Home » Saúde

Comer e nadar faz mal a saúde?

As mães e pais sempre avisam que logo depois de comer não se pode nadar, mas será que isto tudo é verdade ou será só um mito de proteção?

Não é de hoje que algumas frases ficam marcadas em nossa rotina, como comer e ficar se olhando no espelho, comer e ficar correndo e também comer e ir direto nadar, assim, sempre ficamos com dúvidas de se realmente estas propostas são voltadas para a nossa proteção ou só um mito criado por pais e mães.

Então, saber se comer e nadar faz mal à saúde é essencial, pois, com termos técnicos você terá plena consciência de se pode ou não realizar este feito, afinal, é de suma importância manter a saúde em primeiro lugar, ainda mais se tratando de sérios riscos que se pode correr com alimentações.

 

Comer e nadar faz mal?

Quem é que nunca sofreu querendo entrar na piscina em um dia de calor, mas tinha acabado de comer e era impedido(a) por isso? Isto tudo acabou gerando algumas dúvidas sobre se realmente comer e nadar faz mal a saúde.

Para isto, devemos afirmar que os que respeitaram esta decisão estavam totalmente certos, pois, comer e nadar faz mal a saúde de verdade. No entanto, não devemos ter o tal “preconceito” com a piscina, pois, este tipo de exigência é feita sob qualquer tipo de atividade física.

Segundo o Fisiologista Tuíbio Leite, que é coordenador do Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte (CEMAFE) que - “Quando há alimento para ser digerido, o estômago precisa receber fluxo sanguíneo, mas ao fazer exercícios, o organismo passa a priorizar a distribuição do sangue para os músculos, deixando o estômago de lado”.

Assim, o ato de nadar acaba sendo uma atividade física, mesmo que você esteja parado em uma piscina, o corpo está submetido a um ambiente do qual ele não está habituado a viver, além de contar com a pressão que a água faz no abdómen submerso.

Comer e nadar causa problemas

Entenda as reações

Quando você realiza uma atividade física, o sistema nervoso “simpático”, que é a parte do sistema autônomo que é formado pelo tronco do cérebro e pela medula espinhal, acaba produzindo estímulos nervosos que fazem as suas veias e artérias se contraírem, este movimento é chamado de vasoconstrição.

Então, este movimento aumenta a resistência dos vasos sanguíneos e reduz o fluxo de seu sangue, que podem ter problemas nos músculos, afinal, eles são menos irrigados, o que produz o tal problema na digestão.

O choque térmico

Além destes casos citados, temos o fator “Choque Térmico”, que nada mais é do que ter o fluxo do sangue em seu corpo acelerado pelo fato de ter acabado de se alimentar, então, ao se submeter a um simples mergulho, seu corpo pode sentir bruscamente esta mudança de pressão no corpo e de temperatura. É quando o coração não consegue bombear o sangue em velocidade suficiente para atender às demandas, e como sequencia, a pessoa pode até morrer.

Nadar

Sempre escute essa dica

Quando você pensar me comer e nada, automaticamente, veja como algo negativo, espere, pelo menos, de 2 a 3 horas para retornar à água e se divertir.

Tags: , , ,
Publicado por Yudi
Revisado em 09/10/2013

Compartilhar