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Como evitar os enjoos na gravidez

Mulher com a mão na boca sentindo enjoo

A gestação é marcada por alguns sintomas. Tais incômodos refletem as mudanças que ocorrem no organismo feminino durante a gravidez. Por isso que é importante o acompanhamento médico regular, justamente para evitar uma complicação mais grave.

Sobre os enjoos na gravidez

Entre os transtornos que atingem as futuras mamães com maior freqüência, estão dor e sensibilidade nos seios, vontade de urinar constante, cansaço, sonolência, alterações no olfato e no paladar, sangramentos irregulares (geralmente ocorrem oito dias após a ovulação), cólica etc.

Entretanto, acredito que nenhum desses sintomas causa mais incômodo do que os temíveis enjôos. De acordo com os especialistas, a grande maioria das mulheres apresenta náuseas durante a gestação, a diferença está apenas na intensidade com que elas ocorrem.

Além disso, sua origem pode estar ligada a uma série de fatores, como alterações hormonais, questões psicológicas, problemas gástricos, causados pelo mal funcionamento do sistema digestivo, entre outros.

  • Como garantir uma gravidez saudável

Gestante tomando sucoDicas para evitar os enjoos

Se você está grávida ou pretende ter filhos, mas não quer passar por este sofrimento, saiba que existem dicas que podem evitar os indesejáveis enjôos. São sugestões sobre alimentação e hábitos do nosso dia a dia que, na maioria das vezes, passam despercebidos. Confira!

1 – Fragmente sua alimentação em várias refeições por dia; o ideal, segundo os especialistas, é comer de 3 em 3 horas. Assim, você vai evitar os exageros que, provavelmente, cometeria caso ficasse muito tempo sem se alimentar.

2 – Algumas pessoas sentem enjôos quando estão em movimento. Por isso, a dica é você mesmo ser a motorista quando for sair de carro. Controlando o veículo, dificilmente você vai ser pega de surpresa em curvas, desvios ou brecadas bruscas.

3 – Evite tomar líquido durante as refeições. Este hábito cria um bolo alimentar ainda maior, dificultando a digestão, especialmente no caso das gestantes, que levam mais tempo para esvaziar o estômago.

4 – Querido pelos brasileiros e povos do mundo todo, o famoso cafezinho deve ser evitado durante a gravidez. Isso porque o seu gosto acentuado pode piorar a sensação de náusea.

5 – Mesmo gestante, você deve investir em exercícios físicos. Fazer uma caminhada leve, por exemplo, favorece a digestão e gera outros benefícios ao organismo. Poucos minutos de atividade já são suficientes para aliviar o estresse físico e mental.

 

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Publicado por Fabiano
Revisado em 12/01/2012

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