Home » Dinheiro

Como consultar o seguro desemprego pela internet

Saiba como dar entrada nesse direito do trabalhador e também quais são os valores e como fazer a consulta online.

O seguro desemprego é destinado aos funcionários que foram dispensados da empresa sem justa causa, ou seja, somente terão direito a esse benefício os trabalhadores que não pedirem demissão, e que sejam dispensados sem nenhum tipo de queixa por má conduta dentro do emprego.

As parcelas do seguro variam de acordo com o tempo que o funcionário trabalhou com carteira assinada, e também com a proporcionalidade salarial.  As regras do Seguro Desemprego mudaram, e por isso, antes de poder sacar o seu seguro desemprego, o funcionário precisa ter recebido a rescisão do contrato, sendo esta composta pelo recebimento total das férias proporcionais  13º proporcional, dias trabalhado, e caso você receba extras, o cálculo deverá ser feito em cima da somatória de tudo.

Como é calculado o valor do Seguro Desemprego

Como calcular o Seguro Desemprego.

O cálculo deste benefício tem por base a média dos três últimos salários, é por esse motivo que após ter recebido o fundo de garantia, para conseguir dar entrada no seguro desemprego, o trabalhador precisa levar os três últimos holerites, ou xérox dos recibos, para que seja feito o cálculo.

O que é preciso para dar entrada no Seguro Desemprego

Para poder pedir o seguro desemprego, você precisará ter em mãos os seguintes documentos, devidamente preenchidos:

  • Requerimento do Seguro-Desemprego SD/CD (02 vias – verde e marrom);
  • Cartão do PIS-PASEP, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social- CTPS;
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT devidamente quitado;
  • Documentos de Identificação;
  • 03 últimos holerites, dos três meses anteriores a sua demissão;
  • Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (CPFGTS) ou extrato comprobatório dos depósitos ou relatório da fiscalização ou documento judicial.

Como consultar o Seguro Desemprego pela internet

Quem tem direito ao seguro desemprego.

A consulta do seguro desemprego pode ser feita através da internet, basta apenas visitar o site do Ministério do Trabalho, para isso é preciso ter em mãos o número do seu PIS-PASEP para preencher os dados solicitados.

No site do Ministério do Trabalho você vai encontrar o portal do trabalho e emprego, lá você pode tirar as suas dúvidas, além de várias opções de atendimento, para que assim você fique por dentro não o somente do seu direito ao Seguro Desemprego, como também de vários outros direitos.

Como ocorre o pagamento do Seguro Desemprego

O pagamento do seguro desemprego é feito pela Caixa Econômica Federal, e para realizar o saque é preciso ter o cartão cidadão, caso não queira o cartão o seu saque deverá ser feito na boca de caixa, e então será necessário enfrentar filas. Se o valor do seu seguro desemprego não for exato, tiver centavos o seu saque também não poderá ser feito no caixa eletrônico, só poderá ser retirado em casas lotéricas ou na boca do caixa.

Quais são os valores e tempo de recebimento do Seguro Desemprego

Onde receber o seguro desemprego.

Se nos últimos três anos, você trabalhou durante um período que varia entre três meses e onze meses, terá direito a três parcelas do benefício. Já quem trabalhou entre 12 e 23 meses nos últimos três anos, terá direito a quatro parcelas. E apenas quem trabalhou por mais de 24 meses, nos últimos três anos, poderá ter direito a receber o benefício por cinco meses.

Já com relação ao valor que cada trabalhador terá direito a receber, este é calculado tendo por base os seus últimos três salários, portanto, recomendamos que você acesse uma calculadora online para saber como calcular o valor do Seguro Desemprego.

Tags: , , , ,
Publicado por Fabiano
Revisado em 06/12/2010

Compartilhar