância atuar sob pressão, no entanto, as perguntas feitas são a respeito do conhecimento do idioma, se já trabalhou em locais que exigissem o idioma no cotidiano e as experiências que possui em relação à fluência do idioma, como intercâmbio, instituições de ensino ou quaisquer experiências, até mesmo em eventos que solicitaram o idioma em trabalho freelance.

O candidato informará no currículo o seu nível de inglês, o qual condiz com o cargo pretendido, pois na entrevista em inglês será exatamente de acordo com as habilidades apresentadas previamente no currículo, ou seja, se possui inglês intermediário, especifique isso no currículo.

Homem realizando entrevista de emprego

O entrevistador irá realizar algumas perguntas no idioma e devem ser respondidas também no idioma, para uma avaliação da pronúncia e dominação do idioma, para o cargo.

Assista ao vídeo abaixo e confira dicas de como entrevistar um candidato:

Tags: ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 14/11/2013

Compartilhar