Home » Comportamento

Como conciliar trabalho e filhos

É comum encontrar homens e mulheres que trabalham fora e ainda precisam cuidar da família. Veja dicas de como conciliar o seu tempo:

Mãe trabalhando com filho no colo

Que o trabalho é necessário para a vida, e que a família é fundamental na história de qualquer pessoa, todos concordam. Mas, um dos maiores dilemas da vida moderna é conseguir combinar trabalho e família, no apertado espaço de um dia, de uma semana, de um mês, e em casos extremos, de uma vida.

Muitos vivem em função do trabalho, e quando percebem que negligenciaram algo de suma importância já é tarde demais, e isso é sempre muito triste. Outros se apegam tanto ao meio familiar que passam a ter dificuldade de crescer profissionalmente. Mas será que só existem esses caminhos? Confira nossa opinião.

Dicas para conciliar trabalho e família

Mãe e filha trabalhando

A sobrevivência de uma família está intimamente ligada com o trabalho, bem como todos os aspectos da vida moderna, onde um homem só se faz socialmente por meio da posse. Logo, fugir do trabalho é negar a própria subsistência.

No entanto, deixar que o trabalho afrouxe os laços familiares e atrapalhe suas relações é algo muito perigoso. A melhor maneira de conciliar as duas coisas e manter firme sua família é aprendendo a valorizar cada segundo que vocês tem em comum. Comece, por exemplo, com a hora das refeições. Mantenha sempre a TV desligada e procure reunir toda família ao redor da mesa, pois é lá que a maior parte das conversas familiares ocorrem. Entenda: fins de semana são sagrados.

Não interrompa seu tempo com a família por causa do trabalho. Caso isso seja impossível procure sempre encontrar uma forma de compensar, ou comece a procurar outras formas de crescimento no trabalho que não interfiram no tempo com sua família. Seja organizado no seu tempo, a verdade é que é possível alcançar sua família com o tempo que você tem, mesmo que curto, basta um planejamento.

Como conciliar trabalho e bebê

Mãe segurando o bebê e o notebook

Se você pretende curtir seu bebê nos melhores momentos, e ficar paparicando a criança apenas enquanto ele te devolve um sorriso banguela, esqueça isso. Um filho traz sim muita satisfação, mas também traz muito trabalho.

Logo, se você quer ser presente na vida de seu bebê, junto com a correria do trabalho, a melhor forma é ser o pai ou a mãe coruja, e estar disposto a fazer o trabalho sujo o máximo de vezes possível, nem que de madrugada. Estudos apontam que a relação de dependência entre pais e o filho bebê fortalecem a relação, sendo que o vínculo cresce entre o filho e o pai que mais frequentemente supre suas necessidades.

É possível conciliar trabalho e lazer

Família feliz

Para conciliar trabalho e lazer, a melhor maneira é planejar em longo prazo. Tenha em vista as atividades que você deseja praticar, e principalmente férias, feriados e fins de semana, onde você possa jogar para o lado o paletó e realizar algo descontraído e leve. É importante que você se planeje para que as chances não escapem com imprevistos.

E, no dia a dia, procure sempre retirar alguns minutos que seja para realizar algo que você goste, seja ler um livro ou ficar descalço.

Nesse vídeo do Youtube você pode conferir algumas dicas de como conciliar o trabalho e a família:

Tags: , ,
Publicado por Andre
Revisado em 19/02/2014

Compartilhar