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Comidas saudáveis para o dia a dia

Além de auxiliar no controle do peso, as comidas saudáveis são imprescindíveis para manter uma boa saúde de corpo e também da mente.

Prato de salada

A alimentação saudável é sinônimo de saúde e bem estar de vida, mas o Brasil é um país que não preza muito pela alimentação saudável e correta. Muitos programas de reeducação alimentar, nutricionistas, lutam pela ideia da reeducação alimentar, para cada tipo de pessoa existe uma dieta adequada, o fato dos alimentos leves e saudáveis como verduras, legumes e frutas serem de baixo índice em nosso cardápio do dia a dia traz consequências como o sedentarismo e doenças crônicas.

Pensando nisso, a equipe do Clika-me pensou em comidas saudáveis para você gestante, para você que tem colesterol alto e para você que tem diabetes. Pode parecer absurdo, mas boa parte do motivo de adquirir problemas de saúde provém de uma má alimentação, além da hereditariedade que nos contorna. Então confira e fique atento às dicas do que se deve consumir nos casos já citados.

Comidas saudáveis para gestantes

A gravidez é um período delicado no qual faz mulher ter cuidados além do comum, principalmente com a alimentação. Comidas com conservantes químicos não são recomendáveis para as gestantes, pois além de prejudicar a saúde da mãe e dificultar o período da gravidez, pode prejudicar também o bebê, por isso todo cuidado não é exagero, mas sim necessário.

Coma frutas ou salada de frutas, de preferência naturais, sem leite condensado, creme de leite ou açúcar; dê preferência para leite de soja pela quantidade de cálcio, pode ser esses de caixinha, achocolatados de caixinha também valem, mas cuidado com a quantidade de açúcar que tem neles.

Iogurte natural com granola e fibras dá uma boa sustentação; as cenouras também devem ser consumidas, elas possuem vitamina A e fibras também, coma queijos, tenha sempre na geladeira, se comer as versões light é melhor pela menor quantidade de gordura, sucos, dê preferência para os naturais por causa dos conservantes químicos.

Cozinhando na gravidez

Comidas saudáveis para quem tem colesterol alto

O colesterol é quantidade de gordura no sangue e o alto colesterol pode trazer graves consequências para a saúde do coração, por isso alguns alimentos são importantes para manter o colesterol no nível adequado. Acho que não precisa nem dizer que pessoas com alto colesterol devem evitar alimentos gordurosos, por isso coma peixes ou frango grelhados, aveia devido às fibras, chocolate amargo, isso mesmo, este tipo de chocolate possui flavonoides, substâncias que diminuem o colesterol, use azeite de oliva invés de óleo, alcachofra, laranja, uma ou duas doses de vinho por dia aumenta o bom colesterol HDL, a canela também combate o colesterol ruim LDL, entre outros alimentos.

Mulher segurando frutas

Comidas saudáveis para quem tem diabetes

O diabetes é o excesso de açúcar no sangue, é uma doença sem cura e para viver bem deve ser controlada, o portador de diabetes não pode ingerir açúcar, e deve comer alimentos saudáveis, sucos naturais, chás e leite devem ser adoçados com adoçante, frutas como maça, pera, laranja, mamão, melão, banana, estão liberadas, verduras, legumes, carnes brancas ou magras, produtos industrializados coma sempre os dietéticos.

Comendo salada

Uma alimentação saudável ajuda a controlar doenças e melhora a saúde, portanto faça sua reeducação e coma o que for recomendado.

Saiba mais sobre comidas saudáveis neste vídeo do Youtube:

prato de saladaDe acordo com a OMS, a saúde é definida como um estado de total bem estar físico, mental e social, independente do fato de a pessoa possuir ou não uma doença.

Para contribuir para um dia a dia equilibrado nas questões físicas, mentais e sociais, é necessário que o corpo detenha uma atenção maior de cuidados, afinal são inúmeras as deficiências e doenças causadas por disfunções do organismo. A prática de exercícios, seja através de esportes, de ginástica elaborada ou de simples hábitos diários que ajudam a exercitar e movimentar o corpo, estão aliadas a um fator contribuinte de necessidade extrema do ser humano, a alimentação.

