Home » Mulheres

Como evitar o corrimento

O corrimento é um problema muito comum entre as pessoas. Veja neste artigo informações sobre como evitar o corrimento.

Mulher no ginecologista

Classificamos como corrimento um tipo de secreção que sai de dentro da vagina, é um bom indicador da saúde da mulher. Quando normal, possui consistência aquosa ou mucosa e de coloração branco leitoso, mesmo que em determinados dias ele se altere dependendo da fase do ciclo.

No entanto, embora haja esse corrimento que é natural, é necessário estar atento a outros tipos de corrimentos, os quais podem ser ocasionados por uma infecção por bactérias, fungos e outra condição que promova corrimentos característicos, apresentando queimação, dor vulgar ou lesão, coceira e colorações típicas, as quais podem ajudar a identificar a causa da infecção, facilitando seu tratamento.

Causas do corrimento

Assim como já mencionamos, o corrimento pode ser ocasionado por qualquer tipo de infecção, bactérias, fungos, infecções no colo do útero, candidíase ou doenças sexualmente transmissíveis, como herpes, sífilis ou papiloma vírus (HPV). Caso não seja tratado, o papiloma vírus pode provocar o câncer do colo do útero, dentre outras patologias, por isso é importante a consulta ao ginecologista logo que a mulher reparar algo de anormal.

Tratamentos para corrimento

Depois de diagnosticada a origem do corrimento, o ginecologista recomendará um tratamento visando a melhora do problema. Esse tratamento deverá ser seguido corretamente a fim de evitar complicações, uma vez que se não tratadas, as infecções podem ocasionar diversos problemas e até mesmo a esterilidade. Normalmente, o médico ginecologista prescreve medicamentos orais e pomadas.

Tratamento caseiro para corrimento

Além dos remédios prescritos pelo médico, também vale a pena apostar em um tratamento caseiro, o qual pode fazer com que o problema seja solucionado mais rapidamente. Aconselham-se banhos de assento e também uma alimentação saudável, que alterará o pH sanguíneo, facilitando o reequilíbrio da flora bacteriana da região.

Formas de evitar o corrimento

As mulheres devem dar preferência ao uso de roupas íntimas de algodão, e não sintética ou muito apertadas, assim como sentar em locais úmidos como beirais de piscinas e após o banho secar-se bem.

Tags: ,
Publicado por Lucimara
Revisado em 23/09/2011

Compartilhar