Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Dicas

Como evitar flatulências

Flatulências são gases intestinais que podem causar grande desconforto para o indivíduo, pois provocam a distensão abdominal.

Voluntária ou não, a flatulência é verdadeiramente inconveniente e constrangedora para qualquer pessoa, sobretudo, em ambientes e momentos não adequados. Quem é que nunca sentiu a vontade de soltar aquela flatulência em lugares impróprios e assim passou a segurá-la? Mas, antes de tudo você sabe o que significa flatulência? É nada mais do que a liberação de ar contido na porção final do intestino, os quais causam grande desconforto e que são formados pelo ar engolido durante a fala ou/e durante a alimentação ou são gases formados no aparelho digestório. Mas saiba que apenas controlar a deglutição de ar não fará com que você consiga evitar este mal que tanto te atormenta, ou seja, saiba que existem alguns alimentos que provocam e auxiliam na formação das flatulências, como por exemplo, repolho, couve, couve-flor, brócolis, cebola, aspargo, batata-doce, pepino, berinjela, pimentão, aipo e rabanete. No entanto, não é apenas a ingestão de vegetais que provocam o aparecimento de flatulências, mas também a ingestão em excesso de leguminosos (lentilha, feijão, grão de bico, ervilha, soja e outros), carnes defumadas ou muito temperadas, peixes, ovos cozidos, queijos maduros, frutos do mar, doces, bebidas gasosas (cervejas, espumantes, refrigerantes e outros), açúcar mascavo ou branco, adoçantes artificiais com sorbitol.
Entretanto, é indicado que você evite falar muito durante as refeições, comer rápido e mastigar pouco, já que tais hábitos podem auxiliar na maior ingestão de ar. Então, para evitar flatulências é preciso que você coma devagar e evite falar durante as refeições, além de preferir alimentos fonte de fibras e beber bastante líquido. E é claro, não ingerir os alimentos que auxiliam na produção de flatulências, os quais foram citados logo acima. Uma alternativa que poucos sabem é que caminhar após as refeições estimula a movimentação intestinal, e assim facilita o seu funcionamento e, consequentemente evita o surgimento de gases. Mas como existem os alimentos que auxiliam no aparecimento de flatulências, há também os alimentos que não provocam este tipo de desconforto, como chá concentrado de salsinha e salsão, iogurtes, maçã, e frutas perfumadas como pêssego e pêra sem casca e bem maduras. Além disso, estes alimentos citados que contribuem para a não produção de gases contribuem para a redução de odores das fezes.
No entanto, casos de flatulência em excesso acompanhada de diarréia ocorrem juntamente com intolerâncias alimentares, sendo que a mais comum dentre elas está à intolerância a lactose. Mas quando a flatulência parecer anormal, isto é, estiver associada com fezes posteriormente amolecidas ou líquidas, o problema pode estar relacionado com a dificuldade de absorção de alguma substância, como o glúten.

Tags: ,
Publicado por Maikon
Revisado em 05/11/2010

Compartilhar