Home » Religião

Como é a religião judaica

Conheça a religião judaica e saiba mais sobre suas ramificações, doutrinas, seus costumes, tradições e entre outros assuntos.

estrela da religião judaica

A religião judaica ou judaísmo é a religião dos judeus – a qual Jesus Cristo fez parte durante a sua estada na Terra, seu livro sagrado chamasse Torá e contém livros do Velho Testamento da Bíblia. Para o judaísmo, Jesus Cristo não é o “filho de Deus” e, sim, mais um profeta como foi anteriormente Maomé, além disso, para o judaísmo o Messias não poderia ser uma pessoa tão simples e que pregava a paz e que andava junto ao povo e, sim, deveria ser alguém imponente e que fosse um verdadeiro “rei”.

A origem da religião judaica

familia judaica

A religião judaica é considerada a religião monoteísta mais antiga da humanidade, tendo sido fundada no Oriente Médio por Abraão e Moisés há, aproximadamente, 3.800 anos, sua origem aconteceu, portanto, por volta do século XVIII a.C. quando Deus mandou Abraão encontrar a terra prometida de Canaã.

Ramificações da Fé Judaica

muro das lamentações em jerusalem

Atualmente, a religião judaica tem em todo o mundo 12 milhões de seguidores, onde a maioria está concentrada em Israel ou nos Estados Unidos. Acontece que com o passar dos anos a judaísmo acabou sofrendo com diferenciações na forma de pensamento e este processo gerou quatro ramificações: judaísmo ortodoxo, conservador, reformado e o messiânico. O Judaísmo ortodoxo se caracteriza por ser a corrente que segue à risca os costumes e tradições, segundo as regras estabelecidas; o Judaísmo conservador é uma corrente da religião judaica que não permite grandes modificações sejam feitas na sua essência, porém permite que existam adaptações de alguns hábitos; o Judaísmo reformado é um movimento que tem por princípio permitir novos conceitos e ideias em todas as práticas do judaísmo para que a religião se adapte ao momento atual; já o  Judaísmo messiânico é um ramo do judaísmo que não é reconhecido pela comunidade judaica tradicional, muito embora eles identifiquem o Messias na pessoa de Jesus de Nazaré.

As doutrinas da religião judaica

judeus lendo

Os judeus seguem o seu livro sagrado, a Torá e como é uma religião monoteísta tem como principal crença a existência de um único Deus que é o criador de tudo e de todos. A Torá, seu livro sagrado, foi relevada diretamente por Deus e contém os livros de Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Além disso, outro livro sagrado para os judeus é o Talmude que contém as tradições orais, sendo dividido em quatro livros: Mishanh, Targumin, Midrashim e Comentários.

Os costumes e tradições da religião judaica

casamento judaico

O povo judeu possui uma enormidade de costumes em sua tradição milenar, grande parte destes está presente no dia-a-dia de cada judeu. Dois dos maiores costumes da religião judaica são as Comemorações de Ano Novo e o Bar Mitsvá. Nas Comemorações de Ano Novo os aspectos da vida estão todos manifestados segundo a religião judaica, é neste período que se encontram diversos dias solenes, assim como dias de jejum e dias de alegria. Entre os principais podemos citar: o Rosh Hashaná, Assêret Uemê Teshuvá, Yom Kipur, Sucot, Kadesh, Yachatz, Maguid, Motzi Matzá, entre muitas outras tradições deste período. Já o Bar Mistvá, esta é com certeza a principal tradição dentro da religião judaica, pois trata-se de uma ocasião muito importante na vida de um judeu.

O Bar Mitsvá acontece quando o judeu atinge a idade certa para entrar em aliança com Deus e com o compromisso de estudar, praticar e manter os mandamentos da Torá, ocorre quando o judeu comemora o seu décimo terceiro aniversário, pois segundo Zôhar – livro sagrado – é nesta idade que a alma divida é revelada com uma maior intensidade na vida do menino.

Quer saber mais sobre religião? Veja o vídeo sobre religião e mitologia:

Tags: ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 18/10/2013

Compartilhar