Home » Saúde

Como evitar LER DORT


O trabalho ocupa cerca de um terço de nosso dia, o outro terço nós passamos dormindo, e o restante nos dedicamos a outras coisas como comer e resolver nossos problemas, por isso é muito importante estar com a saúde em dia.

No decorrer da história o homem foi fazendo cada vez mais com que a mão de obra fosse sendo qualificada e com isso as atividades foram ficando cada vez mais repetitivas, e por volta do ano de 100 anos atrás foi identificado que certos distúrbios eram causados por esses esforços repetitivos, então foi criado o nome de LER, Lesão por esforço repetitivo, foi conhecido como a doença das tecelãs, pois com o uso dos teares elas faziam sempre o movimentos.

Outrora passou a ser conhecida como doença das lavadeiras, pois os movimentos utilizados para se lavar a roupa eram bastante pesados e repetitivos, ai então foi constatada que as dores sofridas por esses trabalhadores ocorriam devido a suas funções.

Um conceito mais moderno da LER é a DORT, doença osteo muscular relacionada ao trabalho, pois ela especifica a razão da doença, mas em termos gerais, significa a mesma coisa.
Esses distúrbios são péssimos para o funcionário, pois chega um momento em que ele não consegue nem exercer sua função direito, tendo seu rendimento no trabalho totalmente prejudicado, o que não é nada bom para o empregador, que precisa da produção dele normal.

Por isso o melhor a se fazer é se prevenir contra esses males, por exemplo fazendo alongamentos periódicos nos intervalos entre turnos, assim você estará ajudando seu corpo a aliviar as tensões, além disso uma boa postura no trabalho é essencial, assim você não fará mais que o esforço necessário. Uma boa opção é variar o método de como você faz as tarefas, tente variar entre em pé e sentado, a ergonomia é fundamental para que você tenha condições de manter a saúde em dia.

Em algumas empresas existem as chamadas ginásticas laborais, que são uma serie de alongamentos e exercícios específicos para funcionários que trabalham em funções repetitivas se em sua empresa tiver esse recurso participe, irá ajudar a manter sua saúde em dia.

Tags: , ,
Publicado por Fabiano
Revisado em 28/06/2011

Compartilhar