Home » Dinheiro

Como economizar mais dinheiro

Precisando economizar mais dinheiro? Confira dicas simples e práticas para manter as finanças em equilíbrio e poupar o máximo possível.

Cofrinho em praia

Hoje em dia quem não deseja economizar? Acreditamos que todo o mundo por motivos variados desejam investir, progredir de vida, viajar, ter a sua inteira disposição muitas coisas boas que a vida oferece e pode sim conseguir tudo, mesmo ganhando pouco, tudo depende de como faremos e quais são os pontos focais. E como não podemos deixar você na mão e com muitas dúvidas na cabeça listamos algumas dicas sobre itens que deixa todo o mundo de cabelo em pé.

Como economizar mais dinheiro com combustível

Não adianta fracionar, colocar combustível gradativamente porque os preços oscilam a cada dia e posto de abastecimento sendo assim: Deixem seus pneus sempre calibrados isso gera mais estabilidade ao veículo e exige menos dele, desta forma a economia é garantia. Pode parecer mentira, mas a distribuição do peso interno revolve muito, um veículo lotado e pesado exige muito, pede mais combustível para seguir em frente, então nada de sobrepeso. Para os carros com ar-condicionado utilizem em momentos de extrema necessidade porque eles sugam 20% do combustível, quando utilizar, deixe os vidros fechado e após a refrigeração do ambiente desligue. Não acelere desnecessariamente e aproveite as promoções de postos conhecidos e com boas procedências.

Como economizar mais dinheiro com roupas

Pessoa customizando roupa

Para algumas pessoas é questão de sobrevivência ter roupas de grife, mas tudo depende do seu orçamento, e existem aqueles que não dão importância para as marcas e sim pela qualidade e bom gosto. Para isso comprar direto da fabrica é uma boa opção, outra dica é comprar com amigos e familiares por atacado, mesmo sendo assim são possíveis que cada um escolha o que deseja. Comprar em lojas de confecção própria, nos grandes centros é uma excelente oportunidade para quem quer economizar.

Customizar as suas peças, pintando, bordando deixando-a diferente também pode ser uma ótima opção. Não fique sem jeito de aceitar roupas usadas de outros, aceite e as modifique, em muitos brechós é possível encontrar excelentes peças com preços incríveis. Nunca desfaça de peças coringa e roupas que nunca saem de moda como o tubinho preto, calças jeans, jaquetas e etc. esta é uma excelente forma de manter o visual gastando pouco.

Como economizar mais dinheiro com alimentação

Pessoa em supermercado

Aqui é necessário entender como está a sua alimentação e rotina, você e sua família adoram uma besteira? Gastam muito com carnes? Adora comer fora? Finas de semana é lei a pizza? Gosta de comprar comida pronta e se poupar do trabalho de cozinhar? Bom, tudo isso tem que acabar.

Dê mais importância para a sua saúde e bolso, gastando menos no açougue e comprando mais na feira e sacolão. Elabore um plano alimentar, crie um cardápio de acordo com a sua realidade e não de acordo com a vontade. Faça das sextas o dia da sobra, onde comemos de tudo um pouco da semana, os americanos fazem muito isso. Opte por lanches caseiros e mais baratos, acrescentes estas possibilidades ao cardápio. Opte por opções únicas como nhoque feito com batata e um simples molho ele dispensa mais completo sendo um ótimo prato principal. Crie o dia da salada, da massa, das sobras, das frutas a improvisação é a melhor opção.

Tags: ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 08/10/2013

Compartilhar



Home » Dinheiro

Como economizar mais dinheiro?

Para economizar mais dinheiro é preciso tomar algumas medidas básicas, substitua os gastos desnecessários e priorize as contas fixas.

moça segurando cofrinho de porco

Para muitos, rico é quem ganha mais. Mas será que é só isso que conta para conseguir uma boa situação financeira? De acordo com o conceito mais generalizado, o maior indicador para quem alcança o sucesso é ganhar muito dinheiro. Trabalhar mais, ter o próprio negócio, enfim, buscar fazer de tudo para ampliar o patrimônio. Mas como explicar casos de pessoas que conseguem ter carro, casa, manter e ampliar suas posses com rendimentos financeiros iguais ou até menores às outras pessoas que não conseguem estes resultados?

