Home » Alimentação

Chocolate faz mal?

Além de ser uma boa opção de sobremesa, o chocolate amargo pode trazer inúmeros benefícios para o organismo. Saiba mais sobre o cacau.

Como tudo em excesso faz mal, com o chocolate não é diferente. Esse doce – amado por praticamente toda a humanidade – está sempre presente nas sobremesas de almoço e jantares, às vezes até mesmo do meio do dia ou em um lanche da tarde. O chocolate não faz mal para a saúde e pode até mesmo trazer benefícios.

Colher de chocolate

Vale lembrar que não estamos falando de qualquer chocolate, e sim o chocolate meio amargo, pois os benefícios que o doce possui são provenientes de sua matéria prima, o cacau. Entenda melhor sobre o chocolate:

Por que o cacau faz bem para a saúde?

O chocolate é produzido através de um fruto chamado cacau, que pode trazer inúmeros benefícios para a saúde de quem o consome. O cacau contém flavonoides, procianidinas, polifenóis além de outras substâncias que são anti-inflamatórias e até mesmo anti-hipertensivos.

Chocolate

Ou seja, quanto mais cacau presente no chocolate, mais benefícios ele trará, protegendo o organismo de muitos problemas de saúde. As propriedades desse fruto fazem bem até mesmo para o coração, pois diminui as chances de acontecer inflamações além também de diminuir as chances de um AVC.

O chocolate, ou melhor, o cacau e todas as suas propriedades que ele possui, é benéfico para as artérias, pois evita que as células brancas de alojem nos vasos sanguíneos. Vale ressaltar que para a saúde, o melhor chocolate é o meio amargo que possui maior quantidade de cacau em sua composição.

Chocolate e bem estar

Não há duvidas de que o cacau presente no chocolate tem muitas vantagens para o organismo, mas, além disso, também é benéfico para a saúde mental.

Comendo chocolate

A seratonina, endorfina e dopamina são três substâncias que causam bem estar, pois estão relacionadas ao relaxamento. O cacau pode ser grande responsável por liberá-las. Ou seja, o chocolate é sim um grande aliado ao combate da TPM.

Dessa forma, consumir chocolate – claro que moderadamente – pode também combater males como o desânimo, depressão e até mesmo a ansiedade. O doce também pode auxiliar no combate contra o estresse.

Aproveite os benefícios que o chocolate amargo oferece, lembre-se de que o melhor é não consumi-lo em excesso. Após as refeições, ele pode trazer muito mais benefícios, pois o organismo recebe seus componentes junto com os nutrientes de outros alimentos, o que acaba diminuindo a insulina do açúcar no corpo.

Entenda melhor nesse vídeo do YouTube os benefícios que o chocolate tem para a saúde:

Tags: ,
Publicado por Ananda Morales
Revisado em 23/02/2015

Compartilhar