Home » Beleza

Como cuidar de espinha

Muito comum na fase da adolescência, as espinhas são os piores pesadelos dos jovens. Confira dicas de como acabar com elas.

Espinhas

O problemas com acnes, ou mais comumente chamado de espinhas, é sem dúvidas a complicação que mais assombra os adolescente em todo o mundo. Mas não há como fugir, "se ela te pegar" o que resta é tratá-las de maneira adequada e evitar complicações futuras. Exitem diversos métodos de tratamento para evitar espinhas, ou até mesmo para cuidar depois que aparece.

Nosso foco nesse artigo é o tratamento pós espinha, ou seja, depois que ela dá seus sinais. Aprenda com nossas preciosas dicas de como cuidar de suas espinhas.

Como cuidar de espinha no rosto

A prioridade, é importante procurar um dermatologista e descobrir a causa de suas acnes (espinhas). Qualquer tratamento exige o conhecimento de sua origem. Uma das causas mais comuns advém da higiene facil e uso de produtos inadequados. Então, realize diariamente uma boa limpeza da pele facial com produtos voltados para esse fim, que podem ser facilmente encontrado em farmácias e lojas especializadas em cosméticos.

Lavando o rostos

Importante também usar sabonetes específicos para limpeza de pele com acnes, como o sabão de enxofre. Procure utilizar também hidratantes para o rosto com propriedades adequadas para seu tipo de pele. Faça sempre que puder esfoliação,também com produtos especializados para isso. Ao esfoliar seu rosto, voce elimina células mortas acumuladas, e isso favorece a limpeza e aparência de sua pele.

Alimentar-se bem também é muito importante. Mantenha sempre um alimentação balanceada, isso é bastante importante. Protetor solar. Já dizia Pedro Bial - Use protetor solar! Brincadeiras a parte, usar protetor solar é muito importante para a prevenção de acne e também para a saúde de sua pele.

Como cuidar de espinha interna

Para tratar qualquer tipo de acne, seja interna ou externa, a dica mais importante é: jamais espremer! Esse ato irá inflamar ainda mais o local, especialmente se for espinha interna. Ao inflamar, você estará dando chance para a proliferação de bactérias e isso acarretará em cicatrizes permanentes.

No caso das espinhas internas, utilize compressa de água morna. Isso amenizará a inflamação, pois a temperatura da água irá acalmar a pele, aliviando as dores e abrindo os poros. Essa é a meneira mais adequada de livrar-se das espinhas internas, porque ao abrir os poros fará com que a espinha saia naturalmente.

Compressa na espinha

Mas vá com calma. Colocar compressas de água morna nas espinhas pode ajudar, mas não exagere. Faça isso no máximo duas vezes ao dia.

A acne, conhecida popularmente como “espinha”, é uma condição cutânea. Ou seja, você pode seguir procedimentos para diminuir seu aparecimento, mas evitá-los 100% é praticamente impossível. Se há uma certeza na vida é de que todos temos, tivemos ou teremos espinhas durante a vida.

Mulher se olhando no espelho

Por ser um fator que interfere diretamente na aparência, o excesso de acne pode provocar uma diminuição na autoestima. Todavia, com alguns cuidados básicos, você poder diminuir bastante os efeitos dela no seu rosto.

Existem tratamentos diversos para esta condição. A mais eficaz e rápida é o tratamento médico com aplicações de substâncias específicas, mas esta opção não costuma ser barata. É preciso ter em mente que se você tem espinhas em excesso é um resultado do seu estilo de vida, acima de tudo da sua alimentação. Portanto, este é o primeiro passo para o combate à acne. Abaixo, separamos dicas mais naturais e baratas, confira:

Como cuidar de espinha no rosto

Você provavelmente já ouviu que a melhor forma de tratar uma espinha é deixar ela secar sozinha. Isso é mito. Sem o tratamento adequado os cravos e espinhas podem resultar em cicatrizes e manchar escuras, o que deixa a pele com um aspecto não muito agradável.

Principais fatores para ter uma pele saudável:

SemTítulo-3

Lave o rosto ao menos duas vezes ao dia e sempre após algum momento de transpiração elevada.

Consuma produtos que sejam ricos em Vitamina A, Zinco, Vitaminas E e C, Selênio e ômega 3.

