Home » Festas

Comidas para festa junina

Para que a sua festa junina seja completa, faça algumas receitas típicas dessa comemoração e surpreenda os seus convidados.

comidas de festa juninaA festa junina é uma tradição em todo o país brasileiro, uma paixão folclórica nacional cujo sucesso faz até cidades do interior pararem para comemorar nessa época. Ao som de música caipira, todos temos a imagem de bandeirinhas tremulando, de uma fogueira bem grande, e os trajes característicos que completam a alegria de quem participa dessas festas. Além é claro das danças como a quadrilha.

Mas não só de efeitos visuais se faz essa festa, na verdade ela também é muito característica pelo que leva à mesa. Com receitas de dar água na boca, os pratos para festas juninas são bem variados e capazes de agradar até os paladares mais exigentes. Confira algumas receitas dessa data folclórica tão importante em nosso país.

Comidas para festa junina salgadas

As variedades de pratos salgados para festa junina é bastante avantajada. Cada canto do Brasil possuí suas próprias receitas com a cara e os temperos da região. Mas alguns deles são universais. Afinal, não seria uma festa junina onde não houvesse a pamonha salgada, o bolo de milho salgado, a pipoca, canjiquinha com costela de porco, pães de fubá recheados com linguiça e outras coisas deliciosas, ou algum rocambole de carne moída.

rocambole de carne moída

Alguns desses pratos são bastante simples, e quase não exigem trabalho, mas outros são frutos do talento dos melhores cozinheiros, e uma verdadeira obra de arte culinária. É o caso da Torta cremosa de milho verde, por exemplo, que precisa de várias horas para ficar pronta e uma mão talentosa.

Comidas para festa junina doces

Mas a grande atração culinária de uma verdadeira festa junina é, sem dúvida alguma, os doces. Os coraçõezinhos de abóbora e as maçãs do amor fazem parte da infância de qualquer um.

pé de moleque

Para não falar em pipoca caramelizada, bolos doces de milho, canjica, pé-de-moleque, maria-mole, cocadas, bolos de fubá, e outros. É sem dúvida uma tentação para a gula de qualquer um. E, a boa notícia (ou não), é que muitos desses pratos são muito fáceis de fazer.

Receitas de comidas para festa junina

Tanto nos pratos doces como nos pratos salgados, a festa junina apresenta deliciais que, embora sejam típicas dessa época, podem ser feitas em qualquer parte do ano, e de uma forma bastante simples e com poucos ingredientes. Confira as receitas deliciosas que preparamos para você:

comidas típicas de festa junina

Pipoca ao pesto

A pipoca ao pesto é um dos principais pratos nas festas de festa junina, ele é um prato salgado e bem temperado que conta com queijo parmesão, manjericão e azeite, então, se você já gosta desses alimentos, só falta experimentar mais essa delícia de festas juninas.

Bolo salgado de fubá

O bolo salgado de fubá é outra receita deliciosa que está sempre presente nas festa juninas, então confira a receita e não deixe que esse símbolo da festa junina falte em sua festa.

Cocadinha de milho-verde

Um doce muito saboroso que faz parte do cardápio das festas juninas é a cocadinha de milho-verde, por isso, se você está a fim de fazer uma festa junina tradicional, confira a receita e faça o doce para a sua festa.

Queijadinha rápida

A queijadinha rápida é mais um doce de costume nas festas juninas, além de ser uma receita simples, que fica pronta em até 30 minutos.

Essas foram algumas dicas de comidas para que a sua festa junina seja de arrasar, basta acompanhar as receitas e seus convidados se surpreenderão com as delícias.

Confira no vídeo abaixo do Portal Zun, algumas Comidas típicas para festa junina no Youtube:

Comidas para festa junina

A festa junina conta com milhares de adereços diferentes e entre eles está à criatividade das pessoas, afinal sem ela a festa não vai ficar bonita e um dos principais enfeites que terá de saber usar a cabeça para espalhar por todos os cantos são as bandeiras coloridas porque são elas que dão um toque todo especial, se for um lugar onde tem bastante arvores ficará muito melhor pois você poderá amarrar os barbantes com bandeiras por todos os galhos que puder, assim de longe as pessoas vão notar o trabalho que foi feito e com certeza vão gostar muito do que estarão vendo, caso não consiga encontrar as bandeiras prontas para comprar poderá fazer você mesmo em sua casa e para isso não terá segredo nenhum basta comprar sedas de fazer pipas e colocar.

