Home » Saúde

Como evitar a obesidade

A obesidade é uma doença que esta cada vez mais comum, afinal as pessoas deixaram de lado a alimentação saudável e tornaram-se sedentários.

A obesidade é uma doença que atinge a diversas pessoas que colocam em risco não somente seu aspecto físico, mas também seu bem estar. Para evitar a obesidade, é necessário que o indivíduo adote alguns hábitos que favoreça a sua saúde como, por exemplo, uma alimentação composta com todos os nutrientes necessários para o corpo com dietas feitas por um nutricionista.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a obesidade deve ser tratada como doença, pois causa inúmeros transtornos na vida de quem está acima do peso. Doenças como depressão, problemas cardíacos e alguns tipos de câncer podem ser ligados a obesidade. Além disso, os obesos são mais desanimados, e muitas vezes não conseguem desempenhar bem suas funções, devido ao excesso de peso, que pode prejudicar tanto a vida particular quanto a o desempenho dessas pessoas no trabalho.

Dicas para evitar a obesidade

Menina comendo lanche calórico

 

Aqueles que querem perder alguns quilinhos não apenas por questão de estética, mas que também buscam garantir a sua saúde pode conferir abaixo algumas dicas para evitar a obesidade.

- Praticar exercícios físicos em uma academia com a ajuda de um profissional desta área ou fazer pequenas caminhadas ao longo do dia auxilia na perda de peso.

-Alimentos gordurosos como frituras, fast food, doce e refrigerante devem ser ingeridos em quantidade moderada.

- Invista em alimentos ricos em fibras como frutas, legumes, verduras, grão-de- bico, feijão, soja, lentilha, entre outros.

-Faça suas refeições em horários corretos sendo: o café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Médico Endocrinologista

No vídeo acima você pode conferir outras informações sobre obesidade.

Obesidade infantil

Menina comendo maçãs

A obesidade não atinge apenas aos adultos, mas também as crianças sendo na maioria das vezes fator hereditário. No entanto cabe aos pais acompanhar a alimentação de seus filhos e incentivar o consumo de alimentos saudáveis.

Os pais devem elaborar refeições com alimentos variados e investir nos legumes, verduras e frutas.

A obesidade senão tratada logo pode desenvolver doenças crônicas como a diabetes, dislipidemias, hipertensão e doenças cardiovasculares como AVC e o infarto.

Além de um cardápio composto por alimentos saudáveis os pais devem incentivar as crianças a praticar algum esporte como futebol, basquete, natação, vôlei, entre outros, ao menos duas vezes por semana.

Fique atento

Existem diversos medicamentos que auxiliam na perda de peso, no entanto antes de utilizá-los o indivíduo deve consultar-se com um médico para que o mesmo indique qual é o melhor tratamento.

Tags: ,
Publicado por Fabiano
Revisado em 19/03/2010

Compartilhar