A maioria de nós desconhece – ou despreza – um dos princípios mais importantes em relação à educação financeira: não importa o quanto você ganha, mas sim o quanto gasta. Assim, cortar gastos supérfluos e racionalizar os demais é essencial para quem está correndo atrás de realizar seus sonhos com qualidade de vida.

Como economizar mais dinheiro com combustível

Pela grande necessidade em usá-lo, os gastos com o carro tomam uma grande fatia do orçamento doméstico, pelo seu próprio custo e depreciação, manutenção, impostos e, claro, combustível. Seja gasolina, álcool, diesel ou GNV (gás natural veicular), é possível diminuir essa conta prestando atenção a alguns pontos:

abastecendo

Calibragem dos pneus

Verifique pelo menos uma vez por semana, seguindo as orientações do manual do proprietário. Pneus murchos, além de gastarem irregular e precocemente, geram um consumo maior de combustível por obrigarem o motor a um esforço maior para movimentar o carro;

Vidros fechados

Rodar com as janelas abertas, principalmente na estrada, causa um maior arrasto aerodinâmico, “segurando” mais o carro e acaba por gastar mais combustível;

Manutenção/limpeza em dia

Peças em mal estado e falta de higienização adequada geram maior atrito e exigem mais força do motor, além de, possivelmente, ocasionarem a necessidade de trocar outros componentes atingidos pela ausência de manutenção no prazo correto;

carro amarelo

Ar condicionado

Por extrair potência do motor para funcionar, o ar condicionado gasta mais combustível ao funcionar. O indicado é usá-lo somente em caso de necessidade, e em períodos intercalados;

Dirigir economicamente

Acelerar bruscamente, esticar demais as marchas e abusar da velocidade, entre outras coisas, aumenta bastante o consumo do carro. Também ajuda planejar o caminho visando fugir do trânsito mais pesado.

Como economizar mais dinheiro com roupas

O vestuário é outra fonte importante de gastos no orçamento da família. Pode-se enquadrá-lo como necessidade básica, principalmente em se tratando do essencial, mas é preciso atenção para evitar o consumismo excessivo e supérfluo, estimulado por promoções e liquidações.

comprando roupa

Como em todas as outras coisas, a regra é pesquisar sempre, conseguindo valiosas economias. Outro ponto importante é analisar a qualidade antes da marca. Muitos produtos têm preços mais altos devido ao nome na etiqueta, e não é difícil encontrar outros tão bons quanto estes por preços menores.

Uma outra boa estratégia é buscar ofertas de roupas da próxima estação; geralmente, as peças de inverno barateiam no verão e vice-versa.

Como economizar mais dinheiro com alimentação

Em relação aos alimentos, mais uma vez a regra é pesquisar. Verifique os folhetos dos supermercados, fique de olho nas propagandas da TV e consulte sites com comparativos de preços; valem todas as táticas para encontrar os melhores locais onde comprar. Só é preciso também prestar atenção no seguinte: se a diferença entre valores não for grande o suficiente, o gasto de combustível e de tempo para ir de um mercado a outro anula a economia.

fazendo compra no mercado

Da mesma forma que ocorre com o vestuário, não se deixe levar somente pelas marcas da moda. Existem muitos bons produtos de marcas menos divulgadas que custam mais barato. Procure também os produtos vendidos a granel, costumam ser de qualidade e com preços menores.

Evite ir às compras com fome, junto com crianças e sem a lista das mercadorias que são realmente necessárias. Estes são fatores que comprovadamente geram maiores gastos.

Igualmente, não se deixe levar pelas promoções colocadas nas pontas de corredores ou em outros locais em evidência nos supermercados – vá até o ponto onde estão as demais marcas do produto em questão, pois quase sempre isto é estratégia do mercado para vender mais daquele determinado produto, sem que esteja necessariamente mais barato.

