Home » Beleza

Como evitar a queloide

Saiba como prevenir e evitar o aparecimento da queloide em diversas partes do corpo ou em situações específicas que geram maior risco.

Queloide

Diferentes procedimentos são aplicados em nosso corpo para que este possa ficar mais bonito ou saudável, dependendo da necessidade e até mesmo do desejo das pessoas, variando de acordo com cada indivíduo, permitindo que possamos recorrer aos processos mais variados para eliminar complicações e problemas que são apresentados pelo corpo.

Como evitar a queloide na orelha

Muitas pessoas possuem piercings na orelha, estes são os mais frequentes para o aparecimento de queloide, fazendo com que a prevenção seja necessária para que este problema não ocorra. A melhor dica é realizar a higienização, sendo necessário seguir todas as indicações que forem dadas por seu body piercing, já que o especialista poderá lhe indicar corretamente quantas vezes lavar e quais os produtos que devem ser utilizados para a correta higienização.

Para prevenir-se, é ideal usar pomadas ou outros produtos higiênicos que tornam o processo de cicatrização ainda mais rápido, uma das escolhas mais frequentes de várias pessoas que possuem piercings na orelha.

Homem mostrando a orelha

Como evitar a queloide na tatuagem

A tatuagem sofre o mesmo processo que o piercing, porém em uma região maior, facilitando o aparecimento de queloides caso seja mal tratada. É ideal fazer a higienização correta, sendo feita normalmente com sabonete antibactericida que deve ser aplicado no local, além de pomada cicatrizante constantemente por um determinado período de tempo, fazendo com que a pele esteja protegida.

Outra dica é não expor a tatuagem ao sol, sendo que, com os raios solares, a possibilidade da formação de queloide é ainda maior, podendo acarretar os problemas temidos, devendo aguardar um tempo para que seja possível tomar sol novamente.

Mulher cuidando da tatuagem

Como evitar a queloide na cesárea

A cesárea, por ser um processo que envolve cortes e cicatrização, também é um procedimento que está sujeito ao aparecimento de queloide, sendo necessário realizar o devido tratamento não expondo a região ao sol. A utilização de bandana elástica e fita de silicone também são ótimas dicas para uma mulher pós-cesariana, sendo que isto fará com que a circulação de sangue seja menos intensa, sem a produção de colágeno, constante.

Cremes com corticoide também podem auxiliar, inibindo o estimulo à produção de colágeno, do mesmo modo que as pomadas de silicone também são ótimas opções, devendo aplicar uma fina camada no local.

Como evitar a queloide pós-cirurgia

Por também tratar-se de um corte em alguma região do corpo, os processos para evitar a queloide pós-cirurgia são idênticos aos procedimentos da cesárea, podendo aplicar os mesmos produtos e evitando o banho de sol.

A queloide é uma complicação que pode ocorrer quando há algum tipo de procedimento que envolva cortes ou furos, necessitando do processo de cicatrização, fazendo com que este pequeno problema possa aparecer formando um tecido acima da região que está sendo cicatrizada, com o crescimento em excesso do tecido de um local que está em processo de cura total, fazendo com que a estética não fique agradável, havendo várias maneiras de evitar a queloide de acordo com o procedimento que foi realizado para a obtenção da mesma.

Assista ao vídeo abaixo sobre a formação do queloide:

Tags: ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 31/10/2013

Compartilhar