Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Saúde

Como evitar lesão muscular

As lesões musculares acontecem com o excesso de peso e o treino incorreto nas atividades físicas. Veja aqui alguns sintomas e tratamentos.

Quem pratica algum tipo de esporte ou algum exercício físico com regularidade já deve estar acostumado com as lesões musculares. Elas podem ocorrer por vários motivos, como pancadas, sobrecargas, ou seja, excesso de esforço físico, má postura e outras situações.

A maior parte dos atletas já estão habituados com o problema, mas é necessário que os tratamentos sejam feitos adequadamente, para que não se torne uma lesão ainda mais grave. Até mesmo as pessoas que não praticam atividades físicas podem sofrer com os problemas de lesão em decorrência de uma queda por exemplo.

O problema de lesão muscular se dá pelo alongamento das fibras dos músculos que vão além dos limites normais. São as lesões mais frequentes nos esportes, modificando de forma radical os hábitos e treinos, no caso dos atletas que tem um treino intenso devido competições.

Lesão muscular no pé.

Lesão muscular

As lesões musculares são causados devido à displicência dos atletas, onde as lesões podem acontecer devido ao treino incorreto, fadiga muscular, mesmo sobrecarga de peso, diferença de comprimento de membros inferiores e até mesmo a postura inadequada durante a corrida.

Um dos primeiros sinais de lesão muscular é uma dor muito intensa no decorrer do treino esportivo e por algumas vezes a dor pode vir acompanhada de uma sensação de estalido, podendo a dor ser variável devido à intensidade da lesão e na maioria das vezes causa a interrupção do movimento.

Sintomas do estiramento muscular

Os atletas que sofrem com o estiramento muscular apresentam alguns sintomas que não percebem que sofreram alguma lesão. Veja abaixo alguns dos sintomas:

- Deficiência de flexibilidade.
- Lesões que não apresentam melhoras.
- Desequilíbrios de força.
- Distúrbios nutricionais e hormonais.
- Infecções e dificuldades de coordenar os movimentos.

Tratamento de lesão muscular

Quando diagnosticada a lesão muscular é necessário que seja feito um tratamento adequado para que haja a recuperação adequada dos seus músculos, onde o próprio organismo se encarrega de reparar as fibras rompidas e absorver o coágulo e controlar a inflamação.

Nos casos de lesões mais graves é preciso uma intervenção médica imediata para eliminar a possibilidade de fraturas e sequelas que possam comprometer os movimentos, as quais determinadas medidas são essenciais para o tratamento das distensões.

Algumas das medidas para o tratamento das distensões pode ser a aplicação de gelo na lesão, repouso, compressão na área inchada, uso de analgésicos, anti-inflamatórios e até mesmo a elevação do membro que aconteceu o ferimento muscular.

Tags: , ,
Publicado por Fabiano
Revisado em 08/01/2009

Compartilhar