Evite o açúcar. O excesso de glicose nas células pode gerar inflamações e diminuir nossa resistência imunológica, dando brecha para o surgimento de acne e outros problemas de pele. 

Como cuidar de espinha interna

A espinha interna exige tantos cuidados quanto uma espinha aparente. Algumas medidas podem ser tomadas para tratar essas “vilãs“ que tanto incomodam:

SemTítulo-5

Evite espremer a espinha interna, pois pode agravar a inflamação e aumentar a dor;

Lave a região afetada com sabonete antisséptico;

Aplique um hidratante com proteção solar;

Nunca aplique maquiagem na região afetada; 

Como cuidar de espinha inflamada

Essas são as mais perigosas, pois além de poder se agravar, elas com certeza deixarão cicatrizes visíveis na sua pele. O mais importante se você estiver com uma espinha inflamada é evitar alimentos gordurosos como frituras e doces.

Existem maquiagens específicas para quem está enfrentando este problema de pele. Use e abuse deles. Cremes e loções contra acne também podem ser aplicados sob a pele inflamada, pois são desenvolvidos especificamente para isso.

SemTítulo-4

Beber bastante água é uma das melhores dicas para quem quer evitar as espinhas antes mesmo que elas apareçam, pois isso ajuda a manter a pele sempre hidratada, saudável e bonita!

Espinhas

Apesar de muitas vezes ela aparecer bem pequena, causa um problemão na vida de muitas pessoas! As espinhas são terríveis, e além de deixar a pele com um aspecto feio, também pode causar dores, piorar a inflamação e ainda deixar marcas no seu rosto! Por esse motivo, é extremamente importante que você cuide de suas espinhas. Somente assim conseguirá evitar maiores dores e marcas em sua pele!

Elas podem surgir no rosto, nas costas ou em qualquer outro lugar do seu corpo, ela pode simplesmente surgir pequenininha, grande, ser interna e ainda inflamar! Saiba como cuidar de suas espinhas, seja qual for o tipo dela:

Como cuidar de espinha no rosto

As espinhas são pequenas lesões que surgem na pele devido ao aumento da secreção sebácea, que acontece quando os micro-organismo acabam surgindo e causando as inflamações. Primeiramente entenda que a acne pode surgir em até 4 graus!

A acne de grau 1, é a mais leve forma que as espinhas surgem, normalmente elas não inflamam. Já a acne no grau 2, as inflamações começam a aparecer com o pus, porém ainda em tamanho menor. No grau 3 as espinhas já surgem pequenas e grandes, sendo as maiores chamadas de cistos, mais profundas e mais doloridas. O grau 4 é o pior estágio da espinha, onde os cistos são muito mais doloridos e a inflamação é muito maior. Em alguns casos causa até deformação!

Creme para espinhas

Para tratar suas espinhas de grau 1 e 2, você pode utilizar cremes em sua pele, dessa forma você ajuda a diminuir ou evitar a oleosidade, fator que ajuda aumentar o surgimento das bactérias e micro-organismo.

Como cuidar de espinha interna

A espinha interna é a mesma coisa do que qualquer outro tipo de acne, a diferença, é que na região que a espinha surge, o orifício de saída está entupido pelo sebo que a própria pele produz. Você não deve apertar, mexer ou ainda furar sua espinha interna, o melhor a se fazer é lavar com sabonete para pele oleosa ou algum outra que tenha propriedades secativas. Em casos muito sérios, procure um dermatologista para que ele receite medicamentos via oral, se for o caso.

Lavando o rosto

Como cuidar de espinha inflamada

Os casos de espinhas inflamadas surgem mais quando a acne está nos graus 3 e 4. Para esse tipo de problema, o ideal é consultar um dermatologista para indicar o melhor creme, além de tratamento via oral que deve ser receitado pelo mesmo nos casos mais graves.

Expremendo espinhas

É importante que você tome apenas medicamentos receitados por um médico, pelo contrário, poderá causar danos a sua saúde e continuar com espinhas!

Publicado por Paulo
Revisado em 20/03/2018

Compartilhar

Veja Mais

Vídeos relacionados




Conteúdo relacionado

Como tratar as espinhas? – Beleza e Saúde

Para a mulher que gosta de se cuidar. Beleza; Saúde; Cabelos; ... O remédio Diprosalic – dipropinato de betametasona mais ácido salicílico é bom para a espinha?

