Home » Emprego

Como falar em entrevista de emprego

Para se sair bem em uma entrevista de emprego, além de ser qualificado e competente, é preciso saber se portar. Veja algumas dicas!

Entrevista de empregoTodos sabem o quanto o mercado de trabalho está competitivo atualmente. Por sorte não parece faltar emprego para as pessoas que querem trabalhar, o difícil é você conseguir aquele cargo tão almejado.

Muitas vezes a fila de concorrentes é grande, e nessas horas além de ter um bom currículo é preciso se portar bem na entrevista.

Confira algumas dicas para se sair bem nessa situação.

Como falar bem em entrevista de emprego

Entrevista de emprego

É muito útil pesquisar um pouco sobre a empresa e o cargo para o qual você se candidatou.

Assim você já consegue saber mais ou menos como funciona a empresa, e até qual seria a melhor forma de se vestir. Visto isso, seja muito educado desde o momento que entrar até o momento de ir embora. Diga "Bom dia, como vai você?", "com licença", "obrigada, boa semana", enfim, seja agradável.

Evite o uso de gírias, palavras como "tipo", "né", "meo", "cara", e etc. Concentre-se no assunto, fale com clareza, seja direto e sincero. Não adianta mentir sobre suas qualificações, pois cedo ou tarde isso pode ser descoberto.

Como falar sobre si em entrevista de emprego

Entrevista de emprego postura corporalAo falar sobre si mesmo além de ser sincero, como já foi dito, mostre que você é profissional. Além da fala, fique atento à postural corporal (se você for mulher, não sente de pernas abertas, por exemplo). Sabe aquele tic nervoso das pernas inquietas?! Então, é normal começarmos a mexer as pernas e pés freneticamente quando estamos nervosos, mas se você perceber que está fazendo isso pare! Isso demonstra muita ansiedade.

Com uma boa postura você já ganha alguns pontos antes mesmo de começar a conversa.  Durante a entrevista, mostre seus conhecimentos e habilidades. Fale somente sobre coisas relevantes. Por exemplo, se você se candidatou a uma vaga de professor, não adianta contar que além da sua formação você também é um excelente jogador de futebol. Não fale sobre sua vida pessoal, e não coloque restrições quanto ao horário de trabalho.

Como falar de defeitos em entrevista de emprego

Entrevistando uma mulher

Uma dica sobre falar dos seus defeitos, não fale! A não ser que o entrevistador pergunte para você "quais são suas fraquezas/defeitos". E muito cuidado com a resposta. Se você é estressado, não tem paciência e nem papas na língua, por favor, não vá dizer assim, na lata! Diga de forma mais amena, algo como "olha, a paciência não é muito meu forte, mas eu sou muito controlado quando necessário".

Outra coisa muito importante: não fale mal sobre ex-chefes ou sobre situações ruins que já ocorreram em empregos anteriores. Fazer isso só serve para "queimar o seu filme".

Antes da entrevista, aproveite para conferir o endereço e o meio de transporte, caso você não saiba onde fica o local. Tenha em mente o horário e o tempo que você levará para chegar à empresa. Atrasos são muito mal vistos, não vale a pena perder um emprego porque não saiu mais cedo de casa, certo?! E depois da entrevista, controle seus impulsos de pegar o telefone nos dias seguintes e ligar para saber se foi contratado ou não. Essa atitude mostra muita insegurança. Se você passou uma boa impressão, é bem capacitado e for contratado, pode ter certeza que será o primeiro a saber. Anote as dicas e boa sorte em sua próxima entrevista!

Ter um bom currículo também ajuda na hora de garantir a vaga. Veja o vídeo Modelo de Currículo Simples do Portal Zun e saiba como montar o seu:

Tags: , ,
Publicado por Maria Eduarda
Revisado em 23/10/2013

Compartilhar