A boa alimentação pode prevenir e melhorar os efeitos de doenças, assim como somente contribuir para a qualidade de vida do indivíduo. Comer só alimentos ricos em vitaminas e minerais não garante uma alimentação equilibrada. É preciso lembrar de hábitos importantes no momento de comer, como por exemplo: comer devagar, optar por líquidos naturais e sempre balancear a quantidade de comida e de diferentes nutrientes em cada refeição. Nos diferentes períodos da vida e em decorrências de doenças e disfunções orgânicas do corpo, algumas adaptações na alimentação diária devem ser observadas.

Comidas saudáveis para gestantes

Grávida comendo maça

No período de gestação da mulher muitas mudanças ocorrem no corpo e por isso é preciso que a alimentação acompanhe essas mudanças e seja adaptada para que tanto o corpo da mãe, como do bebê, se desenvolvam nesse momento da maneira mais saudável possível. A quantidade e os diferentes tipos de nutrientes necessários e consumidos devem ser avaliados. A mulher grávida precisa considerar os seguintes alimentos:

- Vitamina B6: encontrada em carnes, peixes, aves e fígado.

- Vitamina A: encontrada em alimentos alaranjados (cenoura, mamão, abóbora e outros), em ovos e carnes.

- Vitamina C: encontrada em frutas cítricas (abacaxi, laranja, acerola, caju, goiaba e outros).

- Cálcio: encontrado em leites e derivados e em vegetais verdes escuros folhosos.

- Ferro: encontrado em carnes, feijões, legumes, vegetais verdes escuros e ovos.

- Carboidrato: encontrado em arroz, batata, mandioca, pão, massas, bolachas, granola e aveia.

Comidas saudáveis para quem tem colesterol alto

frango gralhado

O colesterol alto é decorrente da ingestão excessiva de determinado tipo de gordura, muito presente em alimentos industrializados, e devido a isso a gordura é armazenada nas paredes dos vasos sanguíneos, principalmente do coração. Isso prejudica o fluxo sanguíneo para o cérebro e demais partes do corpo podendo acarretar em doenças cardiovasculares com consequências fatais.

As gorduras insaturadas são as gorduras encontradas nos alimentos naturais e, portanto, são conhecidas por combater o colesterol ruim. Está presente em alimentos como azeite de oliva, óleo de canola e de milho, amêndoa, castanha-do-pará, abacate, semente de linhaça, peixes como truta e salmão e outros.

As gorduras saturadas são de origem animal e são gorduras consideradas ruins. São encontradas nas carnes vermelhas e brancas, leite e seus derivados integrais (manteiga, creme de leite, iogurte, nata). Porém não tem como serem completamente evitadas pois muitos nutrientes presentes nestes alimentos são essenciais para o organismo.

A gordura trans é encontrada basicamente somente em produtos industrializados como margarina, sorvetes, salgadinhos, bolachas e é modificada e hidrogenada prejudicando a absorção das gorduras insaturadas.

Abaixo estão algumas sugestões que contribuem para o bom funcionamento cardiovascular.

- Prefira a carne branca sem pele e grelhada à carne vermelha pois a quantidade de gordura saturada é menor.

- Prefira o leite desnatado ou semidesnatado.

- Evitar pães não integrais.

- Prefira queijos brancos como frescal, cottage ou ricota.

- Substitua os salgadinhos por castanhas, sementes e amêndoas.

Comidas saudáveis para quem tem diabetes

salada de frutas

O controle da diabetes, além de estar relacionada a uma dieta nutricional rígida, necessita de muitas mudanças de hábitos na alimentação. A diabetes é uma doença crônica, ou seja, não tem cura e precisa de uma disciplina para o seu controle. É uma disfunção metabólica que altera a produção de insulina responsável pela digestão de açúcares que produzem energia para o corpo. Há dois tipos de diabéticos, o tipo 1 que descobre a doença quando crianças e aplica insulina para o tratamento e controle medicamentoso e o tipo 2 devido a alimentação inadequada ou fatores genéticos.  Seguem abaixo comidas e hábitos importantes para os diabéticos.

