Home » Beleza

Chapinha: Amiga ou vilã?

Como usar a chapinha sem danificar o cabelo? Veja dicas de produtos que ajudam a proteger os fios do calor excessivo do aparelho.


Esses dias atrás estava fuçando no Instagram, quando vi uma postagem que me chamou a atenção, a panicat Carol Dias dona de um belíssimo e longo cabelo castanho, estava fazendo um alerta quanto ao uso da chapinha. A panicat que é adepta da franjinha relatou que o hábito de usar chapinha diariamente acabou danificando os fios da franja, o ocorrido fez com que a moça optasse por deixar a famosa franjinha um pouco de lado. Carol Dias ainda se declarou muitíssimo chateada com o ocorrido.
Mas afinal, a chapinha é amiga ou vilã?

Como usar a chapinha sem danificar o cabelo

A chapinha pode sim ser uma boa amiga, basta apenas saber usar e tomar os cuidados necessários. Primeiramente, esse negócio de ficar usando a chapinha TODO DIA não tem necessidade, pois agride mesmo o cabelo, não tem jeito! Mas, aí vai da opção de cada um, não é mesmo?!

Produtos com Termoativo

A questão é que é possível sim usar a chapinha sem danificar tanto os fios, eu sempre ouvi falar em um tal de ‘termoativo’, mas até então ainda não tinha me atentado a pesquisar sobre o produto. Os produtos com termoativos possuem em sua fórmula componentes nutritivos que são ativados com a alta temperatura, esses componentes acabam criando uma espécie de película protetora que hidrata o cabelo deixando liso por mais tempo. Dá pra acreditar?
Fui logo correndo pra perfumaria da minha cidade comprar o meu, optei por um creme para pentear com termoativo da Vult à base de argan da mesma linha do xampu que estou usando atualmente e um defrizante da Eico. Já usei os dois e posso dizer que o uso desses produtos facilitou muito na hora de alisar, eu adorei o resultado sem frizz e liso por mais tempo. O produto deve ser usado após a lavagem com o cabelo ainda úmido, após a aplicação é só secar o cabelo normalmente e finalizar com a chapinha.

Óleo de silicone

Este aí eu já sou adepta há um bom tempo, mas eu não sabia que ele possuía uma função tão importante. Assim como os produtos com termoativo o silicone forma uma camada protetora sobre os fios que é capaz de proteger o cabelo das temperaturas altas até os 400°C, além disso o silicone ajuda a combater o frizz e deixar as pontas com um aspecto mais bonito.
Eu já usei de várias marcas, mas acabei parando em um da Niely Gold à base de queratina, este é o meu preferido. Muita gente acha que o produto deve ser passado no cabelo já seco, após a escovação, mas assim como o termoativo o silicone deve ser usado no cabelo úmido antes da escovação e não como um finalizador. Quando usado nos cabelos ainda úmidos o silicone protege os fios do calor e facilita o processo de deslizamento da escova durante a escovação. O resultado é um cabelo mais liso, mais brilhante e muito mais bonito!

Cuidados


Alguns cuidados também devem ser tomados antes de passar a chapinha:

  • Não usar chapinha no cabelo ainda úmido ou molhado. (pelo amor que você sente pelo seu cabelo jamais faça isso)
  • Ficar atenta à temperatura, não é recomendado passar dos 180°C.
  • Prefira os aparelhos que possuam a placa de metal de cerâmica, pois danifica um pouco menos os fios.
  • Além disso, é claro que as hidratações caseiras são indispensáveis!

Neste vídeo o Hair Stylist Rodrigo Cintra do Esquadrão da Moda também dá algumas dicas de como passar a chapinha sem danificar tanto os fios, veja:

Quem realmente se importa com a saúde dos fios não tem porque se preocupar, eu tenho certeza absoluta que agora a panicat vai tomar muito mais cuidado! E você, o que acha: A chapinha é amiga ou vilã?

Tags: , ,
Publicado por Jessica
Revisado em 09/01/2014

Compartilhar