Espinha Interna como tirar e remover sem machucar a pele

Como tirar Espinha Interna? Essas são as piores! Aprenda uma receita infalível para remover espinhas internas em um dia! Veja!

O que fazer para acabar com a espinha interna e cuidados ...

Para eliminar mais rápido a espinha interna é recomendado aplicar sachê de chá preto ou compressa morna. Confira como tratar e evitar.

Espinha interna na orelha: Como cuidar e tratar - doencas.club

4.3 (86.09%) 23 votes Sendo que as crianças e até os adolescentes são mais propensas a este tipo de infecção, porque as crianças e os jovens têm [...]

Espinha interna: o que fazer? Como tirar? Dermatologista ...

Se espinhas normalmente já são doloridas, espinhas internas costumam ser ainda piores. Espinha interna inflamada, então, nem se fale. Muita gente tem dúvidas do ...

Acne e Espinhas | Cuidados com a Pele

Aquela espinha que teima em surgir no dia do casamento da sua irmã ou aqueles pontinhos pretos no nariz que estragam a maquiagem inteira. Felizmente, ...

Como Curar a Acne de Forma Rápida e Natural: 19 Passos

Determine o tipo de acne que você possui. O tratamento dependerá bastante da gravidade da condição. Por mais que muitos casos sejam moderados, alguns ...

Dicas Cuidados: Como Prevenir, Tratar, Cuidar Acne ou ...

Na matéria “Dicas Cuidados: Como Prevenir, Tratar, Cuidar Acne ou Espinhas” você vai aprender a lidar da melhor forma possível com as lesões que insistem em ...

Pele limpa, sem sinal de espinhas com tratamento caseiro ...

Saiba mais sobre as espinhas ou acne e descubra como combatê-las usando receitas naturais e tratamentos caseiros para pele.

Acne: veja como prevenir, cuidar e tratar de cravos e ...

Na faixa dos 20 anos, a missão é livrar-se da acne e controlar a oleosidade da pele. Veja como prevenir, evitar, tratar cravos e espinhas e ainda prevenir o ...

4 Receitas caseiras para acabar com cravos e espinhas ...

Conheça os tratamentos caseiros para acabar com os cravos e espinhas. Aprenda fazer 4 máscaras caseiras para combater cravos e espinhas. Dicas de estética.

Espinha inflamada: causas, tratamentos e prevenção - Dicas ...

Dermatologista explica o que representa uma espinha inflamada, quais são as causas, como é feito o tratamento e a prevenção do problema.

Epiduo Gel: Como cuidar de espinhas e manchas

Conhece o Epiduo Gel? É uma excelente opção para cuidar de manchas, cravos e espinhas que está chegando ao mercado. Para lhe ajudar a saber mais, criamos esse artigo.

Espinha Interna Inflamada. O Que Fazer Para Melhorar ...

Poucas coisas são tão incômodas quanto espinha interna inflamada. A espinha já é, por si só, ... Nesse caso é primordial cuidar corretamente do problema.

Como Tratar Espinhas - Produtos e Dicas - cuidardapele.net

Muito comum na adolescência e nas mulheres que estão e períodos menstruais, a acne (conhecida popularmente como espinha) é resultado do aumento na produção de ...

Dicas caseiras para acabar com as espinhas - Sua Pele Saudável

A espinha nada mais é do que um cravo inflamado: uma bactéria contamina a massa de gordura, provocando a formação de pus e iniciando um processo inflamatório. 2.

Espinha Bífida – Luz do Cuidar

A espinha bífida, também conhecida como espinha bifurcada, é definida como uma malformação congênita causada por uma ausência de fusão das estruturas ...

Como eliminar as espinhas e os cravos naturalmente?

Tanto espinhas quanto os cravos podem ocorrer por muitas razões, como por exemplo, bactérias, mudanças hormonais.Confira alguns cuidados naturais com a pele

Acne: sintomas, tratamentos e causas | Minha Vida

A acne pode ser caracterizada por um processo inflamatório que se manifesta na pele. Conheça os tratamentos, causas, tratamento caseiros para a acne.

As 9 Maneiras de Cuidar das Espinhas na Boca e Lábios ...

O que é mais irritante do que ficar com uma espinha em algum lugar em seu rosto? Está começando a aparecer uma espinha exatamente em torno de sua boca? Mas, há ...