Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Livros

Clarice Lispector biografia e obras

Mesmo não admitindo, pessoas ao seu redor afirmam que Clarice sempre colocava sua alma e seus desejos em suas obras de um modo único.

clarice lispector em preto e branco.A vida de Clarice Lispector foi repleta de intensidade e entrega em todas as suas áreas. É visto que ao mesmo tempo em que mostra o seu eu mais profundo em suas obras, tentava o quanto era possível dar declarações de sua vida pessoal em entrevistas e disse que nunca faria uma autobiografia, sendo perseguida por olhares curiosos.

Biografia

Clarice foi registrada com o nome Haia Pinkhasovna Lispector, é ucraniana da cidade de Tchetchelink em dezembro de 1920. Nasceu durante a perseguição aos judeus durante a Guerra Civil Russa, o que forçou seus pais a fugirem por serem perseguidos. Quando chegou ao Brasil tinha apenas dois meses de idade e sua família foi recebida em Maceió pela irmã de sua mãe e seu esposo. Logo que aprendeu a ler Clarice já começou a escrever e aprendeu vários idiomas como francês e iídche, que era o idioma usado na Ucrânia.
Clarice na escola de Direito.Quando sua mãe morreu Clarice tinha nove anos e se sentiu muito culpada, desabafando seus sentimentos e desejos de encontrar uma cura para Sífilis, doença que sóbria sua mãe. Passado o tempo a família mudou-se para o Rio de Janeiro, Clarice entrou para curso de Direito, com o qual não se identifica muito e procura refúgio na literatura. Foi então que aos 19 anos escreveu seu primeiro conto chamado Triunfo para a Revista Pan.
Casa-se com Maury Valente em 1943, teve dois filhos e se separou 16 anos depois. Quase morreu quando provocou um incêndio em sua casa por dormir com um cigarro aceso que resultou em dois meses internada e a quase amputação de sua mão direita. Em 1975 a escritora foi a um Congresso de Bruxaria na Colômbia do qual retorna sendo chamada de “A bruxa da literatura brasileira”. Morreu em 1977 vítima de câncer no ovário, o qual nunca soube, após lançar o livro A Hora da Estrela.

Obras

Podemos citar Laços de Família, Água Viva e Quase de Verdade, mas existem outras obras que merecem a sua atenção.
Confira também o site feito pela editora Rocco em homenagem que contém fotos e a cronologia dessa espetacular escritora.

Tags: , , ,
Publicado por Ariane
Revisado em 04/10/2011

Compartilhar