Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Internet

Como criar um blog

Quer criar um blog mas não sabe por onde começar? Confira passo a passo de como fazê-lo rapidamente, em duas plataformas gratuitas.

Mulher no computador

Com a crescente popularização dos blogs, hoje muita gente quer ter o seu próprio espaço na internet, seja para expor opiniões sobre lugares e produtos ou simplesmente compartilhar um pouco de seu dia a dia, interagindo com pessoas de todos os lugares do mundo.

A grande vantagem de ter um blog é que para isso não é preciso ter conhecimento técnico, apenas algo a ser dito. Se você quer criar o seu, conheça duas plataformas gratuitas e completas e veja qual se adapta melhor às suas necessidades.

No Blogger

Blogger2

A plataforma mais indicada para quem está começando a escrever um blog sem grandes pretensões e formalidades é o Blogger. Mantido pelo Google, o serviço existe desde 1999 e a cada dia tem se aperfeiçoado mais. Possui diversos recursos e é perfeito para novos blogueiros por ser bastante intuitivo, com ferramentas fáceis de serem utilizadas.

Para criar o seu blog no Blogger, é necessário possuir uma conta Google (a mesma utilizada para Gmail, YouTube e Google Plus). Acesse a página e, caso já tenha a sua, faça o login. Caso contrário, clique em “Criar minha conta” e siga as instruções.

Na tela seguinte, escolha entre “Criar um perfil do Google+” ou “Criar um perfil limitado no Blogger”. Finalmente, você será redirecionado para a plataforma. Clique em “Novo blog” e preencha o título e o endereço que deseja para o seu. Não deixe de escolher um layout – você poderá personalizá-lo depois.

No WordPress

Wordpress

Criado em 2003, o WordPress é uma plataforma mais robusta, com recursos diferenciados e melhor suporte para quem deseja criar um blog profissional, possibilitando a adição de plug-ins externos. Portanto, utilizá-lo pode ser um tanto mais trabalhoso.

A criação do blog em si, contudo, é simples. No site, clique em “Comece Agora”. Preencha o formulário seguinte com seu e-mail, nome de usuário, endereço desejado e senha – se quiser garantia de uma bastante segura, selecione “Gerar senha forte”, à direita. Depois, escolha “Criar um blog”, na primeira coluna do painel inferior.

A seguir, algumas configurações serão feitas, ajustando título, subtítulo, linguagem do painel e “meta de postagem” (aqui, o WordPress lhe enviará notificações para que você lembre de aparecer por lá). No próximo passo, escolha um tema, que também poderá ser adaptado posteriormente.

Com o blog pronto, é hora de postar. Escreva e, se quiser, divulgue sua página em redes sociais – com bom senso, é claro, nada de encher a tela dos outros de links. Use a sua criatividade e bem vindo à blogosfera!

Tags: ,
Publicado por Luane
Revisado em 14/01/2014

Compartilhar