Home » Comportamento

Como evitar comportamentos autodestrutivos

Acontecimentos ruins que fogem ao nosso controle, é algo recorrente em nossa vida. Lembre-se o que deve ser mudado é a maneira de encará-los.

A momentos em nossas vidas em que associamos os acontecimentos ruins à fatores externos, mas surpreendentemente grande parte dos problemas tem apenas um culpado, nós mesmos.

Por isso é muito importante aprender a lidar com os sentimentos, desenvolver um profundo autoconhecimento e superar algumas atitudes que podem ser autodestrutivas.

Evitar maus hábitos

Tudo se inicia com uma pergunta. Será que podemos nos livrar dos maus hábito?

Cientistas Behavioristas, aqueles que estudam o comportamento humano dizem que assim como podemos aprender adquirir maus hábitos, podemos aprender a evita-los, bem como deixá-los. É uma questão de perseverança e ação.

kppplkppk

Algumas atitudes podem render bons frutos.

  • O primeiro passo é admitir que você possui um hábito que não agrega nenhum valor a sua vida. Questione-se se o que tem feito te faz bem, se incomoda aqueles que estão por perto. E por fim aceite para caminhar em rumo ao sucesso.
  • Substitua o Joio pelo Trigo. Tire o que há de ruim em sua vida e coloque algo bom no lugar, se você tem o hábito de fumar, mude, passe a nadar, correr ou fazer outros esportes ou atividades que ajudam a relaxar e seja benéfica. Aproveite o tempo das atividades nocivas para algo produtivo.
  • Peça ajuda. Não se sinta envergonhado, procure os amigos, a família para contar sobre o processo que está submetido. Peça ajuda para que não lhe deixem cair novamente e encontre apoio para eventuais situações de recaídas.
  • Seja realista. Não pense que alguns hábitos conquistados em anos vão desaparecer da noite para o dia, portanto tenha paciência e seja persistente.
  • Por fim, meça seu desempenho. Pare sempre por alguns minutos do seu dia para refletir sobre seu progresso. Identifique possíveis causas de retrocesso e como acabar com elas.

klokkpjokpjko

Evitar pensar negativamente

Dentro de muitas atitudes que se incluem no quadro de autodestrutivas, o pensamento negativo certamente é um dos perigosos. Por isso aprender a evita-los é essencial. Para tal é necessário ter muita disciplina.

Primeiro vamos definir o que podemy ser pensamentos negativos.

“Eu não quero que isso de errado”. Mesmo parecendo que o desejo da frase é para que algo de certo, o NÃO perde o valor segundo os teóricos que acreditam no poder do universo. O livro O Segredo ensina que o universo vai esquecer o não e interpretar o restante, formando “Eu quero que isso de errado”.

ooooooo

Aqueles pensamentos comuns como: “não sei se isso vai dar certo”, “e se a gente sofrer um acidente no caminho”, “e se nos perdemos” são todos pensamentos que induz ao erro e são eles que devemos evitar.

A receita não é mágica, você deve se policiar para toda vez que esses pensamentos pairar sobre sua cabeça, mudar o foco. E isso deve ser constante até o momento que se tornar orgânico.

Evitar se vitimar

Colocar a culpa de tudo nos outros e não assumir a responsabilidade é um ingrediente importante para o fracasso.

Dessa forma você nunca vai descobrir a verdadeira causa dos problemas e por sua vez não terá meios para resolver, entrando em um ciclo infinito.

Por fim, fica uma dica importante. Aprenda a lidar com as consequências de suas atitudes e passe a ser mais respeitado e feliz. Veja mais sobre comportamentos psicológicos no vídeo a seguir:

Homem caminhando em estrada
Comportamentos autodestrutivos podem prejudicar - e muito - a sua vida, além também de prejudicar a vida de quem está ao seu lado. Afinal, quem tem esse tipo de comportamento acaba sofrendo sozinho, já que as pessoas costumam evitar pessoas que tenham pensamentos negativos.
Por esse motivo, é sempre bom manter o pensamento positivo e usar algumas dicas para mandar esse comportamento autodestrutivo para longe! Afinal, nada melhor do que viver de bem com a vida é consigo mesmo, não é mesmo?
Confira agora algumas de nossas dicas para melhorar a sua vida:

Evitar maus hábitos

A primeira dica é fundamental! Maus hábitos podem ser o começo de tudo! Então evite-os!
Escrevendo em lousa
Entenda como maus hábitos, comportamentos que afetam a sua vida, o seu relacionamento social ou amoroso, e até prejudicam o seu desempenho no trabalho.
Por exemplo, o hábito de beber em excesso causa sérios danos físicos e morais, por isso deve ser evitado. Assim como falar coisas sem pensar ou grosseiramente.
O correto é que você faça um exame de consciência e pense em tudo o que você faz e que está te prejudicando. Depois desse exame, liste tudo o que você precisa evitar.

Evitar pensar negativamente

O pensamento atrai muita coisa, tanto coisas boas como coisas ruins. Por isso é indicado que você evite pensar em coisas ruins.
Comportamentos autodestrutivos começam com um simples pensamento errado ou apenas por imaginar algo que nem chegou a acontecer.
Positividade
Lembre-se que energia positiva, atrai energia positiva! Então ao perceber que algum pensamento maligno se aproxima, já comece a pensar em coisas boas, como algo que te fez feliz ou até mesmo uma pessoa em especial.

Evitar se vitimar

Uma atitude autodestrutiva e que muitas pessoas acabam fazendo, é se fazer de vítima.
mulher pensando na vida
Além disso é algo extremamente feio, se fingir de vítima para tirar proveito de algo só atrapalha ainda mais o seu desenvolvimento. Por isso o correto é se colocar no seu lugar ideal, nada de fingimentos!
Além do mais, as pessoas não gostam de quem se faz de vítima ou ainda de pessoas que acabam fingindo ser o que não são. Isso também prejudica o seu relacionamento social, atrapalhando a sua vida no trabalho, amorosa e até mesmo dentro do seu círculo de amizades.
Se você quer ser uma pessoa melhor, positiva e viver bem, o primeiro passo é esse! Evitar comportamentos autodestrutivos é chave para começar a se sentir melhor consigo mesmo e consequentemente com a sociedade.

Tags: , ,
Publicado por Bianca
Revisado em 16/03/2016

Compartilhar