Home » Dicas

Como evitar cravos e espinhas


A presença de acne é muito comum entre adolescentes e jovens, as pequenas erupções na pele trazem desconforto e as vezes até dor, conhecida também como espinha a acne pode trazer também grandes transtornos psicológicos.

O corpo humano produz naturalmente secreções sebáceas para manter os pelos hidratados e com a unidade ideal, esse sebo é produzido nas glândulas sebáceas que ficam embaixo dos pêlos, porém quando o folículo capilar é obstruído por alguma sujeirinha ou qualquer outra impureza, com isso a pele entra em processo inflamatório, assim gera as famosas e incomodas erupções conhecidas como espinhas.
De maneira geral as espinhas não geram nenhum problema mais grave para a saúde, mas podem incomodar bastante quando o assunto é estética e beleza as acnes são grande agravante. Pois no mundo dos jovens e adolescentes qualquer detalhe se torna um pesadelo, fazendo muitas vezes com que as pessoas se afastem dos grupos que freqüentam ou tenham vergonha de sua aparência.

Dentro de nossa alimentação, podemos notar fatores que podem agravar ou amenizar o problema com acne, por exemplo, quando consumimos alimentos muito oleosos temos mais tendência a absorver esse óleo e fazer com que nossa pele fique oleosa. Comer verduras e comidas leves ajudam a manter uma pele limpa e saudável, chocolate deve ser evitado, assim como amendoim que é bastante oleoso.

Para cuidar da pele o suficiente é lavar bem o rosto várias vezes por dia, assim você estará garantindo que os folículos capilares não estão obstruídos, diminuindo consideravelmente a chances de ocorrer alguma erupção na pele.
Fatores hormonais estão diretamente ligados ao aparecimento de espinha, por isso se for notado uma erupção anormal as outras pessoas é necessário se procurar um médico dermatologista, pois em alguns casos ele pode indicar o tratamento com medicamentos orais que possuem um efeito muito mais forte e devem ser utilizados somente em alguns casos e com rigoroso acompanhamento médico.

Tags: , ,
Publicado por Fabiano
Revisado em 03/05/2011

Compartilhar