A fogueira há é uma parte onde você terá de tomar um pouco de cuidado com o lugar onde vai colocar, afinal ela vai ser grande e se deixar em um lugar muito perto de onde as pessoas vão ficar pode causar muito calor e ninguém irá aguentar a pressão e terá de sair de perto, então é apropriado que você busque um local a pelo menos 12 metros de onde as pessoas vão ficar além de optar por locais onde não tenha mato seco por onde o fogo possa se espalhar se isso acontecer o problema pode ser grave. Caso queira aproveitar a fogueira para assar as batatas doces poderá colocá-las em um canto fácil de pegar antes de ascender e fogueira e passado o tempo necessário é só retirar com facilidade.

A comida é uma parte que não pode faltar nesta festa em alguns lugares a dança pode até não ocorrer, mas o alimento é fundamental afinal os convidados além de ir pela reza ainda vão para poder comer as especiarias deste evento que conta com muitos tipos de comidas diferentes. Caso queira fazer uma festa junina você pode elaborar um cardápio com comidas típicas para festa junina que agradam a todos os paladares. As paçocas não podem faltar assim como os doces de abobora e o bolo de fubá, claro que você não fica restrito a comprar apenas o que se come na festa e pode inovar e comprar os doces que tiver vontade afinal às pessoas vão comer com certeza, e não se esqueça da pipoca porque ela é um dos marcos da festa.

Acompanhe as receitas de comidas típicas para festas junina no vídeo do Portal ZUN no Youtube:

Mesa de comidas da festa junina

As Festas Juninas são uma tradição muito querida no Brasil e, embora sejam festas completas com músicas, danças e roupas típicas, um dos fatores que mais chama a atenção dos amantes das festas juninas é a comida. São comidas bem típicas e que muitas pessoas só comem nessa época, muito doce e salgado, muitas comidas baseadas em milho e bebidas para dias quentes. Confira algumas comidas para festas juninas com suas receitas.

Comidas salgadas para festa junina

As comidas de festa junina mais famosas são as doces, e por isso muita gente fica sem saber o que fazer de comida salgada. Mas, entre as receitas para festas juninas, existe muita coisa boa salgada também, como é o caso dos caldos, que são ótimos para a época mais fria. Alguns caldos típicos de festa junina são os caldos de feijão, a típica canja de galinha, um caldo verde de mandioquinha  também cai bem e um dos mais típicos das festas juninas, o caldo de milho verde com frango.

Além dos caldos também podemos servir o cuscuz em várias receitas. Você pode fazer o cuscuz nordestino básico, ou incrementá-lo como no caso do cuscuz paulista, que ganha ovo e tomate ou mesmo com sardinha. Você também pode fazer boas receitas de tortas salgadas, como o quadriculado de legumes, torta de frango e torta de milho verde com frango. O pastel típico da festa junina também faz muito sucesso, confira uma boa receita para fazer esse prato delicioso aqui. Você também pode fazer pasteis tradicionais de queijo e carne.

Prato salgado de festa junina

Uma comida simples e que não pode faltar é o milho cozido na hora, tanto o amarelo e maduro, como o milho verde, e os biscoitos de polvilho e de queijo. E, claro, não podemos deixar de lado a pamonha, que pode ser doce, mas também pode ser salgada e incrementada com linguiça , e a tradicional pipoca. Todas essas receitas podem ser encontradas no link do título, onde você aprenderá fazer diversas comidas típicas deliciosas.

Comidas doces para festa junina

Os doces são bem tradicionais nas festas juninas, e sua grande maioria é feita de milho. É o caso do curau, a canjica, o bolo de milho e a pamonha doce. Também não pode faltar a queijadinha, quindim de coco, bolo de fubá e ambrosia. A maria mole e o pudim também são ótimas sobremesas para festas juninas. A maria mole pode ser feita de várias formas. A receita tradicional é essa aqui, mas você também pode fazer bombom de maria mole, maria mole com coco queimado, que fica uma delícia e maria mole de chocolate.

Pé-de-moleque

O pudim tradicional é o de leite condensado, mas você pode querer incrementar e dar um ar de modernidade a sua festa junina, preparando um delicioso pudim de laranja ou limão siciliano, de tapioca, de manga, de fava de baunilha, de coco, de pistache e até de chocolate.

Se você é do time que gosta de inovar nos pratos, suas receitas favoritas certamente serão as diferentes, que podem ser conferidas aqui.

No vídeo abaixo do Canal do Portal Zun no Youtube você confere sugestões de Comidas tópicas para festa junina:

Publicado por Andre
Revisado em 09/09/2013

Compartilhar

Receba novidades

Comentar