- A quantidade controlada de comida é importante pois mantém o nível de açúcar no sangue também controlado.

- Os vegetais são muito importantes na alimentação. As folhas podem ser consumidas à vontade e legumes também, porém deve-se tomar cuidado com a beterraba.

- As frutas são importantes mas controladas. O ideal é a quantidade de 3 por dias com intervalos entre elas. Recomenda-se maçã, pêra, laranja, mamão, melão e banana.

- Fuja de alimentos como: açúcar (mel e doces em geral), frituras, bebidas alcoólicas, tortas, massas, refrigerantes, sorvetes, carnes gordurosas, pele de aves, embutido, industrializados.

- Prefira pães integrais

- Opte sempre por produtos diet, pois não têm adição de açúcares.

Quer ter mais informações sobre uma alimentação saudável? Veja o vídeo sobre os alimentos saudáveis que devemos comer todos os dias.

Família com alimentos saudáveisPara uma vida com mais saúde é necessário primeiramente uma alimentação saudável, pois muito do que consumimos podem contribuir para o aparecimento de várias doenças. Por isso, para uma melhor qualidade de vida devemos prestar bastante atenção ao que consumimos, alimentos como carnes gordas, frituras, bacon, embutidos, leite integral, até podem fazer parte do cardápio, desde que sejam consumidos de vez em quando em pequenas quantidades.
O segredo para uma boa saúde começa na mesa com alimentos que podem ser facilmente encontrados e para quem busca uma melhor qualidade de vida, basta introduzir comidas saudáveis no cardápio do dia a dia.

Comidas saudáveis e baratas

Mulher rindo olhando alimentosQuando se ingere alimentos saudáveis que na sua maioria são acessíveis e baratos, além de haver uma melhor qualidade de vida, está se prevenindo o aparecimento de doenças crônicas, visto o benefício que estes alimentos trazem a saúde, como a abóbora, que além de ser rica em vitamina A também é fonte de carboidratos, já os peixes em geral, possuem ferro, magnésio, potássio, zinco, cobre, cálcio e o poderoso ômega3. A beterraba famosa por combater a anemia, o repolho previne o câncer, assim como o tomate, já a batata é rica em amido e vitamina C, além de ser também fonte de carboidrato. Já a banana, rica em vitamina C e potássio e a ameixa que possuem ação antioxidante, estão entre as frutas mais saudáveis. Alface, espinafre couve e rúcula são fontes de fibras e sais minerais, excelentes para o bom funcionamento do intestino.

Comidas saudáveis para dieta

Mulher seguranda prato comendo alfaceO segredo para uma dieta eficaz está em comer o básico, através de alimentos baratos e fáceis de serem encontrados, como o arroz e feijão que possuem baixo valor calórico sendo rico em aminoácidos, também folhas verdes que são fontes de fibras alimentares, já a carne vermelha contem vitamina B12 e ferro, sendo importante seu consumo pelo menos uma vez por semana. A cenoura, assim como vegetais amarelos e vermelhos são ricos em betacaroteno que auxiliam na manutenção da pele e ossos. O peixe é fonte de proteína e rico em ômega3, como possui baixo teor de gordura saturada não pode faltar no prato de quem está de dieta.
Cesta cheia de alimentosInvista em frutas baratas como a banana que possui alta quantidade de frutose e potássio e a laranja, que além de ser fonte de vitamina C, quando consumida com bagaço ajuda a regularizar o intestino. O brócolis é uma das hortaliças com maior quantidade de ferro, ainda previne a gastrite e úlcera estomacal. O leite é indispensável, visto ser o principal fornecedor de cálcio, porém quem está de dieta deve optar pelos desnatados que apresentam menor nível de gordura, assim como iogurtes, fonte de proteínas, vitaminas A e do complexo e zinco, auxiliam na absorção do cálcio e no equilíbrio da flora intestinal, podendo ser consumidos entre os intervalos das principais refeições.
Não devemos ainda esquecer os azeites substitutos saudáveis para o óleo de soja e da ingestão de água, fundamental para uma boa saúde.

Publicado por Juliane
Revisado em 29/10/2013

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