Home » Dicas

Como evitar bullyings nas escolas

Quando percebemos que uma criança é vítima de bullyings nas escolas, mais recomendado é procurar a direção da instituição como solução.

BullyingUma das perguntas que mais se faz, principalmente por profissionais da área da educação, é como evitar bullyings nas escolas. Infelizmente esses casos geralmente não acabam bem, isso constatou-se através de casos divulgados pela mídia, são diferentes ocorrências causadas pela violência físico-psicológica, como por exemplo, suicídio de adolescentes. Por esses e outros motivos que os pais devem sempre ficar atentos às mudanças de comportamento do filho. Procure conversar com ele transmitindo confiança e o máximo de segurança possível. Caso ele não lhe informe nada, procure levá-lo a um psicólogo, pois seu filho pode não se sentir à vontade para contar o problema que ocorrem nas escolas, para evitar.

Para saber mais sobre como evitar bullyings nas escolas veja abaixo algumas informações.

O que é bullying

agrecedoresBullyings são ataques psicológicos ou físicos, intencionais e repetitivas praticados por um indivíduo ou por um grupo de indivíduos que ocorrem na maioria das vezes em escolas, com a finalidade de intimidar ou agredir o outro - ou o grupo - incapaz de se defender de tal agressão. Os agressores geralmente possuem personalidade autoritária combinada com forte necessidade de controlar ou dominar o outro, principalmente as crianças tímidas ou quietas demais em escolas.

Características de quem sofre o bullying

Crianças que sofrem o bullyingOs sintomas que podem evidenciar que seu filho está sofrendo bullyings nas escolas envolvem reações como dor de estômago, dor de cabeça, náuseas e insônias frequentes. O isolamento causa baixo rendimento nas escolas, conflitos entre irmãos e autoagressão também podem ser alguns indícios. Se seu filho possui algumas dessas características, fique atento e procure manter um bom diálogo com ele com o intuito de evitar.

Como evitar o bullying

Pai e filho Para evitar que seus filhos sofram ou pratiquem o bullyings, é preciso desempenhar um papel muito importante para evitar. Deve-se sempre ficar atento a quaisquer sinais que possam denunciar o bullyings, diariamente com o intuito de evitar, os pais tem que perguntarem aos seus filhos como foram os dias nas escolas e analise a expressão e o olhar dele, pois os pais sabem bem quando os filhos estão felizes ou não, se estão ou não mentindo, para conseguir evitar. Fique sempre atento ao que ele diz e estreite a relação de amizade entre vocês e principalmente com as escolas, tudo isso com o intuito de evitar o problema.

Os professores também desempenha um ótimo papel para evitar bullyings nas escolas, ele pode identificar qual aluno está sofrendo ou praticando bullyings. Os educadores nunca devem tomar atitudes precipitadas ou que cause o constrangimento à criança, converse com seu aluno e busque uma maneira de deixá-lo à vontade para que fale a respeito das agressões seja físicas ou verbais com o intuito de evitar.

O melhor a se fazer caso seu filho seja vítima de bullyings é procurar a direção das escolas, pois será através de um trabalho em conjunto – entre escolas e famílias - que os procedimentos cabíveis serão tomados.

Tags: , ,
Publicado por Haline
Revisado em 30/09/2010

Compartilhar