Home » Mulheres

Como evitar a gravidez?

casal de namorados
A gravidez, com certeza, é um momento sonhado na vida das mulheres de maneira geral, porém deve acontecer na hora certa quando o casal estiver com condições financeiras e psicológicas para ter um filho. Na maioria das vezes a gravidez ocorre de maneira indesejada, seja por falta de orientação ou cuidados entre o casal no momento da relação sexual. A gravidez na adolescência se tornou um problema para as meninas, já que alguns adolescentes não dão tanta atenção para as informações sobre esse assunto, é comum que nessa fase tanto os meninos quanto as meninas pensem que a gravidez é uma realidade muito distante e então erroneamente acham que nunca vai acontecer com eles, e então cometem o erro de se envolverem sexualmente sem nenhuma proteção.
Os métodos contraceptivos são, atualmente, bastante informados através de meios de comunicação para assim a população evitar a gravidez indesejada. Os meios mais conhecidos são a camisinha que é considerada o método mais seguro contra doenças sexualmente transmitidas e para evitar a gravidez, as pílulas anticoncepcionais que devem ser ingeridas corretamente todos os dias com uma recomendação de um médico ginecologista, as injeções hormonais que são a base de hormônios que impedem a ovulação podendo resultar em irregularidade na menstruação, as esterilizações tanto masculina quanto feminina são recomendadas apenas para aqueles que não pensam em ter filhos definitivamente pois muitas vezes não é reversiva, principalmente a esterilização feminina. Outros métodos como o DIU (dispositivos intra uterino) ou diafragma também são considerados métodos contraceptivos mas não possuem tanta eficácia, sendo menos recomendados e menos utilizados.

A pílula do dia seguinte não é um meio contraceptivo, e sim abortivo, pois a partir do momento do ato sexual já vai ter ocorrido a fecundação do óvulo com o espermatozóide, assim um novo ser já vai estar iniciando a sua formação dentro do útero da mulher, quando é ingerido a pílula do dia seguinte, ele agirá como um aborto. Métodos contraceptivos são todos aqueles que previnem a fecundação, portanto essa pílula não é chamada de contraceptiva. Para quem deseja utilizá-la, deve ingerir em até 48 horas depois da relação sexual, lembrando que quanto antes tomá-la mais eficaz será o resultado. Tantos as pílulas quanto as camisinhas são facilmente encontradas em farmácias, as camisinhas são comercializadas em lugares mais amplos, não somente em farmácias. Porém, os outros meios devem ser consultados com um médico especializado na área.

Tags: ,
Publicado por Fabiano
Revisado em 28/01/2011

Compartilhar