Para mais dicas assista ao vídeo do YouTube: Programa Ver Mais - Dicas para economizar dinheiro:

colocando moeda no cofre
Economizar dinheiro, para a maioria das pessoas, não é uma tarefa tão simples. O desejo da maioria das pessoas é enriquecer, acumular bens e ter uma vida com melhores condições. Segundo alguns especialistas da área de economia, poupar dinheiro é um dos principais caminhos para alcançar um objetivo com esse. É preciso planejamento para não entrar em dívidas e ter sempre uma reserva para emergências ou ocasiões especiais.
Confira dicas de como economizar mais dinheiro nos principais setores.

Como economizar mais dinheiro com combustível

O preço dos combustíveis está sempre em alta. Mesmo assim, o número de veículos vendidos também está sempre em crescimento. As pessoas não deixam de se locomover com carros pelo preço do combustível. Em alguns casos realmente não tem como substituir o transporte, mas é possível economizar com algumas medidas simples.
Se o carro for bicombustível, ou seja, aceita tanto gasolina quanto álcool, é preciso analisar qual compensa mais. Segundo pesquisas, o álcool tem 75% da eficiência da gasolina. Sendo assim, para escolher o álcool, é preciso verificar se o preço do mesmo está 75% menor do que o da gasolina. Se sim, então compensa. Se não, a gasolina é a melhor opção.
marcador de combustível medindo
Pesquisar postos com promoção também é interessante, mas a qualidade deve prevalecer. Alguns postos deixam os preços bem mais acessíveis, mas o combustível não é de qualidade, muitas vezes é até adulterado, misturado com águas ou outras substâncias. Isso pode vir a fundir o motor ou causar danos ao carro. O resultado será gastos ainda maiores.
Escolha bandeiras de confiança e pesquise as promoções. Muitos postos de qualidade oferecem um dia da semana com o combustível mais em conta do que o normal. Quando encontrar, o interessante é encher o tanque. Só assim fará diferença no orçamento.

Como economizar mais dinheiro com roupas

Roupa é um bem de consumo que não é considerado vital, ou seja, ele não precisa estar entre as prioridades do orçamento familiar. Nem por isso é preciso se vestir como um morador de rua, com roupas velhas e rasgadas. O custo benefício precisa ser analisado.
Para economizar, as roupas precisam ser boas e com valores medianos. Comprar roupas muito baratas, mas que estraguem em pouco tempo, não é viável. Roupas caríssimas também não são interessantes para quem quer economizar.
mulher segurando sacola de compras
A necessidade deve ser levada em conta. Aquela roupa realmente é necessária? Sem ela eu vou ficar sem ter o que vestir? São perguntas conscientes que precisam ser feitas antes de qualquer tipo de compra. Você realmente precisa daquele bem? Se sim, então vamos pesquisar até encontrar o melhor com um bom preço. Caso contrário, priorizar outros produtos é o ideal.

Como economizar mais dinheiro com alimentação

A alimentação é uma das prioridades do ser humano, mas nem por isso precisa ser algo extravagante. Comer bem nem sempre é sinônimo de gastar muito com isso. É preciso escolher uma alimentação saudável e balanceada.
Produtos como refrigerantes são quase sempre muito caros e não trazem benefícios para a saúde. Eles podem ser facilmente cortados da rotina. Uma vez ou outra podem ser incluídos nas refeições, mas para quem quer economizar, deve substituir ou eliminar. Uma alimentação essencial e prazerosa pode ser bem mais em conta do que muitos imaginam.
mulher com calculadora no supermercado
A economia de dinheiro é feita diariamente em todos os setores da vida. O indivíduo precisa analisar as prioridades e gastar com o que realmente importa, o que é necessário e vital. Com sobras no fim do mês, aí sim é possível uma extravagância ou outra, mas bem de vez em quando.
Veja mais algumas dicas de como economizar dinheiro neste vídeo do Youtube:

Tags: ,
Publicado por Rodrigo
Revisado em 16/09/2013

Compartilhar